No final do mês de julho foi concluída a terceira fase do projeto, os “Dias da Inovação Aplicada”, uma iniciativa entre AgriHub e Senar-MT, com apoio dos Sindicatos Rurais do estado. O time do AgriHub, liderado por Jéssica Gimenes, Gerente de Inovação e Agronegócio, percorreu oito municípios no interior, somando cinco mil quilômetros rodados.
Com a ida às cidades a equipe, segundo a líder do projeto, conseguiu ver de perto o impacto da inovação aplicada ao dia a dia do produtor e possibilitar a transformação do agronegócio.
“Estar à frente de um esforço que conecta diretamente os produtores rurais com soluções tecnológicas inovadoras me permitiu ver, em tempo real, o impacto positivo que a tecnologia pode ter no dia a dia do campo. Além disso, a colaboração entre as equipes e os produtores foi um dos grandes destaques, mostrando que, juntos, podemos realmente transformar o agronegócio”, Jessica Gimenes.
O objetivo desta etapa foi conectar produtores rurais às inovações tecnológicas existentes no ecossistema de inovação do agro brasileiro. Ao todo, foram mais de 350 produtores impactados e 10 startups – selecionadas durante a segunda fase do projeto – que tiveram a oportunidade exclusiva de participar dos ‘Dias da Inovação Aplicada’.
O Superintendente do AgriHub, Paulo Ozaki, falou sobre as devolutivas que recebeu e as reações sentidas ao longo das ações realizadas durante o evento.
“Acontece que, para grande maioria dos produtores, é difícil ir até onde os eventos de inovação acontecem. O resultado é que todos discutem tecnologias que serão utilizadas por eles, só que sem eles nada acontece”, comenta o Superintendente.
O AgriHub – Casa da Inovação do Produtor Rural de Mato Grosso, do Sistema Famato, passou pelas cidades de Campo Verde, Alta Floresta, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Jaciara, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis e Canarana. Em todos os municípios citados, a equipe do AgriHub recebeu apoio dos presidentes dos Sindicatos Rurais que abriram as portas das sedes para que o evento pudesse ser realizado.
A interação direta no campo permitiu que as empresas selecionadas e os produtores tivessem uma conexão mais profunda. Assim, cada uma conseguiu mostrar a sua solução para os gargalos enfrentados nas propriedades rurais.
A trainee de Comunicação e Marketing e responsável pela Organização de Eventos, Sarah Gonçalves, explicou que as visitas regionais são importantes para estreitar ainda mais o contato direto com os produtores.
“Foi uma experiência única. Já organizei outros eventos, mas um evento fechado e exclusivo atendendo alguns produtores rurais, foi a primeira vez. É muito gratificante poder colher os frutos, ver o evento rodando e trazendo resultados. Claro que o apoio dos Sindicatos Rurais das cidades, liderados por seus presidentes, foi essencial para que essa etapa desse certo”, diz Sarah.
O projeto do AgriHub Conecta: impulsionando a inovação no campo contou com quatro grandes fases: a primeira foi dedicada a levantar e priorizar os desafios encontrados; a segunda mapeou as agtechs mais adequadas para lidar com os desafios; a terceira fase foi para sujar a botina e levar até os produtores as soluções para os problemas identificados; e a quarta e última fase se destina a apresentar o relatório completo como um meio de difundir as informações reunidas nesses dias na estrada.
O relatório foi publicado pelo Instituto na 3ª edição do Summit AgriHub 2024. A função do relatório é ser uma fonte de conhecimento e insights para o setor agropecuário de Mato Grosso, oferecendo orientações para o desenvolvimento de futuras iniciativas de inovação e destacando as principais oportunidades identificadas durante o programa.
Além disso, este relatório reforça o posicionamento do AgriHub como a Central de Informação e Acesso a Tecnologia do produtor rural de Mato Grosso. Para ter acesso a essas informações, baixe o relatório completo gratuitamente! BAIXAR RELATÓRIO AGRIHUB CONECTA
Por Guilherme Sampaio, estagiário da Assessoria de Comunicação AgriHub