Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 3600 0733

Fórum técnico sediado pelo AgriHub debateu as possibilidades deste mercado para o campo

pecuária sustentável e os desafios e oportunidades do mercado foram temas do fórum realizado no AgriHub. O evento reuniu especialistas que reforçaram o alinhamento da produtividade nas fazendas com a sustentabilidade.

AghriHub_Pecuaria_Sustentavel

“As vezes quando falamos em sustentabilidade, se tem a ideia de que o produtor deve fazer mais coisas, do que já faz, mas na verdade, isso é para que ele possa monetizar cada vez mais a sua atividade”, pontua Helen.

Ela ainda explicou que hoje, a sustentabilidade é vista como “uma restrição”. Entretanto, é importante mostrar aos produtores que essa prática, auxilia cada vez mais no mercado. 

“Tivemos há muito tempo a sustentabilidade associada à exclusão da atividade pela falta sustentável nos negócios. E isso vem mudando muito porque o mercado com essa necessidade, principalmente envolvendo o Green Deal, vem mudando as perspectivas de comércio”, afirma. 

Green Deal é um Pacto Ecológico Europeu o qual, trata-se de um conjunto de políticas e estratégias articulado pela Comissão Europeia. Ela adotou um conjunto de propostas legislativas com o objetivo de tornar as políticas da União Europeia em matéria de clima, energia, transportes e fiscalidade adequadas para alcançar a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Tal pacto, conforme especialistas, pode impactar países de outros continentes. A agropecuária brasileira, por exemplo, pode ter sua competitividade no cenário internacional afetada.

Startup auxilia na melhoria de produção

SIA, que é residente do do hub, explicou que uma das suas soluções para auxiliar o produtor é mostrar o melhor uso dos recursos naturais. Assim, é possível otimizar e melhorar a margem de faturamento. 

AghriHub_Pecuaria_Sustentavel

“A SIA auxilia o produtor a implementar essas práticas para que em algum momento isso seja contabilizado. Além disso, nós auxiliamos empresas do agro a estruturar e criar novos projetos para serem feitos com os produtores, colocando a mão na massa”, finaliza Helen. 

Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável (MBPS) esteve presente no evento para incentivar o produtor rural na melhoria contínua dos processos dentro das propriedades. A diretora executiva, Luiza Bruscato, comentou que muitos aspectos precisam ser analisados. Dentre eles, a rastreabilidade individual do rebanho. 

“Nós temos trabalhado fortemente na questão de construir diretrizes para uma política pública de rastreabilidade, juntamente com o produtor e demais profissionais do setor. E queremos que isso seja feito de uma feita aproveitável para o produtor, sem que ele gaste mais por isso”, explica Luiza.

O evento foi encerrado com um painel formado por Helen, Luiza e Paulo Ozaki, superintendente do AgriHub, para responder perguntas dos participantes.

AghriHub_Pecuaria_Sustentavel
Fonte: Canal Rural Mato Grosso