Tecnologias que permitem monitorar a produção agrícola

A demanda mundial por alimentos tem crescido, ao mesmo tempo que a oferta enfrenta restrições de terras e insumos agrícolas. A população mundial está a caminho de atingir 9,7 bilhões de pessoas até 2050. Simultaneamente, a produção agrícola mudou muito nos últimos 50 anos. 

Agora, a agricultura se depara com mais uma revolução, no centro da qual estão os dados e a conectividade. Inteligência artificial, sensores e outras tecnologias emergentes podem acarretar diversas vantagens para o agronegócio:

  • Aumentar os rendimentos.
  • Melhorar a eficiência da água e de outros insumos.
  • Conferir sustentabilidade e resiliência a todo o cultivo de safras e à criação de animais.

Ferramentas digitais muito mais sofisticadas são necessárias para dar o próximo salto de produtividade. Algumas já existem para ajudar os agricultores a usar os recursos de forma mais eficiente e sustentável; outras, mais avançadas, estão ainda em desenvolvimento.

Essas novas tecnologias podem atualizar e inovar a tomada de decisão no setor agrícola. Elas possibilitam um melhor gerenciamento de riscos e de variabilidade para otimizar os rendimentos e melhorar a economia.

Nesse sentido, os avanços expandiram a escala, a velocidade e a produtividade dos equipamentos agrícolas, levando a um cultivo mais eficiente. As sementes, a irrigação e os fertilizantes também deram um salto de qualidade. Assim, auxiliam os produtores rurais a aumentar a produtividade

Observa-se que a tecnologia está cada vez mais presente para ajudar no monitoramento da produção agrícola. Continue a leitura para entender um pouco mais sobre essas soluções tecnológicas! Confira!

Sensores na produção agrícola

Os sensores têm sido uma ferramenta indispensável na agricultura atual, possibilitando monitorar umidade do solo, temperatura, plantios etc. São capazes de captar dados da lavoura em tempo real por possuírem tecnologia 4G.

Esses sensores fornecem dados que ajudam os agricultores a monitorar e otimizar as safras, adaptando-se às mudanças nas condições ambientais. São instalados em estações meteorológicas, drones e robôs usados ​​na indústria agrícola.

Eles são manejados por meio de aplicativos móveis desenvolvidos especificamente para esse fim. Com base na conectividade sem fio, podem ser controlados diretamente usando uma rede Wi-Fi

Assim, esse monitoramento é muito mais preciso, ágil e facilmente visualizado. Permite uma rápida ação para soluções em pontos críticos da produção agrícola. Isso também possibilita segurança na tomada de decisão, já que se sabe exatamente qual é o problema da lavoura.

Cabe destacar que a escolha do sensor vai depender do seu planejamento e dos custos da produção agrícola. Cada propriedade tem suas particularidades agronômicas e financeiras.

Benefícios dos sensores agrícolas

A seguir, estão listados os principais benefícios dos sensores agrícolas:

  • Foram criados para atender à crescente demanda por alimentos, maximizando a produção com recursos mínimos, como água, fertilizantes e sementes. Eles cumprem essa função conservando recursos e mapeando campos.
  • São simples de usar, fáceis de instalar e mais baratos.
  • São equipados com chip sem fio para que possam ser controlados remotamente.
  • A internet das coisas (IoT) criará oportunidades na agricultura brasileira. Através dessa tecnologia, é possível acessar uma infinidade de bancos de dados de sensores remotos.
  • Com as análises dos dados oriundos de sensores instalados no campo, empresas podem aumentar as receitas e diminuir os custos.

Desvantagens dos sensores agrícolas

Estas são as desvantagens dos sensores agrícolas:

  • A agricultura inteligente e a tecnologia de IoT requerem conectividade contínua com a internet. A disponibilidade desse recurso é menor em países em desenvolvimento socioeconômico.
  • Há um consenso no mercado de que os consumidores nem sempre estão prontos para adotar dispositivos IoT recentes, equipados com sensores agrícolas.
  • Os requisitos básicos de infraestrutura, como redes inteligentes, sistemas de tráfego e torres de celular, não estão disponíveis em todos os lugares. Isso dificulta a ampliação de seu uso.

Saiba mais! 

São diversas as tecnologias cada vez mais presentes no campo, e têm se tornado evidentes muitos de seus benefícios. Você se interessou pelo artigo e quer conhecer um pouco mais sobre outras inovações do setor agropecuário? Continue acompanhando as publicações no nosso blog e assine também a newsletter para receber as novidades diretamente em seu e-mail!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *