Atualmente, existem várias ferramentas de fácil manejo para o monitoramento de lavouras. Elas possibilitam aos agricultores acompanhar e avaliar com precisão o desempenho de suas safras. Essas ferramentas têm, para atingir esse fim, uma série de funções. Por exemplo:
- Medir deficiências ou excessos, por exemplo de nutrientes no solo e nas plantas.
- Determinar a adequação do solo para as lavouras.
- Mensurar a adequação das misturas para pulverização.
Os agricultores precisam identificar suas necessidades específicas de antemão para empregar as ferramentas ideais, que atendam aos seus objetivos. Elas são essenciais para ampliar a eficiência, criar registros mais precisos e facilitar o gerenciamento da fazenda. Ferramentas de agricultura de precisão, pacotes de software e sistemas de orientação variam em preço e qualidade.
Continue a leitura para entender como essas ferramentas auxiliam no monitoramento de lavouras! Confira!
Ferramentas de auxílio ao monitoramento de lavouras
As possibilidades para o monitoramento de lavouras e da produtividade agrícola são muitas. Ainda que o investimento seja elevado no início, essas tecnologias só tendem a melhorar a eficiência e aumentar os lucros. Veja alguns exemplos de tecnologias que chegaram à agricultura moderna.
Equipamento de orientação automática
Esse tipo de tecnologia permite que os agricultores monitorem uma vasta área com precisão e rapidez. Essencialmente, elimina sobreposições, saltos e lacunas dos produtos que são aplicados.
Como resultado, os defensivos agrícolas são empregados apenas na quantidade certa e nos locais necessários. Além disso, também são minimizados os acidentes geralmente causados por essas máquinas.
Tecnologia de sensores
Existem diferentes tipos de sensores, e os de temperatura e umidade são alguns deles. Por meio do monitoramento de lavouras, essas soluções ajudam o produtor a detectar qualquer problema na safra. Assim, possibilitam ao gestor resolver os problemas facilmente com a utilização de menos recursos.
Sistema de posicionamento global e sistema de informação geográfica
A tecnologia do GPS é mais antiga, mas continua exercendo um grande papel na modernização do campo. O GPS é um tipo de satélite que realiza o mapeamento completo da área de cultivo. Ele também permite o emprego de máquinas guiadas por computador ou satélite.
O GIS (Geographic Information System) consiste num software que insere, recupera, armazena, exibe e analisa informações geográficas referenciadas em forma de mapa. A importância de identificar com precisão um local se baseia em vários fatores:
- Pesticidas e fertilizantes podem ser prescritos para se adequar às propriedades específicas do solo.
- A lavoura pode ser adaptada caso uma condição varie no campo.
- A partir do monitoramento de lavouras, os agricultores podem registrar os dados de produção enquanto se deslocam pelo campo. Essas tecnologias são importantes para construção de histórico de dados para tomada de decisão.
As ferramentas digitais acabam proporcionando maior facilidade no acesso a informações mais antigas para análise do histórico da propriedade.
Sensores remotos
Os sensores remotos são categorizados como aéreos ou de satélite. Eles indicam variações na cor do campo, o que corresponde a mudanças:
- na estrutura e no tipo do solo;
- no desenvolvimento da cultura;
- nos limites da área.
Nesse sentido, com o avanço das tecnologias, várias empresas estão usando drones para melhorar a produção agrícola. Os drones são utilizados para capturar imagens e fornecer dados a fim de monitorar desde o plantio até a colheita.
Ou seja, essas pequenas máquinas são capazes de detectar diversos pontos críticos na área de cultivo – como algumas pragas, doenças e déficit hídrico ou de nutrientes. Além disso, capturam imagens de alta resolução com muito mais eficiência do que os satélites.
O monitoramento com drones pode facilitar e complementar os dados coletados para a tomada de decisão no campo, identificando ameaças como ervas daninhas, mudanças climáticas etc. Além disso, pode-se utilizar os drones para aplicações localizadas, evitando o desperdício de defensivos agrícolas. Assim, os produtores tomam as medidas adequadas para evitar maiores prejuízos à lavoura. Contudo, mesmo com essas diversas tecnologias, a tomada de decisão ainda é feita por especialistas, indispensáveis em qualquer orientação.
Saiba mais!
Equipamentos agrícolas modernos e eficientes permitem, entre muitos outros benefícios que os agricultores:
- melhorem a qualidade de seus produtos;
- economizem com os custos dos insumos;
- reduzam a carga de trabalho.
Nosso artigo inspirou você a fazer algumas mudanças em sua propriedade? Conhece mais alguém que se beneficiaria com essas informações sobre monitoramento de lavouras? Compartilhe o post, continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de outras novidades no setor agropecuário brasileiro!