As startups Agtrace Rastreabilidade Agrícola e Lucro Rural, ambas residentes no AgriHub, foram destaque na última semana em meio à diversas empresas voltadas para soluções tecnológicas no país, incluindo o agronegócio.
Com vocação de conectar os produtores rurais e aqueles que possuem soluções que auxiliem o dia a dia do campo e com quase 500 startups cadastradas em sua base de dados, o AgriHub é um dos principais hubs de inovação do agro brasileiro.
Plataforma mato-grossense especialista em Gestão Financeira Agro, presente em cerca de 15 estados, a Lucro Rural ficou entre as 12 melhores startups de todo o Brasil no programa Like a Boss no Startup Summit 2023, promovido entre os dias 23 e 25 de agosto pelo Sebrae, em Florianópolis (SC).
O evento, voltado para startups, investidores e grandes nomes do ecossistema, contou com mais de 500 startups brasileiras de diferentes segmentos e mais de 200 palestrantes.
Para o cofundador da Lucro Rural, Ângelo Ozelame, foi gratificante representar Mato Grosso e ver a força que o agronegócio possui em meio a tantos segmentos.
“Nós estando lá percebemos a força do agro e também o quão importante e ajustada a nossa solução está na entrega de valor para produtores e contadores. Ficou claro que a Lucro Rural tem um mercado muito grande e que há necessidade do serviço oferecido por ela”, conta Ângelo
Plataforma digital para o café
A empresa Agtrace Rastreabilidade Agrícola, de Santa Catarina, também residente no AgriHub, venceu na sexta-feira (25) o edital de chamada pública lançado pelo Instituto CNA, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Sebrae para o desenvolvimento de uma plataforma digital de Indicações Geográficas (IGs) de café.
O anúncio ocorreu durante o Encontro de Origem Controlada do Café, realizado na sede do Sebrae, em São Paulo (SP). De acordo com o Instituto CNA, o Produto Mínimo Viável (MVP) da Agtrace e de outras três empresas finalistas foi avaliado por uma banca formada por representantes das IGs, torrefadores, consumidores e especialistas da cadeia do café.
Hoje, 14 indicações geográficas brasileiras de café estão registradas. A iniciativa do Instituto CNA, Sebrae e ABDI, com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), tem como objetivo dar mais garantia para os mercados compradores por meio das tecnologias digitais.
Ainda de acordo com o Instituto CNA, os critérios avaliados foram recursos de tecnologias digitais, funcionalidades, experiência do usuário, nível de confiabilidade e integração. A Agtrace terá R$ 800 mil e prazo de 10 meses para entregar a plataforma, que vai monitorar o relacionamento com o mercado nacional e internacional, além de potencializar referências como qualidade e origem dos grãos produzidos no país.
“Estamos muito felizes. Decidimos participar do edital porque vimos a organização e o envolvimento do setor como um todo. Agora é trabalhar e colocar a plataforma de pé para promover cada vez mais o café brasileiro aqui no país e no exterior”, pontua o representante da Agtrace, André Maltz.
Para Luciano Tamiso, também representante da empresa, participar do projeto foi um grande aprendizado e o momento “Agora é colocar a mão na massa”.
Fonte: Canal Rural Mato Grosso