Saiba como melhorar a sua gestão e captar profissionais que agreguem para o seu negócio
Nos últimos anos, a agropecuária brasileira avançou muito em termos de produtividade, o que aconteceu graças as inúmeras tecnologias que permitem uma produção maior e mais sustentável. No entanto, a implementação das tecnologias emergentes ainda é um desafio devido ao crescimento exponencial deste movimento de transformação digital, que está cada vez mais difícil de acompanhar. O fato é que muitas das mudanças que aconteceram nos últimos anos devido a pandemia, foram forçadas a acontecer “imediatamente”. Esta antecipação, contudo, evita a maturidade da sociedade para refletir sobre todos os prós e contras.
Simultaneamente, a sociedade tem expectativas crescentes dos produtores para aumentar o conteúdo nutricional das culturas e minimizar ainda mais o impacto ao meio ambiente. Os produtores precisam atender à crescente demanda por mais alimentos e de melhor qualidade. Contudo, para isso acontecer, necessita-se de profissionais capacitados para atender toda a cadeia do agronegócio.
As decisões de negócios de um produtor são complicadas por fatores econômicos globais, como: preços flutuantes de commodities e questões comerciais. Além disso, colheitas podem ser afetadas pelo clima, insetos ou doenças. Há também a pergunta: quem vai plantar no futuro? À medida que milhões de pessoas das áreas rurais migram para as cidades a cada ano, os produtores precisam se inspirar o suficiente para permanecer e construir uma carreira na agricultura.
Nesse sentido, os produtores enfrentam o grande desafio de atrair, desenvolver e manter pessoas no agronegócio. Isso acontece tanto em posições operacionais quanto em cargos de liderança. Portanto, não adianta ter bons maquinários, insumos, tecnologia e uma boa área agrícola se as pessoas não estão preparadas e bem gerenciadas para as atividades.
Continue a leitura para saber mais sobre como melhorar a gestão das pessoas envolvidas nas atividades agrícolas.
Por que o campo tem um déficit de mão de obra qualificada?
A mão de obra qualificada é importante em todo o departamento existente, mas a falta dela no setor agrícola é muito eminente e isso é considerado como um dos fatores responsáveis por atrasar o desenvolvimento da agricultura. O principal motivo para essa situação ser tão agravante tem relação com práticas antigas.
Se antes a agricultura era caracterizada por absorver uma mão de obra desqualificada, isso com certeza ficou para trás. Conforme os processos foram se desenvolvendo e se aprimorando, o nível de qualificação aumentou e, agora, fogem dos limites de alguém que não tem certa qualificação. Além disso, a produção no campo necessita cada vez mais de profissionais com habilidades que vão além das técnicas, mas também interpessoais, como liderança e tomada de decisão.
Capacitação e treinamento dos profissionais no campo
Os melhores funcionários são geralmente motivados e procuram desenvolvimento constante. Oferecer treinamentos e cursos extras para desenvolver a carreira é uma forma de manter os colaboradores satisfeitos. Isso também beneficiará o negócio, pois eles, sem dúvida, obterão conhecimento que aprimorará a administração.
Outro ponto é que as empresas, hoje, precisam crescer com inovações tecnológicas para se manterem competitivas. Grande parte desse crescimento é possível por meio do treinamento e desenvolvimento repetidos dos conhecimentos e habilidades de seus funcionários.
Comunicação entre colabores e gestores
Se a comunicação não ocorrer ou for mal feita entre os envolvidos nas atividades agrícolas, muitos problemas podem ser gerados, trazendo prejuízos. Assim, para melhorar a comunicação interna da sua empresa rural, você pode utilizar a tecnologia, por meio de programas e softwares.
Por exemplo, existem softwares de gestão para o suporte de operações diárias nas fazendas, como o planejamento de safra e monitoramento de equipe. Com ferramentas como essas, também é possível realizar o gerenciamento de estoques. O produtor rural consegue essas funcionalidades baixando aplicativos no próprio celular.
Na loja de aplicativos digite o termo “agricultura”, “planejamento agrícola” ou “gestão agrícola”. Serão encontrados diversos tipos de aplicativos para o gerenciamento da propriedade rural.
