A VCT AGRO, empresa do ramo de classificação de grãos, foi fundada em junho de 2022 e propõe a agricultores um aplicativo que monitora todo o processo de precificação das cargas em tempo real. A CEO, Juliana Guimarães, elaborou a ideia de seu negócio quando percebeu que mesmo produzindo e entregando produtos de qualidade, continuava tomando prejuízos. Essa inquietação fez com que Juliana pensasse em uma solução para garantir a lisura das avaliações feitas pelos classificadores e a integridade da carga durante o trajeto até a entrega final.
Trabalhando para reduzir descontos abusivos nos armazéns, a recém chegada no mercado do agro tem mostrado que a sua solução é funcional e essencial para fazer valer o preço real do grão entregue e diminuir as chances de golpes nas avaliações que desvalorizam o produto no mercado.
Comumente, produtores do campo reclamam dos descontos recebidos no momento em que entregam suas cargas nas secadoras, pois notam que existe uma discrepância na avaliação da qualidade do produto de quando foi transportado da lavoura e do resultado atestado na entrega.
Nos levantamentos feitos, registros de falsificação e adulteração dessas avaliações foram identificados e vistos como corriqueiros nas negociações dos lotes. A intenção com essa manobra dos falsificadores é reduzir o preço do grão para o produtor com intuito de comprar mais barato. Após realizada a transação, vendem mais caro para os compradores da ponta. Dessa forma, os descontos dados nos lotes crescem, rendendo apenas prejuízos às finanças das fazendas agricultoras.
Os responsáveis por fazer esse trabalho são os chamados classificadores. São eles que tem como objetivo identificar os defeitos nos grãos e informar o padrão de qualidade do produto. Passada essa etapa, o valor é atribuído e repassado. Contudo, muitos desses profissionais, em alguns contextos, são subornados para distorcer as informações e dar um parecer conveniente a quem os pagou. Para contornar esse contratempo, a CEO da empresa criou o aplicativo VCT AGRO.
O aplicativo desenvolvido promete entregar uma pesagem justa com preço adequado, evitando ‘classificações arbitrárias’, segundo a proposta disponível no texto de apresentação do app. O produtor consegue acompanhar em tempo real o processo feito pelos classificadores, evitando ações de interferência nos lotes. A ferramenta armazena na nuvem os arquivos de cada classificação realizada, podendo ser acessados e revisados a qualquer momento.
A empresa também oferece uma classificação própria para o cliente, de forma que ele consiga fazer a comparação entre os resultados do local onde irá vender seus lotes e o relatório prévio feito pelos classificadores da agtech. Dessa forma, quando existe uma diferença grande nos resultados, o produtor pode contestar baseado em dados, como relatado por Juliana Guimarães sobre situações vividas nos seus atendimentos:
“Então, depois de todas essas experiências eu resolvi montar a VCT AGRO, que é um aplicativo de classificação monitorada, onde permite que o comprador e o vendedor acompanhem em tempo real a classificação sendo feita tanto na origem quanto no destino. E permite que no momento da realização e das classificações, tanto o comprador quanto o vendedor participem da classificação”, conta a CEO
O crescimento de 12%, apontado pelos gráficos do próprio empreendimento, mostra como a ideia tem ganhado força. Com parceria com o AgriHub desde o início de 2024, a VCT AGRO pretende chegar com mais facilidade aos produtores rurais e a outros usuários de classificação. A intenção é se conectar a produtores que têm sentido a dor no bolso no momento de vender soja, milho e outras commodities. Os resultados atingidos à frente do negócio chegam na média de 4 milhões de reais e em quantidade os números batem os 3 bilhões de toneladas. A classificação monitorada permite gerar provas e mais certeza de como seu produto agrícola está sendo manuseado e avaliado.
Vantagens de ser residente do AgriHub
Responsável por uma enorme rede agtechs, o ecossistema da Casa da Inovação do Produtor Rural de Mato Grosso conta com um espaço de coworking que possibilita aos residentes gerar conexões e expandir suas relações. Uma das entidades do Sistema Famato, o AgriHub é a ponte entre a dor sentida no campo pelo produtor mato-grossense e a solução oferecida pelas startups residentes e empresas parceiras do Hub.
O AgriHub está sempre aberto a novas parcerias, sendo um espaço destinado à inovação e comprometido com o presente e futuro dos produtores rurais. Todos os que fazem parte de nosso ecossistema podem contar com a participação em todos os nossos eventos, divulgação em nossos canais de comunicação, prioridade em eventos para realização de pitch, além do cafézinho para acompanhar as trocas entre os internos do AgriHub.