Agricultura digital: entenda o que é, as vantagens e como aplicar

O agronegócio é considerado um dos setores mais importantes da economia do país e possui um grande potencial de crescimento. Com o aumento do PIB do agronegócio brasileiro em 2020 e um avanço recorde de 24,31%, o setor reafirma sua importância para o desenvolvimento econômico do país. Investir em tecnologias e inovações para o setor se torna cada vez mais necessário. Assim, é vital conhecer a agricultura digital e como ela pode auxiliar o produtor rural nas atividades, entregando eficiência e produtividade.

Novas soluções de inovação e tecnologia, sistemas inteligentes e dispositivos conectados trabalham em conjunto para otimizar a tomada de decisão. Isso permite que o agronegócio seja ainda mais competitivo, entregando bons resultados e promovendo um ambiente de crescimento saudável.

Quer saber mais sobre a agricultura digital, as suas vantagens e como aplicá-la no seu agronegócio? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra! 

O que é a agricultura digital? 


Essas novas tecnologias que estão chegando ao campo, já antes eram utilizadas em outros setores como indústria, comércio e serviços. Agricultura digital é o conceito de evolução do setor ao adotar tecnologias que auxiliam nas tarefas passíveis de automatização. Assim, promove a integração entre ferramentas, sistemas e soluções inteligentes para a otimização dos recursos do agronegócio.

Esse termo também pode ser entendido como Agricultura 4.0. E faz total sentido quando se percebe a capacidade de integração de diferentes soluções de tecnologia, como:

  • utilização de sensores que entendem o ambiente e enviam os dados para uma plataforma única centralizada;
  • dados analisados e ações definidas para os dispositivos conectados;
  • drones de monitoramento, irrigação automática e grandes máquinas autônomas; 
  • sistemas inteligentes que coletam e analisam dados sobre o clima, o solo, a lavoura e os equipamentos; 
  • possíveis variações que servem de base para a tomada de decisão, como as taxas de adubação, pulverização e irrigação. 

Todas essas características de integração das diferentes soluções de tecnologia promovem a agricultura digital também como uma agricultura de precisão. E essa tendência leva a uma revolução no campo.

As vantagens de se adotar a agricultura digital


Com a evolução da sociedade e o aumento populacional, ocorre também o aumento da demanda por alimentos. Esse fato causa uma pressão ainda maior no agronegócio para melhorar os seus indicadores de eficiência e produtividade. 

Uma mesma porção de terra cultivável deve produzir cada vez mais, consumindo a menor quantidade de insumo possível. A tecnologia é a melhor forma de potencializar a produção, utilizando menos recursos e mantendo altos padrões de qualidade.

Aumento da produtividade com redução de custos


Ao apostar na agricultura digital, os sistemas inteligentes promoverão um uso eficiente dos recursos do agronegócio. Ao analisar dados reais, possibilita-se uma tomada de decisão estratégica no setor, otimizando a produção. 

Por meio da tecnologia, é possível identificar melhor gargalos e desperdícios do negócio, mensurando os processos de forma correta. Isso permite uma melhor alocação de recursos para eliminar os gastos desnecessários.

Mais eficiência e qualidade


Com maior demanda de produção rural, aplicação de novas tecnologias no campo, o setor é capaz de entregar mais produtos com menos recursos. Aumentar a produtividade com a mesma área plantada é uma realidade defendida por muitos pesquisadores. E isso significa ter mais eficiência no agronegócio, alocando apropriadamente os insumos

Equipamentos conectados e sistemas inteligentes podem entregar índices excelentes de eficiência operacional. Eles ainda sugerem mudanças para promover a melhoria contínua. Perder tempo em processos passíveis de automatização significa deixar de agregar valor ao produto final, reduzindo o lucro.

Alguns desafios para a agricultura digital


O principal desafio é a capacidade de conexão à internet no ambiente rural. Ele geralmente sofre com uma baixa ou até falta de sinal das operadoras. Assim, é importante realizar investimentos para solucionar esse problema e obter uma conexão de qualidade para os dispositivos inteligentes. 

Outro desafio é a resistência às mudanças, muitas vezes de produtores que não enxergam o potencial de evolução do seu negócio. Com isso, é fundamental demonstrar pontos de melhoria, além dos benefícios para a gestão do local, que a tecnologia oferece. 

Saiba mais! 


O AgriHub é uma grande rede de inovação e difusão de tecnologias para os setores de agricultura e pecuária do país. Assim, é o parceiro ideal para disseminar os benefícios que a tecnologia oferece, permitindo a evolução para a agricultura digital
Continue acompanhando as publicações no nosso blog e fique por dentro de mais novidades do setor!

1 thought on “Agricultura digital: entenda o que é, as vantagens e como aplicar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *