A Plantae e a Grãos Online foram as startups que apresentaram seus produtos durante o painel “Apresentação Pitch Startups Agro” que aconteceu quinta-feira (02.08) na 16ª edição do Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, em Sorriso (MT). Além disso, o coordenador do AgriHub, Daniel Latorraca, teve a oportunidade de falar sobre o projeto de iniciativa do Sistema Famato e que tem o objetivo de conectar produtores rurais às startups, mentores, empresas de tecnologia, pesquisadores e investidores.
O representante da plantae, Alex Miranda, falou um pouco sobre as startups que estão desenvolvendo soluções para o agronegócio e ainda contou a sua experiência mostrando os desafios que tem enfrentado nos últimos dois anos. “Mas já estamos atendendo produtores em três estados e estamos na fase de captação de novos clientes e investidores”.
Ele destacou que o Agrihub é um programa que deu muita visibilidade para as startups e que está sendo muito útil no processo de colocar os produtores em contato com as novas tecnologias. “São dois setores que ainda não conversam muito bem e o AgriHub está criando esta ponte entre eles. É um trabalho importante e necessário neste momento em que o campo está sendo invadido por uma enorme onda de novas tecnologias”.
Miranda explica que a Plantae Gestão Agrícola é uma plataforma para a gestão de propriedades rurais que integra as informações da produção com a administração da fazenda. Atua desde o plantio à colheita, gerindo todas as diversas variáveis no processo, defensivos, pragas, manutenção de máquinas e equipamentos, gestão de recursos humanos, contabilidade e financeiro.
Assim como Miranda, para Diogo Iafelice o AgriHub é uma iniciativa fantástica. “Está promovendo a aproximação do produtor com um novo tipo de inovação que são as tecnologias criadas pelas startups. O produtor está acostumado com a inovação de grandes empresas, mas o AgriHub está trazendo a oportunidade de conhecerem as sturtaps que é um novo tipo de inovação”.
Iafelice conta ainda que a Grãos Online é um aplicativo que tem como objetivo facilitar a comercialização de grãos. Ela se diferencia das outras iniciativas porque trata a comercialização de uma maneira que ainda não é 100% online. “Facilitamos o encontro do produtor e comprador de forma direcionada, mas a conclusão do negócio ainda é feita por telefone. Não é de uma maneira aberta. Na Grãos Online direcionamos as ofertas para os compradores com capacidade operacional e financeira reconhecida pelo mercado”.
Fonte: Ascom Senar-MT