Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 3600 0733

A demanda mundial por alimentos tem crescido, ao mesmo tempo que a produção agrícola enfrenta restrições de terras e insumos. Agora, a agricultura se depara com mais uma revolução, no centro da qual estão os dados e a conectividade.

A agricultura inteligente e a agricultura de precisão incorporam tecnologias para tornar a produção no campo mais eficiente. Nesse sentido, as Agtechs são um modelo de startup que buscam soluções inovadoras no agronegócio, através de novas tecnologias aplicadas no campo. A agricultura inteligente usa sensores de IoT (Internet das Coisas) para conectar tudo, desde sistemas de irrigação até o monitoramento da saúde do gado. 

Cabe mencionar que na linha de inovação, o 5G vai permitir um futuro cada vez mais conectado. Se o mundo digital é uma realidade implacável, fica fácil prever a revolução que vem aí nos próximos anos. Estamos falando de um cenário completamente novo.

Com o desenvolvimento do 5G, à medida que é lançado no mundo, essa tecnologia celular causará impacto na tecnologia agrícola. O 5G será a tecnologia do futuro que pode trazer mudanças revolucionárias na saúde, transporte, educação, agricultura, energia e economias inteiras.

Uma implementação bem-sucedida do 5G neste setor levará ao desenvolvimento de vários estudos de caso que formarão a estrutura para a adoção do 5G com o objetivo de melhorar a produtividade. Vamos ter uma longa caminhada até usufruirmos todos os benefícios da 5ª geração. Contudo, as conexões globais estão crescendo rapidamente em todo mundo.

Continue a leitura para entender um pouco mais sobre a expansão do 5G no agronegócio! Confira!

O que é 5G?

O 5G é a rede móvel de 5ª geração – isto é, um novo padrão sem fio global após as redes 1G, 2G, 3G e 4G. O 5G consiste num novo tipo de rede projetado para conectar praticamente tudo e todos, incluindo máquinas, objetos e dispositivos.

As novas antenas 5G diferem das tecnologias anteriores, pois exigem uma maior densidade de replicadores de sinal. O 5G opera com milhares de dispositivos ao mesmo tempo. A capacidade de tráfego será 20 vezes maior que a tecnologia 4G.

O futuro do 5G e da agricultura inteligente

Os estágios iniciais do 5G se concentraram em permitir conectividade de alta largura de banda. Uma grande operação agrícola pode construir uma rede 5G privada para permitir casos de uso de alta largura de banda (por exemplo, monitoramento de culturas usando drones) e agregação de dados de milhares de sensores de IoT.

Por enquanto, o 5G será mais aproveitado quando uma operação agrícola utilizar grandes quantidades de dados de fontes diferentes. Em uma agroindústria, os dados dos termostatos e das máquinas de alimentação chegam a um ponto de conexão central. Cada um desses milhares de sensores gera pequenas quantidades de dados por muito pouco custo ou complexidade para dados 5G de banda larga. Quando agregada em clusters devidamente dimensionados, a largura de banda resultante pode se alinhar à largura de banda larga móvel 5G. 

À medida que a tecnologia evolui, as necessidades de energia e os custos cairão, permitindo novos projetos e conceitos para sensores agrícolas remotos. Simultaneamente, quando os padrões 5G se desenvolvem, a capacidade de conectar tecnologias de ponta a ponta se tornará mais transparente.

Funcionalidade e casos de uso do 5G para a agroindústria

A Agtech busca maximizar a produção de alimentos, capacitando os agricultores com os dados necessários para boas decisões de negócios. As soluções de tecnologia agrícola conectadas ajudam a produção no campo a:

  • Reduzir o consumo de recursos (por exemplo, água, grãos, fertilizantes e herbicidas)
  • Minimizar o escoamento e a erosão do solo
  • Adicione eficiência às operações gerais e distribuição de produtos

O 5G permitirá novos aplicativos e aumentará ou substituirá os de curto alcance. Um exemplo é o uso de drones equipados com vídeo para monitorar as condições das plantações e a da produção animal.

Agregação de dados

A tecnologia 5G é uma grande promessa para agregação de dados centralizada em grandes operações agrícolas. Uma fazenda corporativa considerável poderá construir uma rede 5G privada para agregar dados de sistemas de gerenciamento de culturas monitoradas. Esses sistemas incluem sensores de densidade de umidade do solo, possivelmente centenas de vezes mais densos do que as tecnologias disponíveis suportam. Essa rede pode habilitar um sistema de monitoramento em tempo real mais eficiente com acionadores de irrigação e outros sistemas de apoio às culturas.

Análise preditiva

Como a tecnologia 5G será possível a agregação de dados, ou seja, grandes produções agrícolas poderão incorporar melhor a análise preditiva. Considerando dados passados ​​e presentes sobre as condições (por exemplo, umidade do solo e uso de herbicidas), o software de análise cria modelos e previsões para ajudar os agricultores a tomar decisões. À medida que o 5G permite dados mais densos em tempo real, as análises se tornarão mais precisas, maximizando a produção e a eficiência da fazenda.

Operações de drones

Mais agricultores usarão drones para monitorar suas colheitas. Os drones fornecerão informações mais direcionadas sobre danos às plantações e outras variáveis. Como uma tecnologia de alta largura de banda, o 5G permitirá que os drones coletem dados de vídeo de alta qualidade e os transmitam mais rapidamente. Essa capacidade de transmissão de dados em alta velocidade permitirá o desenvolvimento da tecnologia de drones de Inteligência Artificial e relatórios em tempo real.

Rastreamento e monitoramento de animais

A infraestrutura 5G poderá ser construída na produção pecuária para rastrear animais individuais. Os pesquisadores de tecnologia agrícola criaram sensores de gerenciamento de rebanho, incluindo coleiras inteligentes e brincos, para rastrear a localização e a saúde de um animal.

Veículos Agrícolas Autônomos

Os maquinários com computadores de bordo já permitem que os operadores controlem os mínimos detalhes das tarefas agrícolas. Os equipamentos agrícolas sem motorista serão aprimorados para fornecer mais flexibilidade e eficiência aos agricultores e economizar nos custos trabalhistas.

Caminhões para transporte também podem colher os benefícios do sensor IoT. Esses sensores podem rastrear a temperatura da carga e enviar alertas se ficar muito quente ou frio.  O 5G permitirá que veículos autônomos com computadores de bordo mais poderosos enviem e recebam fluxos de dados maiores, incluindo vídeo.

Leilão do 5G no Brasil

Foi realizado em novembro de 2021 o tão esperado leilão do 5G no Brasil. O objetivo é iniciar a construção da rede no país. Segundo o governo brasileiro, foram arrecadados R$ 47,2 bilhões (US$ 8,5 bilhões) no recente leilão do 5G no Brasil. O leilão do 5G no Brasil nos colocou em destaque no mercado internacional de telecomunicações, gerando grande interesse de outros países.

Saiba mais! 

À medida que o mundo conectado por celular faz a transição para o 5G, a agricultura inteligente continuará a se expandir. Dados e análises preditivas permitirão que os agricultores façam escolhas gerando mais produtividade e eficiência. Os resultados globais serão práticas agrícolas sustentáveis ​​ para alimentar populações em crescimento.

Você se interessou pelo artigo e quer conhecer um pouco mais sobre outras inovações? Continue acompanhando as publicações no nosso blog e assine também a newsletter para receber as novidades diretamente em seu e-mail! Até a próxima!