Picsel: seguro agro e exclusivo para cada produtor

Em uma propriedade rural, existem fatores que não dependem dos produtores, mas que podem afetar a produtividade e, consequentemente, gerar prejuízos financeiros. As alterações climáticas estão entre os principais motivos, como secas ou chuvas excessivas na colheita. Neste sentido, a Picsel, traz ao mercado uma solução inovadora para a gestão dos  seguros. Com foco exclusivamente para o agronegócio, a insurtech busca facilitar o acesso ao seguro agro para produtores rurais.

Combinando a experiência de mais de 20 anos dos sócios no ramo e colocando a serviço do mercado soluções em inteligência artificial, geotecnologia, modelagem agrometeorológica e atuarial, a Picsel foi fundada em 2020. 

A iniciativa surgiu pela demanda em atender as dores do mercado tanto da Companhias Seguradoras quanto para corretores, demais canais de distribuição e prestadores de serviço.  As dificuldades iam desde a falta de informação até a dificuldade em precificar riscos e, nesse sentido, a solução se destaca pela capacidade de oferecer um produto personalizado que entenda as necessidades de cada produtor rural. Além disso, melhora serviços importantes na jornada do seguro, por exemplo, a gestão das perdas e dos sinistros.

No Brasil ainda não conseguimos segurar 20% da área plantada. A Picsel veio para ajudar o mercado a desenvolver o seguro agrícola, ampliar e democratizar a oferta com produtos que atendam às necessidades dos produtores rurais, ajustar a precificação e aumentar a eficiência como um todo, explicou Vitor Ozaki, CEO da Picsel.

Com as alterações climáticas de 2023, devido ao El Niño, importantes estados produtores de grãos sofreram fortes quebras de safra. Em 2023, o estado de Mato Grosso teve perdas significativas nas lavouras. O estado que lidera a produção agropecuária do país, chamou a atenção da Picsel, pelo baixo índice de adesão ao seguro agrícola e por ter necessidades muito específicas, em que os seguros agrícolas precisam se diferenciar. 

Fazer parte do AgriHub surgiu como uma forma de se aproximar dos produtores, de polos de produção e empresas locais que podem auxiliar a melhorar os produtos e adaptar as soluções para os produtores de Mato Grosso. A Picsel veio para ajudar o mercado mato-grossense a desenvolver o seguro agrícola, com tecnologia de ponta e o que existe de mais moderno na ciência.

“Nossa expectativa é mudar o panorama do seguro agrícola na região centro-oeste, principalmente em Mato Grosso, com produtos que sejam melhores e mais eficazes no enfrentamento das intempéries climáticas.” explicou Ozaki.


Vantagens de ser residente do AgriHub

Além de participar de uma enorme rede de agritech, os residentes ainda contam com um espaço de coworking para gerar futuras conexões. As startups do AgriHub conseguem ter contato direto com os produtores e empresas frequentadoras do Space, participação em todos os eventos do AgriHub, divulgação nos canais de comunicação do Hub, prioridade em eventos para realização de pitch e a melhor parte, cafézinho, wi-fi e happy hour. 

Torne-se residente do AgriHub. Entre em contato com a gente via e-mail parcerias@agrihub.org.br ou WhatsApp 65 3600-0733 e faça parte da nossa rede.

Por: Aline Costa, estagiária da Assessoria de Comunicação AgriHub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *