Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 3600 0733

A conectividade e os impactos dela no campo foi o tema abordado no 4° Conexão AgriHub Space de 2023

Enquanto cerca de 90% dos brasileiros têm acesso a conexão 4G, ela está acessível a apenas 40% dos produtores rurais (de acordo com a Sol – Internet of People). A conectividade e como ela pode ser aplicada no campo para melhorar, não apenas a produtividade, como também o trabalho e a vida das pessoas foi tema do bate-papo realizado na quinta-feira (26) pelo AgriHub, durante o Conexão AgriHub Space. O evento teve a participação da gerente regional da Sol – Internet of People, Sônia Proença, e de Paulo Vicente, gerente de soluções conectadas da Áster Máquinas.

Com o avanço da tecnologia no setor produtivo, Sônia trouxe um apontamento: É possível fazer a vida avançar sem conectividade? Essa ferramenta pode trazer benefícios para os produtores independente do tamanho da fazenda ou de seu nível de produtividade, porém, para aplicá-la com eficiência, é necessário que se leve em conta as particularidades de cada propriedade. 

A conectividade não resolve problemas se o produtor não contar com pessoas que saibam como utilizá-la e ainda, é preciso de uma orientação específica.

Neste contexto a Sol, empresa que nasceu em Mato Grosso, desenvolve sua função. De acordo com Sônia, a primeira etapa que a empresa realiza é uma mentoria com o produtor, fornecendo um atendimento personalizado capaz de atender desde os pequenos até os mais robustos, trazendo soluções  que podem ser aplicadas. Dessa forma, o dia a dia na fazenda dita qual é a conectividade que vai ser a base para que outras tecnologias possam ser aplicadas.

“A gente precisa olhar para cada fazenda e cada produtor como um universo. É assim que a gente vai trabalhar a consultoria, entendendo a realidade deles e o nível de adesão tecnológica para que possamos orientá-los.” explicou Sônia.

A representante da Sol também explicou que muitas vezes a tecnologia que o produtor necessita está inserida em outras empresas ou iniciativas e que existe a possibilidade de indicá-las para os produtores. Nesse sentido, um dos exemplos é a parceria com a Áster, empresa que propõe soluções para auxiliar na dosagem de insumos. Além disso, ela gera economia para a fazenda. A estratégia também funciona como um agente que auxilia na sustentabilidade, evitando o desperdício. 

Assim, o gerente de soluções conectadas, Paulo, explica como isso influencia na  diminuição da liberação de carbono ao meio ambiente.

 “Nós desenvolvemos também uma plataforma chamada Ásterdata, que através de todos os dados gerados pela máquina, com a cultura implantada naquela região, mensura a neutralização de carbono dentro da propriedade”,  explicou.

Próximo Conexão AgriHub Space

O próximo Conexão AgriHub Space será realizado dia 09 de novembro e vai falar sobre ESG no Agro.

Os especialistas convidados serão Ticiana Oliveira, Head de ESG e Projetos da Namaskar, e Cleomar Amaral, Diretor da Green Agroflorestal.

As vagas são limitadas, então para participar, inscreva-se aqui.


Siga o AgriHub no Instagram e o Linkedin para ficar por dentro das próximas datas e temas e faça parte da Comunidade no WhatsApp para receber notícias e oportunidades em primeira mão!

Aline Costa - Estagiária da Assessoria de Comunicação AgriHub