Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 3600 0733

Garantir a segurança das plantas contra pragas e fungos é uma tarefa necessária. Ela vai desde o plantio, começando pelas sementes, até a fase da colheita. Nesse contexto, o tratamento de sementes se tornou uma prática de manejo padrão para melhorar o estabelecimento de plantio. Desse modo, as culturas têm um início saudável, provando ser tal tratamento uma ótima opção para maximizar o sucesso da colheita.

As tecnologias de tratamento de sementes permitem que as plantas absorvam inseticidas e fungicidas, proporcionando atividade sistêmica e biológica. O tratamento de sementes utilizando inseticidas também auxilia no controle de insetos no período inicial do desenvolvimento da cultura.

Diferentes tipos de tratamento de sementes são utilizados ​​sozinhos ou em combinação. Eles tratam e previnem uma série de pragas, doenças e deficiências de nutrientes, bem como contribuem para o crescimento das plantas.

Vamos considerar os produtos químicos avançados de baixa taxa de uso. Eles são atraentes para os agricultores que estão tentando evitar a aplicação excessiva desses produtos em suas plantações. Ter sementes mais fortes e resistentes significa que mais sementes produzem plantas. Além disso, alguns tratamentos de sementes também melhoram as características de plantio, manuseio e fluidez.

Continue a leitura para entender um pouco mais sobre a prática de tratamento de sementes! Confira!

Importância do tratamento de sementes

O tratamento de sementes melhora a qualidade sanitária protegendo-as contra pragas e doenças – nos estágios iniciais da cultura, antes, durante e depois da germinação. Esse tratamento pode ser realizado a nível de indústria (TSI) e a nível de fazenda (on Farm). Como ambos apresentam vantagens e desvantagens, estas devem ser analisadas cuidadosamente para a escolha.

No tratamento de sementes on Farm, o custo é normalmente inferior e necessita de mão de obra qualificada, necessita-se de cuidados específicos para evitar riscos de contaminação. Atualmente já se tem ótimas máquinas para o tratamento de sementes on Farm.  Normalmente,  a aplicação é feita na própria fazenda, logo antes da semeadura. Esse tipo de tratamento deve ser realizado com orientação e recomendação do responsável técnico.

A técnica do tratamento de sementes industrial (TSI) consiste em aplicações automatizadas. São selecionados os melhores lotes de sementes, isto é, os que apresentam maiores índices de germinação e vigor. Nesse processo, é possível fazer com que as sementes tenham uma dosagem precisa de cada defensivo agrícola.

Veja algumas das vantagens do TSI em relação ao tratamento on Farm:

  • Confere uniformidade na distribuição dos produtos de cada semente.
  • Uniformiza ainda a quantidade do produto utilizado.
  • Mantém a qualidade das sementes em relação ao vigor e à germinação.
  • Oferece maior comodidade ao produtor, pois a semente já vem com o tratamento.
  • Reduz os riscos de intoxicação em razão da menor exposição aos produtos.
  • Minimiza os impactos ambientais.

Em geral, quando o tratamento de semente é usado corretamente, muitas vezes melhora o rendimento e a qualidade da cultura. Assim, proporciona tranquilidade e um sólido retorno do investimento.

Tecnologias de tratamento de sementes

Podemos dar destaque à tecnologia avançada dos equipamentos de tratamento de sementes. Ela garante que os aplicadores tenham ferramentas com padrões altos de aplicação e eficiência do produto. 

Nesse sentido, o sistema On Demand™ da Bayer® foi desenvolvido para uma excelente aplicação de tratamento de sementes. Apresenta melhorias significativas em relação aos equipamentos tradicionais.

O On Demand™ é totalmente automatizado e fechado. Isso significa que os aplicadores podem atender aos padrões de alta qualidade e às diretrizes de manejo. E isso sem a necessidade de se preocupar com imprecisões que podem resultar da mistura manual tradicional. Além de maior precisão e eficiência, esse sistema minimiza a exposição do usuário e reduz o impacto no meio ambiente.

Saiba mais! 

Assim como nas demais etapas da agricultura, a tecnologia também é uma importante parceira dos produtores no tratamento de sementes. As sementes de soja, milho, algodão são cheias de tecnologia embarcada e para potencializar a expressão do potencial genético, sem dúvidas o tratamento de sementes é fundamental.

Você se interessou pelo artigo e quer conhecer um pouco mais sobre inovações do setor agropecuário? Continue acompanhando as publicações no nosso blog! Assine também a newsletter para receber novidades diretamente em seu e-mail!