10 dicas para melhorar seu negócio no campo

Aprender a melhorar a produção é um dos fatores mais importantes do agronegócio, ainda mais em se tratando de um dos setores de maior relevância da economia brasileira. Novas técnicas e tecnologias deram aos produtores a chance de aumentar a produção e manter a sustentabilidade da fazenda a longo prazo

A seguir, apresentamos 10 dicas e sugestões que podem ajudar você a melhorar seu negócio no campo! Continue com a leitura para saber mais!

Planejamento

O planejamento é essencial para melhorar seu negócio no campo. Ele previne possíveis problemas, traça ações futuras e possibilita uma tomada de decisão com custo-benefício mais atrativo.

Dessa forma, refine sua abordagem se algo não estiver funcionando e concentre-se nas atividades que alcançam os melhores resultados. 

Conheça seus clientes

Entenda as necessidades dos seus clientes e desenvolva produtos e serviços que sirvam a essas necessidades.

Também é importante identificar a necessidade de mercado. Cultive produtos que satisfaçam e sejam vendidos a um preço que os clientes estão dispostos a pagar – um valor que, ao mesmo tempo, traga lucro para a empresa.

A competição no mercado é intensa, por isso, saber vender e tratar bem os clientes é essencial para manter-se no mercado. E, ainda, torna possível melhorar o seu negócio no campo e se destacar da concorrência.

Outro ponto, refere-se às commodities agrícolas que constituem a base de desenvolvimento da economia brasileira e mundial.  Como são mercadorias essenciais para o consumo humano possuem grande valor e costumam estar em alta no mercado. As commodities agrícolas são negociadas como um ativo financeiro, ou seja, quando você compra e vende uma unidade de soja, por exemplo, não é o produto propriamente dito que será negociado, mas o seu valor no mercado. 

Produtos de qualidade

Esse quesito é tudo no que diz respeito a melhora do seu negócio no campo. Por isso, invista tempo para planejar, organizar e entregar produtos de alta qualidade e no menor tempo possível.

Locação de máquinas agrícolas

Muitos produtores têm investido em equipamentos que possam  otimizar recursos para ter maior competitividade no mercado. Contudo, o grande obstáculo é o elevado valor desses maquinários. Para solucionar este problema, um tipo de estratégia que vem tendo destaque no agronegócio brasileiro é a locação de máquinas agrícolas. 

Em alguns casos, esta estratégia de locação pode ser uma alternativa para agricultores que precisam aumentar a eficiência da cadeia produtiva, porém, não têm capital para investir na renovação da frota.

Invista em parcerias estratégicas

Pequenos e médios produtores vêm se associando a cooperativas. Isto funciona para a negociação de preços mais acessíveis de materiais e insumos, além da venda da produção.

Manter a frota e seus equipamentos agrícolas atualizados tecnologicamente

Você não pode administrar uma fazenda sem equipamentos especializados. Maquinários confiáveis ​​e de alta qualidade duram mais tempo e tornam o trabalho mais rápido e fácil.

As tecnologias aplicadas na produção desses maquinários vêm crescendo nos últimos anos, com isso, a indústria agropecuária brasileira e a indústria de máquinas e equipamentos precisam se modernizar a todo o momento para aproximar ainda mais a produção da Agricultura 4.0. Este conceito visa aumentar a capacidade de produção por meio da tecnologia digital.

A modernização deste setor traz um incremento significativo na produção do agronegócio brasileiro!

Concentre-se nos números

Quer melhorar seu negócio no campo? Faça análises de custos de tudo na propriedade. Saiba em detalhes quais são seus gastos até o momento, e tente olhar alguns anos à frente, a fim de ver para onde o seu negócio está indo. Certifique-se de ter ótimos dados de produção e rentabilidade!

Olhe para as tecnologias

A tecnologia tem papel importante em muitos lugares, mas especialmente em uma produção agrícola! Existem muitas delas específicas para agricultura e pecuária de precisão. Muitas delas são projetadas para serem usadas ​​de forma instantânea, fácil e precisa para o produtor rural.

Isso significa que há uma grande variedade de softwares de gestão rural que podem eliminar as suposições dos registros. Assim, mantêm os agricultores e pecuaristas informados em cada etapa do processo de produção. Isso permite agregar ainda mais valor às cadeias produtivas!

A utilização de software agrícola permite o registro, por exemplo, de todos os dados relativos a sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas. Com isso, são gerados gráficos que permitem, por exemplo, visualizar a diferença entre as quantidades planejadas e as colhidas ao longo da safra.

Investir em tecnologias no agronegócio pode facilitar a vida e tornar os serviços mais organizados e eficientes. E tal ação causa uma diferença tremenda nos seus lucros!

Fique bem informado

O consultor agrícola é um grande aliado para melhorar seu negócio no campo. Ele pode ajudar a tirar dúvidas sobre produção e compra de insumos, bem como dar novas ideias de projetos.

Esse profissional reduz as distâncias entre o conhecimento e soluções tecnológicas com o produtor rural, trazendo mais inovações ao campo. Assim, possibilita que a produção agrícola siga avançando!

Invista no marketing digital: use as mídias sociais

Cada vez mais pessoas estão utilizando as mídias sociais – principalmente com a necessidade de isolamento social para evitar a contaminação pelo coronavírus. E essa tendência realmente veio para ficar!

A mídia social é uma ferramenta poderosa que:

  • facilita a obtenção de diversas informações;
  • oferece acesso a inovações;
  • aumenta a visibilidade da marca;
  • melhora as vendas;
  • promove a expansão do seu negócio.

Por meio das mídias sociais, você pode consultar e procurar tendências que atraem seu mercado-alvo. 

Dependendo da cadeia produtiva (excetuando a produção de commodities), estratégias de marketing podem ser centradas no diferencial de qualidade, agregando mais valor ao produto, e, consequentemente, possibilitando a melhora do seu negócio.

Saiba mais! 

A crescente demanda por alimentos impõe um grande desafio ao produtor: o de aumentar a produtividade e reduzir custos, sempre respeitando a conservação dos recursos naturais. Desse modo, são inúmeras táticas que podem ser aplicadas para aumentar as vendas e promover expansão no setor do agronegócio. 
Continue acompanhando as publicações no nosso blog e fique por dentro de mais formas de melhorar seu negócio no campo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *