Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 3600 0733

Com a crescente adoção da Internet das Coisas (IoT), os dispositivos conectados penetraram em todos os aspectos de nossa vida, desde saúde e condicionamento físico, automação residencial, automotiva e logística, até cidades inteligentes e IoT industrial.

Portanto, é lógico que IoT, dispositivos conectados e automação encontrariam sua aplicação na agricultura e, como tal, melhoraram tremendamente quase todas as suas facetas. Hoje em dia, por exemplo, não há necessidade de produtores utilizarem cavalos e arados no campo, existem novas tecnologias como carros autônomos e realidade virtual que ajudam esses produtores em sua rotina.

Nesse sentido, podemos observar que a agricultura passou por uma série de transformações tecnológicas nas últimas décadas, tornando-se mais industrializada e impulsionada pela tecnologia. Ao usar vários dispositivos agrícolas inteligentes, os agricultores obtiveram melhor controle sobre o processo de criação de gado e cultivo, tornando-o mais previsíveis e melhorando sua eficiência.

E juntamente com a crescente demanda do consumidor por produtos agrícolas, contribui para a expansão do uso de tecnologias agrícolas inteligentes em todo o mundo. Segundo dados da  FinleyUSA, acredita-se que só em  2022, houve um gasto global  de quase US$1 trilhão em IoT em todo o mundo!

Neste artigo, exploraremos como se dá o uso da IoT na agricultura e examinaremos seus benefícios. Portanto, se você está pensando em investir em agricultura inteligente ou planeja criar uma solução de IoT para agricultura, mergulhe de cabeça.

Aplicações da IoT na Agricultura

A Internet das Coisas tornou possível a agricultura inteligente. Agora, você pode se perguntar o que exatamente é agricultura inteligente? A agricultura inteligente é um método de capital intensivo e de alta tecnologia para cultivar alimentos de forma limpa e sustentável . Também podemos chamar de aplicação das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na Agricultura.

Quando falamos de agricultura inteligente baseada em IoT, estamos olhando para um sistema construído para monitorar o campo de cultivo com a ajuda de sensores. Esses sensores rastreiam elementos essenciais para a produção agrícola, como umidade do solo, umidade, luz, temperatura e automatizam o sistema de irrigação. Este sistema permite que os agricultores monitorem as condições do campo de qualquer lugar. A agricultura baseada em IoT é muito eficiente quando comparada à agricultura convencional.

A agricultura inteligente baseada em IoT não apenas ajuda na modernização dos métodos agrícolas convencionais, mas também visa outros sistemas de produção agrícola, como agricultura orgânica, agricultura familiar (espaços complexos ou pequenos, gado e/ou culturas específicas, preservação de variedades específicas ou de alta qualidade, etc. .), melhora a agricultura altamente transparente, facilitando a rastreabilidade da produção.

A agricultura inteligente baseada em IoT também é benéfica em termos de questões ambientais. Pode ajudar os agricultores a usar a água de forma eficiente, otimizar os insumos e tratamentos.

Os benefícios da agricultura inteligente: como a IoT está moldando a agricultura

Ferramentas de IoT têm o potencial de transformar a agricultura em muitos aspectos. Ou seja, existem 5 maneiras pelas quais a IoT pode melhorar a agricultura :

  • Dados: com a IoT é possível fazer a coleta de toneladas de dados por meio de sensores agrícolas inteligentes, por exemplo, condições climáticas, qualidade do solo, progresso do crescimento da cultura ou saúde do gado. Esses dados podem ser usados ​​para rastrear o estado do seu negócio em geral, bem como o desempenho da equipe, a eficiência do equipamento, etc.
  • Melhor controle sobre os processos internos e, consequentemente, menores riscos de perda de produção. A capacidade de prever o resultado de sua produção permite que você planeje uma melhor distribuição do produto. Se você sabe exatamente quanta safra vai colher, pode garantir que seu produto não ficará sem venda.
  • Gestão de custos e redução de desperdícios graças ao maior controle sobre a produção. Sendo de monitorar o crescimento e desenvolvimento das plantas ou na saúde do gado, você poderá mitigar os riscos de perder seu rendimento.
  • Aumento da eficiência do negócio através da automação de processos. Ao usar dispositivos inteligentes, você pode automatizar vários processos em seu ciclo de produção, por exemplo, irrigação, fertilização ou controle de pragas.
  • Maior qualidade e volumes do produto. Obtenha melhor controle sobre o processo de produção e mantenha os mais altos padrões de qualidade da colheita e capacidade de crescimento por meio da automação.

