AgroU: uma solução em comunicação no agronegócio

A Startup surgiu da dificuldade de produtores rurais encontrarem uns aos outros para proporcionar um espaço de compartilhamento de informações, experiências e conhecimento

Com o mundo cada vez mais conectado em plataformas digitais, a AgroU surgiu com a necessidade de integrar também produtores rurais por meio de aplicativo voltado exclusivamente para o setor. A Startup tem o objetivo de conectar as pessoas inseridas na cadeia produtiva e estabelecer um espaço de aprendizado, compartilhamento de experiências e comunicação no agronegócio. A partir disso, é possível contratar funcionários, comercializar produtos e até incluir fotos de seu cotidiano como forma de aprendizado mútuo. Qualquer um pode se inscrever e participar, desde que esteja ligado ao setor.

 A AgroU surgiu em abril deste ano, após José Abel Porto de Almeida, produtor rural com mais de 30 anos de atuação no setor em Mato Grosso, encontrar dificuldades associadas a conectividade, comercialização e comunicação. A partir disso, foi desenvolvida a plataforma que possibilita entrar em contato com vendedores e compradores de forma gratuita. 

Dentro da plataforma existe o Mural, um espaço onde o produtor pode colocar imagens e compartilhar suas experiências, bem como receber dicas de outros trabalhadores. 

João Almeida, um dos sócios da startup explicou que a maior dor que eles buscam resolver é melhorar a comunicação entre os produtores em um setor onde a confiança e o contato uns com os outros é algo que tem muita importância.

 “Buscamos diminuir as distâncias de comunicação que separam os produtores e aumentar a confiabilidade do setor, assim como facilitar a contratação de profissionais e o encontro de oportunidades de emprego.” explicou João.

 Além de João Almeida, a startup conta com três sócios: Vinicius Bambirra, João Lana e João Joma. A companhia integra o AgriHub desde o segundo semestre de 2023 e encontrou o Instituto como uma forma de estar mais próximo, não apenas do produtor rural, como também de outras AgTechs.

João destacou como case de sucesso o relato de um usuário que pontuou como positiva a utilização da plataforma com isenção de custos para anúncios, visibilidade e confiabilidade. O produtor em questão encontrava dificuldades para vender um excedente de gado e por meio do aplicativo conseguiu uma negociação bem-sucedida com um comprador que teve a confiança assegurada pela verificação do software. 


Vantagens de ser residente do AgriHub

Além de participar de uma enorme rede de AgTech, os residentes contam com um espaço de coworking para gerar e fortalecer conexões. As startups e empresas residentes conseguem ter contato direto com os produtores e empresas frequentadoras do Space, participação em todos os eventos do AgriHub, divulgação nos canais de comunicação do Hub, prioridade em eventos para realização de pitch e a melhor parte, cafézinho, wi-fi e happy hour.

Tem interesse em ser residente do AgriHub? No momento não temos vagas, mas entre em contato com a gente para entrar para a lista de espera: parcerias@agrihub.org.br

Por Aline Costa, estagiária da Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *