Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 3600 0733

Implementar tecnologia na pecuária já não é mais um luxo e sim um requisito para o sucesso da produção. Igualmente, o pecuarista tem à sua disposição diversas ferramentas e soluções que contribuem para uma maior produtividade.

Tecnologias como robôs que auxiliam no manejo do gado, biossensores que se conectam em aplicativos diretamente no celular. Também, ordenhas automáticas que tiram o leite da vaca e fazem todo beneficiamento até a embalagem final; plataformas inovadoras e brincos com localização em tempo real via satélite são alguns exemplos de tecnologias existentes.

Contudo, ainda existem algumas barreiras de acesso para tais inovações, como a falta de conectividade e até mesmo de conhecimento sobre as soluções, por exemplo.

Assim, queremos colaborar com você, pecuarista, a produzir mais por meio de tecnologia na pecuária. Que tal aprender mais um pouco? Leia nossas dicas a seguir:

Vantagens de implementar tecnologia na pecuária

O olho do dono é o que engorda o gado, é o que diz o famoso ditado. Mas, será que só o acompanhamento do proprietário é suficiente para ter maior precisão no manejo dos animais? Ou, e quando o dono não está presente na propriedade, como fica o gado?

Atualmente, existem diversas soluções que auxiliam o pecuarista e facilitam a tomada de decisões, reduzindo o trabalho e os custos. Além disso, com o uso de ferramentas para o controle do gado e das variáveis que impactam na produção, o produtor consegue:

  • Automatizar processos;
  • Ampliar a eficiência do uso de insumos;
  • Diminuir o esforço e aumentar a eficiência do trabalho;
  • Aumentar a qualidade dos produtos agropecuários, por meio da melhora da qualidade e enriquecimento da carne e leite produzidos
  • Reduzir as perdas quanto ao manejo do gado;
  • Melhorar as condições de vida do trabalhador rural;
  • Otimizar a produtividade.

Confira a seguir 5 ferramentas que te ajudarão a produzir mais:

1 – Softwares para a pecuária

É impossível pensar em ganho de produtividade sem mensurar os resultados obtidos. Logo, se você não mede, você não controla! O pecuarista que não gerencia os custos e ganhos da sua atividade, não conseguirá progredir em seus resultados. Consequentemente, irá sempre apostar no escuro.

Por isso, é importante ter ferramentas que auxiliem no controle dos dados, facilitando o acesso à informação e até mesmo gerando relatórios específicos. Só a anotação na caderneta não consegue fazer isso, concorda?

Aqui no AgriHub você encontra diversos parceiros que disponibilizam softwares para a pecuária. Dá uma olhada aqui e confira qual solução se encaixa melhor para o que você precisa.

2 – Tecnologia na pecuária para melhorar o manejo de pastagens

O confinamento de gado ganhou força no Brasil nos últimos anos, contudo, a produção pecuária ainda se concentra no pasto. Nesse sentido, o manejo das pastagens requer atenção e necessita de uso de tecnologias específicas.

Hoje em dia, com a conectividade e automação das rotinas do campo, há diversas tecnologias disponíveis para melhorar o manejo de pastagens. Confira os exemplos:

  • Sensores e imagens de satélite para estimar a qualidade e produção das forrageiras;
  • Mapeamento do solo para aplicação de corretivos e fertilizantes a taxas variáveis;
  • Medidores automáticos de clima.

3 – Câmera para pesar o gado

Quem viveu sabe: juntar o gado para pesar na fazenda é algo trabalhoso. Ainda bem que os tempos são outros e agora é possível pesar os animais de um modo mais fácil.

Primordialmente, com a câmera de pesagem de gado, é preciso colocar os animais em fila, colocá-los no enquadramento ideal, deixá-los passar na frente da câmera e após isso, a pesagem ocorre! Em seguida, o sistema estima as medidas do gado e cruza informações em um banco de dados com referências confiáveis.

Além disso, o uso desta tecnologia ao longo do ano, possibilita que o pecuarista acompanhe as mudanças individuais do seu rebanho.

Tal qual, tendo informações tão preciosas em mãos, o maior ganho está na assertividade no momento da venda. Logo, a estimativa é mais precisa em relação ao valor da venda dos animais através da pesagem com o sistema.

4 – Ordenha Robotizada

O sistema de ordenha robotizada tem sido muito utilizado para melhorar o bem-estar animal. Por meio dele, as vacas são ordenhadas quando sentem vontade, em um ambiente tranquilo, calmo e sem nenhum estresse. Consequentemente, a produtividade aumenta.

Atualmente, já existem fazendas no Brasil que ordenham a vaca, pasteurizam e envasam o leite sem nenhum contato humano.

Portanto, esta tecnologia na pecuária é comandada por um computador que controla o funcionamento ambiente. Bem como, o sistema realiza funções como acender as luzes, acionar a limpeza do piso e o manejo da ordenhadeira.

5 – Pecuária de precisão

A pecuária de precisão é uma abordagem para a criação de gado que utiliza tecnologias avançadas, como sensores, dispositivos móveis e análise de dados, para coletar informações precisas sobre o gado e o ambiente em que ele é criado.

Essas informações são usadas para tomar decisões de gerenciamento de rebanho baseadas em dados, com o objetivo de maximizar a eficiência e o bem-estar dos animais, assim como a sustentabilidade e a produtividade do sistema.

Alguns exemplos de tecnologias utilizadas na pecuária de precisão incluem sensores de atividade e saúde dos animais, sistemas de rastreamento de GPS, sistemas de automação de pastagem e sistemas de monitoramento do ambiente.

A pecuária de precisão pode ser aplicada tanto em sistemas de produção de carne quanto de leite, e pode ser usada para aprimorar a gestão do rebanho, a nutrição, a reprodução, o manejo de pastagens e a resposta a doenças.

Viu que existe muita tecnologia na pecuária e há diversas opções para explorar?

Saiba mais!

Quer estar por dentro de todas as novidades tecnológicas do agronegócio? Inscreva-se em nossa newsletter e receba tudo em primeira mão. Além disso, por meio do nosso canal de Whatsapp oficial e das nossas redes sociais você tem acesso às informações sobre o universo do agronegócio!
Aqui na My Agrihub, você, produtor rural, encontra soluções que te auxiliam na rotina do campo.