Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 3600 0733

A pecuária brasileira representa um setor de grande importância social e econômica no país. Isso se deve principalmente à produção de alimentos de alta qualidade e com elevada geração de divisas. A introdução de novas tecnologias, como a pecuária de precisão, no meio rural é positiva.

Ou seja, equipamentos mais modernos e automatizados podem melhorar a produtividade do manejo feito na propriedade rural. As demandas da pecuária atual giram em torno, principalmente, de:

  • maior conectividade;
  • sustentabilidade;
  • eficiência dos processos;
  • segurança;
  • bem-estar animal;
  • retorno econômico.

Cabe destacar que, atualmente, o país possui o segundo maior rebanho de bovinos de corte do mundo e o maior rebanho comercial! Nesse sentido, os registros e o controle das informações sobre o rebanho auxiliam os produtores nas tomadas de decisão. Garantem, assim, um melhor desempenho produtivo e reprodutivo dos animais.

A partir dessas informações, por exemplo, a pesagem periódica dos animais é importante dentro de um sistema de produção pecuária. O peso corporal é uma das características mais relevantes dos animais para o manejo do rebanho.

Portanto, a utilização da balança de pesagem é uma medida para a introdução de tecnologia na propriedade. Deve-se levar em consideração que alguns produtores ainda não possuem balanças ou troncos de contenção em suas fazendas. 

Continue a leitura para entender um pouco mais sobre o controle e a importância da pecuária de precisão! Confira!

A importância da pesagem do rebanho bovino e da pecuária de precisão

A pesagem precisa dos animais é de fundamental importância em qualquer propriedade. Ela ajuda a controlar a saúde do rebanho em diferentes estágios de seu desenvolvimento. Nesse contexto, as balanças para pesagem são úteis para otimizar o desempenho dos animais.

Identificação do tempo ideal de reprodução

Uma decisão crítica que deve ser tomada em qualquer agroindústria de produção animal diz respeito à reprodução. Com base na saúde e no peso do rebanho, é possível identificar o momento ideal para os animais se reproduzirem. Isso previne complicações, e, com os dados de peso coletados, pode auxiliar nas tomadas de decisão.

Monitoramento fácil da saúde dos animais

É fundamental manter os animais saudáveis ​​na fazenda, o que também é uma das tarefas mais desafiadoras. No entanto, isso pode ser simplificado investindo em balanças, pois elas monitoram facilmente a saúde dos animais. Isto é, detectam a perda de peso repentina, que pode ser um indicativo, por exemplo, de uma condição de saúde. 

Determinação da quantidade de ração

Você precisa pesar constantemente seus animais para verificar se eles estão saudáveis ​​ou não. Os dados coletados após pesá-los fornecerão uma melhor compreensão de quando aumentar ou reduzir a quantidade de alimento fornecida.

Os dados também podem ser usados ​​para sugerir quaisquer mudanças na dieta ou recomendar mais nutrientes. A taxa de conversão alimentar correta possibilitará encontrar as proporções adequadas de alimentos e alcançar taxas de crescimento específicas em determinado período.

Escolha da hora do desmame

Pesar os bezerros influencia na decisão sobre o desmame e determina quão bem eles estão integrados ao rebanho. Além disso, você pode prever o crescimento dos bezerros analisando os dados capturados e estudando os gráficos gerados. Esses dados ajudam a determinar o desempenho do seu rebanho.

Identificação eletrônica

É possível utilizar em cada animal um chip que carrega um número de identificação eletrônica (ID) exclusivo. Esse número de identificação pode ser lido e utiliza tecnologias para se comunicar com dispositivos de coleta de dados. O sistema automático possibilita ao produtor:

  • a identificação de ganho de peso do rebanho em tempo real;
  • o acesso remoto aos dados do rebanho coletados. 

Princípio de funcionamento

O sistema é instalado em um corredor individual, onde o gado circula livremente. Os dados são obtidos por meio da leitura de um brinco eletrônico (RFID). O sistema os envia, então, para uma rede de dados cada vez que o animal passa pelo corredor.

Saiba mais! 

Diante do elevado crescimento populacional, é imprescindível introduzir métodos que auxiliem no aumento da produção de alimentos. Esse tornou-se o principal objetivo de quem atua na agropecuária. Nesse sentido, as tecnologias e a pecuária de precisão cada vez mais direcionam um olhar atento para os animais! 

Nosso artigo inspirou você a fazer algumas mudanças em sua propriedade? Conhece mais alguém que se beneficiaria com essas informações? Compartilhe o post, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de outras novidades do setor agropecuário brasileiro! Até a próxima!