Mapeamento de pastagens: avanços na avaliação de recursos forrageiros

No Brasil, há uma extensa área de pastagens distribuída ao longo do território. Nesse contexto, o uso de imagens de satélite para analisar essas áreas permite um mapeamento de pastagens mais eficaz e ágil.

É importante que os produtores conheçam a qualidade e o valor nutricional da pastagem. Desse modo, obtêm o melhor aproveitamento da forragem e altas taxas de crescimento animal em seus rebanhos.

Além disso, o mapeamento de pastagens é gerado através da medição precisa da massa e da qualidade da forragem. Por isso, também ajuda a determinar com exatidão as taxas de lotação e a duração do pastejo. Taxas de lotação não ótimas e certas durações de pastejo podem afetar diretamente a lucratividade das operações pecuárias baseadas em pastagens.

Continue a leitura para entender sobre o mapeamento de pastagens! Confira!

Mapeamento de pastagens: ferramentas e métodos

Até recentemente, a maioria dos métodos existentes para estimativa de biomassa em escala local era de dois tipos: amostragem destrutiva ou avaliação visual simples. No entanto, tivemos um avanço das tecnologias de sensores e das novas plataformas para a montagem dos sistemas. Assim, métodos baseados em sensoriamento remoto estão ganhando cada vez mais notoriedade.

A vantagem é que as ferramentas de avaliação de pastagens economizam muito tempo na coleta. São consideradas um método mais prático para uso quando as avaliações do dia a dia estão sendo feitas.

Sistemas aéreos não tripulados (VANTs)

As pastagens cobrem grande parte da área total do planeta e são a forma mais barata de alimentar ruminantes – como o gado criado para a produção de leite ou de carne. Nesse sentido, os sistemas aéreos não tripulados (VANTs) são ferramentas interessantes e versáteis que podem fornecer informações relevantes.

Entre essas informações do mapeamento de pastagens, podemos citar a altura dessa pastagem. Inclusive, é possível descrever a condição física dela através do uso de informações espectrais. O baixo desempenho e o alto custo dos métodos terrestres tornam os VANTs uma alternativa muito popular para esse fim.

Os VANTs, ou drones, com diversos sensores, oferecem soluções tecnológicas superiores ao monitoramento convencional da dinâmica da vegetação. Tal dinâmica inclui:

  • acúmulo de biomassa;
  • fenologia;
  • cobertura do solo;
  • ervas daninhas;
  • preferências e comportamentos de pastejo.

As técnicas baseadas em VANTs podem fornecer dados espaciais contínuos. Apresentam ótimo desempenho para grandes áreas e flexibilidade na aquisição de dados, com certo grau de independência das condições climáticas. Dessa forma, é encontrado um nicho ideal de aplicação na estimativa de biomassa.

Mapeamento de pastagens preciso para auxiliar no planejamento

O mapeamento de pastagens permite um melhor planejamento da base de recursos do pasto. Maximizam-se, assim, a eficiência do uso da água e o ajuste das taxas de lotação. Por consequência, minimiza-se a oferta insuficiente ou excessiva de pastagem ao longo das variações sazonais normais.

Também mostra onde podem ocorrer danos ambientais devido à aplicação inadequada de fertilizantes e às práticas de cultivo. Os impactos locais e externos das ações de gestão precisam ser considerados ao mapear as classes de terra.

Imagens de alta resolução espacial e temporal

As imagens de alta resolução espacial e temporal oferecidas por esse método são fundamentais na tomada de decisão. Elas embasam uma gestão sustentável ​​e direcionada para o local das aplicações agrícolas.

A principal vantagem da imagem multiespectral é que ela oferece uma maneira não destrutiva de estimar a biomassa. Isso é feito com base nas informações espectrais da luz solar refletida da área monitorada.

A ferramenta certa no momento certo

Cada ferramenta tem o seu lugar, e os VANTs têm provado que podem fornecer grandes melhorias nas propriedades rurais. Eles estão prontamente disponíveis, e há novos sendo lançados frequentemente, com muitos sensores incríveis. Em suma, não existe uma solução única para medir o rendimento dos pastos. Tem que haver uma combinação de soluções no mapeamento de pastagens. 

Saiba mais! 

Para o manejo de pastagens, as informações espaciais sobre o crescimento do pasto e a massa de forragem são importantes. Mapas agrícolas precisos e de alta qualidade ajudarão a tomar melhores decisões em sua propriedade rural! Nosso artigo sobre mapeamento de pastagens inspirou você a fazer algumas mudanças em sua propriedade? Conhece mais alguém que se beneficiaria com essas informações? Compartilhe o post, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de outras novidades do setor agropecuário brasileiro! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *