Você já ouviu falar em Pecuária 4.0? A pecuária, em escala global, enfrenta significativos desafios para aumentar a produtividade e a sustentabilidade. Esses desafios incluem reduzir emissões de gases de efeito estufa, atender às questões de bem-estar animal e implementar técnicas sustentáveis. Ou seja, efetuar o uso racional dos recursos naturais, conservando-os para gerações futuras.
Nesse sentido, diante do crescimento populacional, desenvolver novos métodos para ampliar a produção de alimentos tornou-se um dos principais objetivos da pecuária. No mesmo passo, as tecnologias digitais estão agora nos levando à Pecuária 4.0.
A produção sustentável de alimentos é apoiada por tecnologias diversas. Estas coletam dados úteis para a melhoria da produtividade, para a automação e a conformidade das tarefas. Observa-se que o setor agropecuário se aproxima cada vez mais das tecnologias emergentes.
Recentemente, muitas das soluções foram miniaturizadas e barateadas para que o setor agropecuário passasse a utilizá-las. Aliás, verifica-se que os países que estão competindo no mercado internacional adotaram diversas inovações. E a gestão dos protocolos de compras vai exigir informações de todo o processo produtivo. A saída é a homogeneidade e uma certa sistematização por meio de tecnologias de automação.
Continue a leitura para entender um pouco mais sobre a Pecuária 4.0! Confira!
Como a Pecuária 4.0 tem alterado a gestão das fazendas?
Pecuaristas passaram a contar com uma série de ferramentas e softwares que automatizam e otimizam tarefas importantes nas fazendas. Isso dá ao produtor mais tempo para se dedicar à gestão e ao crescimento do negócio.
A automação na Pecuária 4.0 proporciona grande quantidade de dados (Big Data), maior eficiência e economia de tempo nos processos. Com os dados brutos coletados, o pecuarista pode incluí-los em ferramentas que os transformam em informações úteis, identificando pontos de melhoria.
Entre os principais benefícios proporcionados pela Pecuária 4.0, podemos citar:
- promoção do bem-estar animal e da sustentabilidade ambiental;
- aumento da produtividade;
- acurácia na captação de dados;
- redução de falhas;
- redução de custos de produção;
- auxílio na tomada de decisão;
- aumento do faturamento;
- avanços em saúde e nutrição animal;
- controle das emissões de gases de efeito estufa;
- controle das várias etapas de produção.
Além disso, novas tecnologias em vacinas, aditivos e suplementos possibilitam uma melhor digestão dos ingredientes. Isso resulta em maior eficiência alimentar e, portanto, menor produção de excrementos.
Pecuária de corte: introdução de tecnologias
Entre os diversos ramos da pecuária, a de corte tem enorme destaque na economia brasileira. Atualmente, o país possui o segundo maior rebanho bovino do mundo e o maior rebanho comercial. A fim de melhorar a produção, alguns pontos são fundamentais para o aumento da exportação de carne brasileira, como:
- fatores sanitários;
- refinamento na qualidade e na precocidade do rebanho brasileiro;
- redução de custos da produção nacional;
- introdução de novas tecnologias no setor.
No segmento da bovinocultura de corte, a Pecuária 4.0 já é uma realidade. Envolve, por exemplo:
- inovações no manejo genético do gado;
- nutrição aprimorada dos bovinos para diminuir a idade do abate;
- utilização de sensores;
- rastreabilidade;
- monitoramento do comportamento do animal por câmeras;
- drones que facilitam o controle biológico dos parasitas;
- controle dos índices zootécnicos;
- gestão de suplementos;
- acompanhamento da compra e da venda de gado;
- controle de qualidade do produto final.
Podemos observar, então, que várias são as tecnologias existentes relacionadas à Pecuária 4.0. Tais recursos estão em harmonia com equipamentos e sistemas que auxiliam na tomada de decisão do produtor rural. Sem dúvida, representam um avanço no caminho para a inserção das tecnologias nesse setor!
Saiba mais!
As tecnologias já fazem parte do cotidiano das fazendas brasileiras, e a Pecuária 4.0 representa uma grande conquista. Nosso artigo inspirou você a fazer algumas mudanças em sua propriedade? Conhece mais alguém que se beneficiaria com essas informações? Compartilhe o post, continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de outras novidades no setor agropecuário brasileiro!