Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 3600 0733

As pessoas estão cada vez mais conectadas, e com o agronegócio não seria diferente! A inovação está presente mais do que nunca na agricultura moderna e vem mudando o jeito como produzimos. Para a gestão eficiente do campo, as principais inovações tecnológicas estão se concentrando em áreas com automatização e inteligência artificial.

O que já era esperado, já que projeções apontam 9,7 bilhões de pessoas povoando o mundo até 2050, segundo uma estimativa publicada pela ONU. Portanto, é essencial encontrar maneiras mais eficientes, inteligentes e rápidas de produzir alimentos em larga escala.

A automatização agrícola, muitas vezes associada à agricultura de precisão, é a tecnologia que torna as fazendas mais eficientes. Além disso, a agricultura de precisão ainda é mais sustentável do que as alternativas anteriores.

Novas empresas de agricultura de precisão estão criando tecnologias que permitem aos agricultores maximizar a produção. Isso é feito a partir do controle das variáveis ​​da lavoura, como:

  • níveis de umidade;
  • estresse por pragas;
  • condições do solo;
  • microclimas. 

Essas tecnologias fornecem técnicas mais precisas para o plantio e o cultivo. Assim, permitem que os agricultores aumentem a eficiência na produção e o gerenciamento dos custos no campo. 

Os tratores podem ser autônomos, e a colheita determinada por imagens digitais dos campos. Nesse meio, podemos incluir também, entre as inovações, a biotecnologia e os organismos geneticamente modificados. Estes são elementos que auxiliam já há um bom tempo na agricultura moderna e na gestão eficiente do campo.

Gestão eficiente do campo: tecnologias para impulsionar o agronegócio

A ascensão da agricultura digital e de suas tecnologias abriu uma grande variedade de novas oportunidades, como:

  • Satélites
  • Sistemas VANT (veículo aéreo não tripulado)
  • Dispositivos IoT (Internet das Coisas)
  • Robótica
  • Análise de Big Data
  • Inteligência artificial
  • Blockchain

Essas e outras tecnologias emergentes podem coletar informações contínuas, ou seja, fornecer e coletar dados 24 horas por dia. A quantidade de dados que esses sensores podem gerar é impressionante! A importância dos números para a gestão eficiente no campo fica evidente por esse volume de dados. 

Sensores remotos permitem que algoritmos interpretem o ambiente do campo com dados estatísticos úteis para os agricultores nas tomadas de decisões. Os algoritmos processam os dados, adaptando-se e aprendendo com base nas informações recebidas. Quanto mais entradas e estatísticas coletadas, mais preciso será o algoritmo ao prever uma série de resultados

E qual seria o objetivo principal da inserção das tecnologias? Que os agricultores possam usar a inteligência artificial para atingir o melhor nível de eficiência na produção, e, consequentemente, realizar uma gestão eficiente do campo.

Drones

Os drones estão cada vez mais presentes no dia a dia do campo! Também conhecidos como veículos aéreos não tripulados (VANT), estão desempenhando um papel importantíssimo. Essa tecnologia ajuda a liderar o caminho com práticas agrícolas sustentáveis. Ao mesmo tempo, protege e expande a lucratividade e a gestão eficiente do campo. 

O uso de drones permite:

  • monitorar em escala precisa;
  • mapear dados de produtividade;
  • avaliar os parâmetros de cultura dentro dos campos;
  • aplicação de insumos;
  • coleta de amostras;
  • aplicação em áreas de relevo desafiador.

Além disso, eles fornecem métodos de cultivo mais intensos e eficientes. Esses métodos, por exemplo, podem ajudar os produtores a ajustar as prescrições de fertilizantes. Ou, ainda, identificar doenças e pragas nas plantações antes que se espalhem por toda a produção. Também tem sido utilizado na produção de café, ajudando a identificar estresse da planta, a florada e maturação dos frutos.

Com mais dados ao nosso alcance, podemos tomar decisões e otimizar o tratamento com fertilizantes.Dessa forma, aplica-se apenas a quantidade necessária no momento certo, e, com isso, pode ser feita uma redução de custos, além da preservação ambiental.

Os drones também são eficazes após desastres naturais, como uma enchente. Eles ajudam a avaliar os danos em terrenos que podem não ser facilmente acessados em curto prazo de tempo. 

Também se tornam muito úteis quando os produtores precisam ver o campo em sua totalidade. Os drones oferecem imagens sem que o gestor precise percorrer toda a distância do campo. Outro ponto importante, é que essas imagens coletadas podem oferecer uma taxa mais alta de precisão e resolução, e isso pode ser feito até mesmo em dias nublados. Este fator acontece, pois, em geral, os drones voam abaixo das nuvens, em contraponto ao que acontece com os satélites, que em dias nublados as imagens ficam prejudicadas.

Rastreabilidade dos produtos

O consumidor está cada vez mais atento, ou seja, quer saber como e de onde veio determinado produto. No mercado de hortifruti, lácteos, cárneos e ovos, já é possível rastrear todas as etapas da cadeia produtiva

Com a rastreabilidade, é possível saber:

  • quando e onde um produto foi plantado;
  • os insumos utilizados no cultivo ou na criação;
  • quando ocorreu a colheita.

Em caso de algum problema com a mercadoria, o sistema permite identificar em que etapa da cadeia de produção ocorreu a falha. Assim, a rastreabilidade aumenta a credibilidade no produto e exige melhores práticas de produção agrícola e de venda.

Veículos agrícolas autônomos

Grandes empresas internacionais têm investido nesse tipo de tecnologia. Ela consiste no uso de inteligência artificial para criar veículos agrícolas que se orientam sem a necessidade de um motorista. 

Esse veículo opera com sensores e câmeras, e basta que sua tarefa seja pré-programada, ou ele pode, ainda, ser controlado remotamente. A tecnologia é recente e tem muito que avançar, é claro, mas em poucos anos provavelmente será inserida no agronegócio e contribuirá para o aumento da produção.

Saiba mais! 

Embora ainda não seja uma realidade acessível a todos, as tecnologias digitais no agronegócio vieram para ficar! A tendência é de que elas estejam cada vez mais presentes no dia a dia do agronegócio, isto possibilita mais agilidade na análise da lavoura e uma gestão eficiente do campo.
Continue acompanhando as publicações no nosso blog e fique por dentro de outras novidades sobre as tecnologias presentes no agronegócio!