Como resultado, todos esses fatores podem levar a uma receita maior.

Agora que descrevemos como a IoT pode ser aplicada de forma vantajosa na esfera da agricultura, vamos dar uma olhada em como os benefícios listados podem encontrar sua aplicação direta no campo.

Casos de uso de IoT na agricultura (com exemplos)

Existem muitos tipos de sensores de IoT para o uso no campo, bem como aplicações de IoT na agricultura em geral:

1. Monitoramento das condições climáticas

Provavelmente, os dispositivos agrícolas inteligentes mais populares são as estações meteorológicas, combinando vários sensores inteligentes. Localizados ao longo do campo, eles coletam diversos dados do ambiente e os enviam para a nuvem. As medições fornecidas podem ser usadas para mapear as condições climáticas, escolher as culturas apropriadas e tomar as medidas necessárias para melhorar sua capacidade ou seja, agricultura de precisão).

2. Automação de estufas

Normalmente, os agricultores usam intervenção manual para controlar o ambiente de produção. O uso de sensores IoT permite que eles obtenham informações precisas em tempo real sobre as condições da estufa, como iluminação, temperatura, condição do solo e umidade.

Além de fornecer dados ambientais, as estações meteorológicas podem ajustar automaticamente as condições para corresponder aos parâmetros fornecidos. Especificamente, os sistemas de automação de estufas usam um princípio semelhante.

3. Gestão da colheita

Mais uma ferramenta baseada em IoT na agricultura são os dispositivos de gerenciamento de culturas. Assim como as estações meteorológicas, devem ser colocadas no campo para coletar dados específicos da lavoura; da temperatura e precipitação ao potencial hídrico da folha e saúde geral da cultura.

Assim, você pode monitorar o crescimento de sua plantação e uma grande variedade de fatores que geram anomalias na produção e, assim, prevenir de forma eficaz quaisquer doenças ou infestações que possam prejudicar seu rendimento.

4. Monitoramento e manejo do gado

Assim como o monitoramento de colheitas, existem sensores de agricultura IoT que podem ser conectados aos animais em uma fazenda para monitorar sua saúde e desempenho de registro. O rastreamento e monitoramento de gado ajudam a coletar dados sobre a saúde, bem-estar e localização física do gado.

Por exemplo, tais sensores podem identificar animais doentes para que os produtores possam separá-los do rebanho e evitar a contaminação. O uso de drones para rastreamento de gado em tempo real também ajuda os pecuaristas a reduzir as despesas com pessoal. Isso funciona de maneira semelhante aos dispositivos IoT para cuidados com animais de estimação.

5. Drones agrícolas

Talvez um dos avanços agrotecnológicos mais promissores seja o uso de drones agrícolas na agricultura inteligente. Também conhecidos como VANT (veículos aéreos não tripulados), os drones ou  Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) são equipamentos que conseguem fazer registros melhores do que aviões e satélites para coletar dados agrícolas. Além dos recursos de vigilância, os drones também podem realizar um grande número de tarefas que anteriormente exigiam mão de obra humana: combate a pragas e doenças, pulverização agrícola, monitoramento de cultivos, etc.

Aumente seu negócio agrícola com soluções inteligentes de IoT da Sol

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) , a população global deve ultrapassar 9 bilhões de pessoas até 2050. Para produzir alimentos suficientes para uma determinada população, os volumes de produção agrícola devem aumentar em 50%.

Como os recursos para as operações agrícolas são limitados (a maioria das terras aptas para a agricultura já está em uso), a única maneira de aumentar o volume é melhorar a eficiência da produção. Não há dúvida de até que ponto a agricultura inteligente pode ajudar a enfrentar esse desafio; na verdade, parece que não é possível sem ele. Porém, com a  Sol (Internet of People) é possível graças às soluções personalizadas de IoT para agricultura, adaptadas às suas necessidades específicas.

Quer saber mais como o uso de IoT pode te ajudar na rotina do campo? É só entrar em contato com o time de especialistas da Agrihub clicando aqui!

Acesse também a My Agrihub nossa plataforma para produtores e consultores com +400 soluções a apenas um clique de distância!