Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 3600 0733

O SAD (Sistema de Apoio à Decisão) é uma maneira fácil e rápida de auxiliar o produtor rural a encontrar uma solução tecnológica para a sua fazenda. Por meio dele, novos caminhos são abertos, afinal, o SAD aponta qual é a tecnologia mais adequada para Monitoramento da Lavoura conforme o Nível de Maturidade Tecnológica do produtor rural, bem como suas preferências.

O processo de tomada de decisão ocorre de uma forma muito mais assertiva, pois, é orientado por dados personalizados e direciona o produtor para a solução que ele precisa, de acordo com a sua atividade e escolhas mais relevantes.

Achou interessante e quer descobrir o que é e como utilizar o Sistema de Apoio à Decisão? Confira o texto a seguir!

Como funciona o processo de tomada de decisão no agronegócio?

No agronegócio, a tomada de decisão pode ser influenciada por muitos fatores, uns mais objetivos como, por exemplo, as condições climáticas e oscilações do mercado, mas também por critérios subjetivos, como, por exemplo, preferência de marca ou inidoneidade da marca ou produto. Além disso, a disponibilidade de recursos financeiros e tecnológicos e as demandas dos consumidores também influenciam nas decisões.

Com isso, é fundamental que os produtores rurais, tenham conhecimento do setor, além de estarem atualizados sobre as novas tecnologias, práticas e tendências do mercado. Nesse sentido, existem alguns passos que podem auxiliar a tomada de decisão no agronegócio, sendo eles:

  • Identificação do problema: A tomada de decisão começa com a identificação do problema ou processo que se deseja melhorar. No agronegócio eles podem estar relacionados à produção, comercialização, finanças e clima.
  • Coleta de informações: Após identificar o problema, é importante coletar todas as informações relevantes sobre o assunto. Isso pode incluir dados sobre o mercado, clima, tecnologias disponíveis e custos de produção.
  • Análise das informações: Com todas as informações coletadas, é preciso analisar cuidadosamente cada uma delas para entender melhor a situação e avaliar as possíveis soluções.
  • Identificação das alternativas: Com base na análise das informações, é possível identificar as possíveis alternativas para resolver o problema.
  • Avaliação das alternativas: Após identificar as alternativas, é preciso avaliar cada uma delas e escolher a melhor opção, considerando os riscos, custos e benefícios de cada alternativa.
  • Implementação da decisão: Por fim, escolher a melhor alternativa, é preciso implementar a decisão e monitorar os resultados para garantir que os objetivos sejam alcançados.

Saiba mais sobre o SAD AgriHub no próximo tópico.

O que é o SAD AgriHub?

O SAD, ou Sistema de Apoio à Decisão, oferece esse suporte por meio de algoritmos que indicam as soluções mais adequadas ao perfil do produtor, tendo em consideração os fatores econômicos, de relacionamento com o cliente, facilidade de uso das ferramentas, segurança e aspectos complementares.

O SAD é baseado na metodologia AHP, o Analytic Hierarchy Process, criado por Saaty em 1991. O método AHP é basicamente a maneira como a pessoa com poder de decisão vai realizar a sua escolha, com base em comparações de variáveis e nos critérios e subcritérios qualitativos e quantitativos do problema ou objetivo que deseja alcançar.

São quatro passos que auxiliam nessa jornada com uma AHP para a tomada de decisão:

1 – Definir o objetivo pretendido;
2 – Analisar os critérios importantes;
3 – Transformar os critérios em subcritérios;
4 – Comparar os subcritérios (se houver), depois os critérios para alcançar a melhor alternativa.

Ou seja, a ferramenta, de acordo com critérios e subcritérios respondidos pelo produtor, indica qual a tecnologia está mais adequada ao seu perfiComo usar o SAD AgriHubl, levando-se em consideração as soluções já cadastradas e disponíveis em um catálogo na plataforma My AgriHub. Além disso, no SAD, o produtor pode descobrir qual é seu nível de maturidade tecnológica, auxiliando ainda mais no processo de tomada de decisão.

Como usar o SAD AgriHub

Para utilizar a ferramenta é muito simples e fácil: primeiro você precisa acessar my.agrihub.com.br, ou ir até o topo do nosso site e clicar em My AgriHub. Em segundo passo: Clique em cadastre-se e crie a sua conta gratuitamente. Por último, é só preencher os dados solicitados e então você poderá acessar o Sistema de Apoio à Decisão (SAD).

Mas, atenção! Para que os resultados do SAD AgriHub reflitam a sua realidade, é fundamental que as respostas sejam dadas com atenção e sem distrações. Isso é crucial para garantir a precisão das informações fornecidas pelos algoritmos do sistema. Assim, a probabilidade de assertividade na tomada de decisões é maior.

Se você ainda ficou com dúvidas sobre como funciona o SAD, é só conferir o passo-a-passo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=TRlQK05OUBI

Conteúdos exclusivos na My AgriHub

Você sabia que ao se cadastrar no My AgriHub, além de ter acesso ao Sistema de Apoio à Decisão, você também encontra diversos conteúdos exclusivos? É isso mesmo, nós divulgamos, constantemente, artigos com temas relevantes para o agronegócio.

E não para por aí! Além disso, caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, pode entrar em contato com a gente pelo WhatsApp: (65) 4003-6733. Se você já faz parte da comunidade da My AgriHub, compartilhe este texto e siga a gente em nossas redes sociais: Instagram, Linkedin, Facebook e Youtube para acompanhar tudo que fazemos.