Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 3600 0733

A tecnologia pode ajudar os produtores a ter um melhor desempenho no campo. Mas o que a torna mais atraente para o agronegócio? Uma das possibilidades é melhorar o custo de produção, além de tornar os processos mais ágeis, eficientes e com otimização de recursos. Ao mesmo tempo em que dá ao produtor a oportunidade de economizar sem diminuir a qualidade dos produtos. 

Nesse sentido, novos sistemas estão constantemente sendo desenvolvidos para operações agropecuárias.

E quando se pensa na equação de aumento de receita e redução de custos? As inovações tecnológicas vêm primeiro à nossa mente. Mesmo os avanços das tecnologias mais básicas representam uma abordagem poderosa para melhorar o custo de produção.

A partir da utilização de tecnologias, teremos condições de:

  • otimizar custos;
  • aumentar a segurança;
  • monitorar os ativos em tempo real;
  • aperfeiçoar os fluxos de trabalho;
  • diminuir drasticamente os tempos de inatividade;
  • aumentar o faturamento ou receita;
  • diminuir o ciclo de produção;
  • reduzir o tempo logístico.


O fato é que a transformação digital chegou ao campo e está ganhando cada vez mais força – com o auxílio de softwares de gestão, aplicativos e automação de processos

Quer saber mais sobre como utilizar tecnologia para melhorar o custo de produção? Continue acompanhando a nossa publicação! 

Soluções para melhorar o custo de produção no agronegócio

Além de otimizar a gestão, a tecnologia no campo ainda permite que todo o setor ganhe mais inteligência de negócio. Isso se dá através de ferramentas que proporcionam a otimização de recursos. Observa-se que os resultados anteriormente controversos nas áreas de plantio ganharam como solução a “agricultura inteligente”, e na produção animal a “zootecnia de precisão” (Precision Livestock Farming).

Tecnologias automatizadas

O controle automatizado da produtividade é capaz de monitorar em tempo real a atual situação do empreendimento. Também possibilita análises de demanda por produto (aumento ou redução), e promove a otimização de todo o processo produtivo. O excesso ou a falta de produtos repercute em dinheiro parado para o produtor!

A partir da automatização, é possível verificar se o processo de produção está em atraso. Caso exista alguma área que precise de melhorias, permite de maneira mais fácil e rápida realizar correções e ajustes.

Coleta e avaliação de dados em tempo real 

Dois dos pilares do avanço tecnológico são a coleta e o monitoramento intensivo e contínuo de diversos dados da agricultura e pecuária. Através de aplicativos e softwares, é possível aliar-se ao uso de algoritmos para a geração de dados. Esses dados podem ser usados na tomada de decisão para o uso inteligente dos recursos na propriedade. 

Atualmente, existem aplicativos utilizados para monitorar plantações e animais de forma remota, através de smartphones, tablets ou computadores. Sensores espalhados pela propriedade e conectados à rede wireless são capazes de gerar uma infinidade de dados. Tais informações podem ser analisadas em tempo real para melhorar os processos de produção.

Justamente nessa etapa, o big data” pode ser atrelado ao uso de inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), entre outras ferramentas. Essa integração oferece respostas às várias perguntas na cadeia produtiva do agronegócio e melhora o custo de produção.

A utilização de tecnologias modernas nos permite coletar cada vez mais dados com custos de obtenção decrescentes. Assim, há atualmente uma facilidade na coleta de informações, além da diminuição nos custos de mecanismos de armazenamento. Isso faz com que a quantidade de informações atuais seja sem precedentes na história da humanidade. E a tendência é de que os volumes continuem crescendo drasticamente. 

Ao utilizar esses dados, os produtores podem tomar decisões mais assertivas desde o início do processo. Criam-se condições favoráveis para o agronegócio, e dessa forma é possível melhorar o custo de produção.

Isso leva a resultados excelentes nos principais indicadores da fazenda. Desse modo, o rendimento agrícola e a sustentabilidade no campo aumentam – e, por fim, mas não menos importante, otimiza-se o desempenho financeiro

Diminuição de falhas e erros

Com as novas tecnologias, é possível diminuir erros e falhas. Com efeito, isso pode reduzir o número de produtos devolvidos. Também deixa os clientes satisfeitos, potencializa os resultados e a qualidade dos produtos. Sem falar na possibilidade de melhorar o custo de produção, que é um dos principais objetivos da tecnologia digital no agronegócio.

Redução da necessidade de mão de obra

O avanço tecnológico pode dar a chance de operar com um número menor de funcionários. Isso não significa que a qualidade do trabalho será comprometida. E sim que determinadas tarefas podem ser realizadas de forma automatizada

Alguns exemplos das tecnologias no agronegócio:

  • Geolocalização e controle em tempo real: combina as informações de latitude e longitude das propriedades e alia esses dados a um monitoramento em tempo real;
  • Drones e reconhecimento de imagens: tecnologia de aprendizado de máquina;
  • Maquinário com dispositivos inteligentes;
  • Sensores: aplicados em locais que precisam de medições e de informações específicas em tempo real. Estes são capazes de controlar as aplicações conforme foram programados;
  • Armazenamento de dados em nuvem: auxilia o produtor a ter acesso a uma gama de informações de forma rápida, também possibilita o acionamento de comandos de forma remota;
  • Cruzamento de informações e análise de inteligência artificial: com as informações de outros plantios, o produtor pode realizar estimativas e tomar decisões mais assertivas;
  • Telemetria: tecnologia de comunicação automatizada que utiliza recursos para fazer medições/coleta de dados e realiza o envio dessas informações a um receptor que fará o processamento dos dados recebidos;
  • Blockchain: a vantagem da sua utilização está na confiabilidade dos dados disponíveis em redes compartilhadas. Esta tecnologia permite dividir informações com diferentes executores envolvidos na cadeia de produção, o que se refere desde o plantio até a venda e, consequentemente, proporciona um rastreamento total de determinado produto.

Saiba mais! 

Uma coisa é certa: a tecnologia digital no campo é peça-chave para a criação de produtos e serviços que atendam à demanda global de geração de alimentos. Ao mesmo tempo, torna-se uma aliada dos recursos sustentáveis de produção.

Produtores que já aderiram às novas tendências de tecnologias do mercado conseguem ter uma visão ampla e melhorar o custo de produção. Isso otimiza ainda mais o que já funciona bem e corrige os problemas que causam atrasos e grandes prejuízos.
Continue acompanhando as publicações no nosso blog e fique por dentro de outras novidades sobre as aplicações da tecnologia no agronegócio!