Atração de talentos
Todo empregador deseja recrutar funcionários talentosos, especialmente para cargos que sejam essenciais para o desempenho e o crescimento. Antes de realizar as contratações, a empresa precisa ser atraente. Alguns pontos são importantes nesse processo:
- Demonstre uma cultura de trabalho agradável
Ter uma cultura positiva no local de trabalho pode ser uma das razões pelas quais os funcionários em potencial são atraídos para trabalhar em uma empresa. A cultura empresarial é um dos aspectos mais importantes na avaliação de ofertas de emprego, depois do salário. Para ajudar a atrair mais funcionários em potencial, a cultura deve ser incluída na descrição. Criar uma imagem única ou positiva de uma empresa ajudará a atrair as pessoas certas desde o início.
- Ofereça benefícios e vantagens atraentes
As empresas com benefícios mais atraentes devem fazer questão de anunciar essas vantagens. Tornar esses benefícios mais visíveis pode aumentar a probabilidade de que candidatos em potencial complementem a ética de trabalho.
- Use tecnologia moderna
Muitas tarefas podem ser mais difíceis do que deveriam devido a processos e tecnologia desatualizados. Muitas vezes, existem soluções e recursos personalizados disponíveis para simplificar processos comuns ou necessidades de negócios, independentemente do nicho do setor ou do mercado. Por exemplo, uma empresa pode ter suas operações simplificadas usando programas para configurar tarefas, programar o plantio, produção e colheita, bem como preencher calendários de funcionários e garantir uma carga de trabalho equilibrada. Ao anunciar o uso de um software atual, colaboradores em potencial podem se sentir mais inclinados a trabalhar em determinada empresa.
Cabe ressaltar que é muito comum quando o produtor impõe o uso de uma nova ferramenta, o colaborador achar que isso pode ser um indício de substituição do seu trabalho ou de monitoramento do mesmo, gerando resistência ao seu uso. Para evitar que isso ocorra, recomenda-se incluí-los no processo de adoção de tecnologia desde o início da introdução na fazenda. Dessa forma, o colaborador se sentirá parte importante do processo e entenderá que a ferramenta vai auxiliá-lo e não substituí-lo em sua função. Afinal, tecnologia é meio, não fim!
- Entre em contato com funcionários que agregarão para a sua empresa
As mensagens de divulgação são uma maneira importante de recrutamento dos candidatos certos. Se houver uma pessoa ou grupo específico de pessoas que possa ser uma ótima opção para uma empresa, é importante entrar em contato com eles em vez de esperar que eles entrem em contato.
- Forneça espaço para crescimento dentro de sua empresa
Pesquisas sugerem que os funcionários consideram o crescimento como um valor central e buscarão oportunidades para facilitar esse crescimento. Ter oportunidades de desenvolvimento para futuros funcionários pode ser um fator decisivo na escolha ou não de um emprego em uma empresa.
- Trate seus funcionários com justiça
Os funcionários são o maior patrimônio de uma empresa. Se uma empresa deseja atrair e reter os melhores funcionários, deve tratá-los bem. Quando um funcionário sabe que sua empresa se preocupa com ele, ele pode estar mais inclinado a se importar com a empresa. Isso pode ter implicações positivas no desempenho no trabalho, no gerenciamento do estresse, na retenção de funcionários e na marca da empresa. A retenção de funcionários consiste em muitos elementos cumulativos. As variáveis motivacionais diferem para cada pessoa, portanto, entender o que motiva os funcionários deve ser uma prioridade para os empregadores, assim, é possível agir para criar ambientes mais favoráveis à retenção dentro de sua empresa.
- Participe de eventos que vão elevar o seu conhecimento de mercado
No AgriHub, por exemplo, você tem acesso a conteúdos além do blog para se inteirar sobre o que está rolando no mundo dos negócios agrícolas e muitos insights para aplicar na sua rotina de trabalho e na sua empresa. Um desses exemplos foi um dos nossos Conexão AgriHub Space, dedicado a falar sobre pessoas e processos. Confira: Conexão AgriHub Space | Pessoas e processos – O desafio das habilidades profissionais no Agro!
Saiba mais!
Você se interessou pelo artigo e quer conhecer um pouco mais sobre as inovações no setor agropecuário? Continue acompanhando as publicações em nosso blog e assine também a newsletter para receber as novidades diretamente em seu e-mail! Até a próxima!