Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 99678-0323

O AgriHub soma esforços com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para oferecer aos alunos de Ciências Agrárias experiências de prática profissional de pesquisa no campo direcionada a produtores rurais. A Liga Acadêmica de Inovação e Difusão Tecnológica (LIDA), liderada pela professora doutora Aline Piedade, foi criada em 2021 por iniciativa de uma estudante do curso de agronomia que percebia uma escassez de projetos de pesquisas ofertados pela universidade no ramo. 

O projeto tem servido para os graduandos como uma plataforma de conexão entre o ecossistema de startups do AgriHub e a experiência de lidar com o mundo do agronegócio. Atualmente, os integrantes da LIDA, em sua maioria, são alunos dos cursos da Faculdade Zootecnia e Agronomia da UFMT (FAAZ/UFMT), mas segundo Kauane Ferreira, todos com olhar inovador e tecnológico podem se tornar parte da equipe. 

“Qualquer pessoa pode entrar na LIDA desde que seja da área do agronegócio. Ou seja, estudantes da Agronomia, Zootecnia ou Medicina Veterinária. Todos podem entrar desde que estejam com vontade de difundir a tecnologia no agro”, diz Kauane, estudante de Agronomia da UFMT.

A Liga universitária tem o objetivo de oferecer dados com base em pesquisas feitas dentro das propriedades, atuando de modo estratégico para fornecer informações aos bancos de dados da cadeia produtiva. As ações já realizadas e que constam no portfólio do grupo são mapeamento de processos do ciclo agrícola, gestão agronômica de custo, análise bibliométrica da bovinocultura de corte e oficinas de treinamento para as ferramentas de tratamento de dados, como o Power BI.

Aline Piedade, professora que lidera a LIDA, afirma que o espaço do projeto é tanto para servir de apoio à formação acadêmica desses futuros profissionais quanto para prestação de serviços ao agronegócio brasileiro. A ideia com a parceria com a Casa de Inovação do Produtor Rural de Mato Grosso é aumentar a qualificação dos alunos participantes, os chamados “ligantes”, além do networking dentro do departamento das ciências agrárias com o setor privado.

“O objetivo da Liga Acadêmica é a formação e qualificação de recursos humanos dentro da Universidade Federal de Mato Grosso voltada para a tecnologia da agropecuária 4.0. A intenção é que nossos formandos se sintam aptos no mercado de trabalho cada vez mais exigente”, revela a professora Aline.

E complementa: “O projeto da LIDA surgiu da necessidade de ex-alunos do curso de Agronomia terem horas obrigatórias em seus currículos de pesquisa e extensão.”

Na última edição de julho do Conexão AgriHub Space, o time da Liga de Inovação se fez presente para acompanhar as discussões sobre o impacto da inovação nos negócios dos produtores rurais. A oportunidade, segundo Elizama Souza, é ótima e só é possível graças à articulação feita entre a UFMT e o instituto AgriHub que possibilita a participação dos alunos nesses eventos.

“Fazer parte da LIDA é algo que tem acrescentado muito na minha formação pois me faz ter contato direto com a FAMATO, IMEA, o AgriHub e as startups. Outro ponto relevante é que o projeto tem me ensinado a fazer pesquisa, onde a gente tem aprendido a fazer análises bibliométricas para mapeamento de pecuária de corte”, diz Elizama, estudante de Medicina Veterinária.

Em 2021, o grupo mapeou uma propriedade no município de Poconé com apoio institucional de várias entidades e institutos ligados à indústria e ao tratamento de dados, como o Instituto SENAI de Tecnologia e o IMEA. Com essa iniciativa, os ligantes que atuaram para coletar esses dados aperfeiçoaram suas habilidades em softwares avançados de pesquisas e conceitos de metodologias de estudo.

“Eu entrei na LIDA para desenvolver esse meu lado interpessoal, de conexão com pessoas, de fazer networking e me desenvolver nas áreas de pesquisa e processamento de dados. Atualmente, estamos com o projeto de refinar o mapeamento de bovinos de corte em Mato Grosso feito no ano passado. Inicialmente, esse processo foi feito de maneira superficial e agora estamos nos aprofundando para fornecer informações [mais precisas] ao produtor rural”, Jordana Martins, ligante do curso de Agronomia.

No Brasil, a Liga Acadêmica é a primeira a trabalhar com inovação tecnológica no agronegócio e a pioneira em oferecer a alunos ainda em formação uma visão ampla de mercado, pesquisa e desenvolvimento profissional e acadêmico.

“Quando eu entrei nas ciências agrárias, busquei algo que me permitisse ter uma visão ampla de todo o setor. Eu conheci a LIDA através de um edital, consegui entrar e conforme fomos desenvolvendo os trabalhos vi que era ideal para mim que estava iniciando o curso. A Liga Acadêmica, que tem o perfil voltado para a capacitação das pessoas que trabalham no agro, oferece uma visão do mercado de trabalho para os alunos. Com isso, a gente já consegue visualizar o que o mercado precisa e quais são os caminhos que a gente precisa percorrer”, Webert Vasiluk, aluno de Agronomia da UFMT.


Por Guilherme Sampaio, estagiário da Assessoria de Comunicação AgriHub