As novas tecnologias têm cada vez mais contribuído com as produções agrícolas. Entre elas, podemos citar as regulagens automáticas e o envio de informações aos softwares de gestão da propriedade. Dessa forma, com o auxílio da Agricultura Digital, o produtor rural visualiza todos os dados para tomar melhores decisões no campo.
Uma grande parte dos produtores brasileiros já utiliza alguma ferramenta digital no campo. Por exemplo, aplicativos para a gestão da lavoura, GPS, imagens de satélites ou de drones, sensores, sinal RTK (nas plantadoras, pulverizadores e colheitadeiras), entre outros. Por isso, é muito importante que os profissionais saibam como empregá-las de maneira adequada.
Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre a modernização no setor agropecuário! Confira!
Tecnologias e processos da Agricultura Digital
Agricultura de Precisão
Primeiramente, vamos falar um pouco sobre a Agricultura de Precisão e como ela atua para melhorar as nossas lavouras. As práticas agrícolas utilizadas em Agricultura de Precisão partem do princípio de que as lavouras não são uniformes. Assim, é necessário explorar as diferenças entre elas para que se possa obter o máximo potencial produtivo.
Nesse sentido, a Agricultura de Precisão promoveu o desenvolvimento de máquinas de aplicação variável, como veremos a seguir. Nelas, a dosagem dos insumos a serem aplicados é modificada automaticamente, de acordo com diversos fatores.
Existem ainda monitores de produtividade que foram criados para as máquinas de colheita. Além de realizar a colheita, também coletam dados para a geração de mapas de profundidade da lavoura.
Aplicação à taxa variável
Aplicação à taxa variável na Agricultura de Precisão: você já tinha ouvido falar sobre ela? Trata-se de uma área de tecnologia que se concentra na aplicação automatizada da dosagem de insumo. A forma como são empregados esses insumos é baseada em dados coletados, por exemplo, por sensores, mapas e GPS.
Existem muitas ferramentas de tecnologia que são adotadas em aplicações à taxa variável na Agricultura de Precisão. Elas incluem tudo, desde drones e satélites até Inteligência Artificial (IA) e imagens hiperespectrais. Porém, independentemente da tecnologia de aplicação à taxa variável, é importante entender a utilização geral dela.
Como mencionamos, máquinas que realizam essa aplicação têm a capacidade de variar a dosagem do insumo. Isso ocorre de forma automática, à medida que as máquinas se deslocam pelo campo. Existem basicamente dois tipos de aplicação à taxa variável: sistemas com base em mapas e sistemas com base em sensores em tempo real.
Um dos principais benefícios de um sistema de aplicação à taxa variável é a automatização dessa parte do processo agrícola. Ou seja, quanto mais automação e precisão uma empresa introduzir nas operações, provavelmente resultará na melhora da produtividade e eficiência!
Sistemas de monitoramento
Estão sendo desenvolvidas plataformas que coletam dados de vários sensores disponibilizados na rede Controller Area Network (CAN) da máquina. As informações fornecidas pelas plataformas se referem às operações das máquinas agrícolas:
- consumo de combustível;
- rotação do motor;
- velocidade;
- posição dada por sistemas de navegação por satélite.
Os dados coletados são acessados pelos usuários através de aplicativos, por exemplo, de smartphones e tablets. A transferência desses dados acontece em tempo real. As plataformas também geram mapas de produtividade e de insumos, e estações meteorológicas automáticas podem ser instaladas e conectadas ao sistema.
Por isso, é muito importante observar quais pontos precisam ser melhorados na lavoura. Assim, pode-se buscar as tecnologias certas, que possibilitem reduzir as perdas, aumentar a produtividade e maximizar os lucros. Isso porque a Agricultura Digital está nas mais diversas etapas do processo produtivo!
Saiba mais sobre Agricultura Digital!
A aplicação de insumos é uma atividade agrícola comum, mas pode ser automatizada com a implementação da aplicação à taxa variável. Nesse sentido, é visível que a modernização no setor agrícola potencializa os resultados no campo. E isso, sem dúvida, permite o alcance de novos patamares de produtividade. Esse é um caminho sem volta, então não perca essas oportunidades para o seu empreendimento!
Continue acompanhando as publicações no nosso blog e fique por dentro de outras novidades!