Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 3600 0733

Estratégicas para ampliar a produção agropecuária

A crescente modernização nas atividades agropecuárias proporcionada pela evolução tecnológica da agricultura 4.0 movimenta os produtores para uma realidade que pode revolucionar a produtividade: a automação de processos. 

Automação aplicada na agropecuária é um sistema no qual os processos operacionais de produção, tanto agrícolas, quanto pecuários e florestais, são acompanhados, controlados e executados por máquinas e dispositivos mecânicos, eletrônicos ou computacionais. 

Tudo isso visa ampliar a capacidade de produção e otimizar o trabalho humano dos profissionais do agro. Neste cenário, a automação tem um papel fundamental em cada etapa do processo, pois ela disponibiliza dados confiáveis que cooperam com a assertividade na tomada de decisão. 

Outros benefícios da automação de processos

  • Efetividade: é possível minimizar o desperdício e o uso indevido de recursos como água, produtos químicos, sementes e combustível;
  • Capacitação: contribui com a profissionalização das atividades em campo e administrativas.

Saiba em quais ferramentas a automação pode ser aplicada no campo

A automação e os recursos da agricultura de precisão, como: sensores modernos, sistemas de localização e outras ferramentas, contribuem com a:

  • Captação de dados

Emitidos por sensores que medem as características do solo, plantas e clima e monitoram os cultivos. 

  • Localização

Por meio do uso de GPS combinado com os dados fornecidos pelas máquinas com sistemas inteligentes, drones ou aviões, podemos gerar mapas específicos de cada área conforme a característica do solo, produtividade, nutrição e doenças. Além disso, eles também podem ser usados para aplicar os insumos com maior alcance e em menor tempo.

  • Maquinários

Com as máquinas agrícolas modernas e sistemas de inteligência, como sistemas de irrigação, tratores, pulverizadores, semeadoras e colheitadeiras com GPS, piloto automático e aplicação, a automação de dados contribui com o manejo personalizado de acordo com cada área.

  • Gestão da propriedade

A automação das atividades contribui com o controle de estoque, compra e venda de produtos e os horários dos funcionários, reduzindo o desperdício e otimizando os processos, tudo através dos softwares. 

  • Armazenamento de dados

Com a armazenagem de dados em nuvem, é possível aumentar a capacidade e análise dos processos nas atividades agrícolas. 

  • Sensores

São inúmeros disponíveis no mercado agro para contribuir com as análises de diversos fatores, como umidade e compactação de solo, temperatura e umidade do ar, coloração e teor da água na vegetação, entre outros.

Investir em novas tecnologias para a sua propriedade contribui para a  identificação e mapeamento dos pontos limitantes e permite trabalhá-los para gerar uma autonomia maior na administração das áreas.

Quando você escolhe a automação, automaticamente abre a porteira para uma produção eficiente e sustentável. Assim a capacidade produtiva aumenta e os recursos necessários são otimizados para gerar um maior aproveitamento e reduzir o desperdício, perdas e gastos. 

Saiba mais!

Com o AgriHub, você tem acesso às melhores soluções do mercado para aplicar a automação da sua propriedade. Acesse a ferramenta My AgriHub e conheça as ferramentas ideais para o seu perfil de produção. Inscreva-se também na nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do agronegócio.