Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 99678-0323

O setor agropecuário alcançou grandes recordes de produção nos últimos anos, sem abdicar da sustentabilidade e da preservação ao meio ambiente. Essa tarefa só é possível por meio da implantação de tecnologias modernas, que permitem aumentar os resultados através da recuperação de áreas de pastagens, evitando a exploração de novos espaços.

Com a chegada de outras tecnologias e o crescente impacto das mudanças climáticas, é possível observar alterações nas expectativas da sociedade. Por essas razões, pontua-se a importância de novos conhecimentos, habilidades e inovações que os produtores rurais, técnicos e pesquisadores precisam para desenvolver e gerenciar sistemas mais inteligentes e sustentáveis.

Com a crescente do agronegócio na economia brasileira e a necessidade do setor em aumentar a sua competitividade no exterior, incorporar essas soluções se tornou ainda mais imprescindível. Não é à toa que o segmento de startups dedicado ao desenvolvimento de tecnologias para o agronegócio, as chamadas agtechs, acompanha essa evolução.

Conheça a nossa missão

Com o AgriHub, nós desenvolvemos uma rede de inovação em agricultura e pecuária, com sede em Cuiabá/MT. Aqui, identificamos os principais problemas dos produtores e os conectamos a startups, mentores, empresas de tecnologia, pesquisadores e investidores para desenvolver soluções tecnológicas de forma personalizada e adequada para cada realidade.

Quais são os nossos objetivos?

• Aumentar a renda dos produtores rurais, usando o mínimo de recursos;
• Contribuir com o desenvolvimento sustentável por meio da inovação tecnológica;
• Fortalecer o aumento da oferta de alimentos ao planeta até 2050.

Além disso, fazemos parte do Sistema Famato, formado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT), o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e os Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Juntos, atuamos em prol do desenvolvimento sustentável dos produtores rurais de Mato Grosso para fomentar a inovação tecnológica e oferecer soluções que contribuam com a otimização da rotina no campo.

Saiba mais sobre a My AgriHub e o SAD

A My AgriHub é a nossa plataforma digital. Ela oferece uma experiência única e personalizada aos produtores rurais, profissionais do agro e agtechs.

Com a My AgriHub, os usuários têm acesso a ferramentas, conteúdos e funcionalidades que vão auxiliá-los nas tomadas de decisões. Além disso, os usuários têm acesso ao SAD (Sistema de Apoio à Tomada de Decisão), que vem como uma maneira fácil e rápida de auxiliar o produtor rural a encontrar a melhor solução tecnológica para sua propriedade.

Através dela, ele conta com duas funcionalidades principais:

1. Apoio à decisão: No momento de escolher uma ferramenta ou serviço inovador para a fazenda, o agricultor responde algumas perguntas e o resultado apresenta apenas as que mais combinam com as necessidades atuais;

2. Nível de maturidade: Essa tem por objetivo identificar qual o nível de maturidade que o agricultor tem nos mais diversos processos existentes na propriedade rural.

Aqui construímos parcerias

A construção de parcerias é um fator importante indispensável, pois é através delas que é possível realizar abordagens na troca de conhecimento e estar por dentro de todas as inovações disponíveis no mercado.
Inevitavelmente, todos os envolvidos na agricultura estão enfrentando uma série de desafios para se ajustar a esse contexto de movimento. No passado, pode ter parecido suficiente trabalhar em soluções para um ambiente de pesquisa e depois passá-las para o produtor. Mas, atualmente, temos novas e melhores formas de compartilhar conhecimento e experiências – fatores essenciais para manter a agricultura e a produção de alimentos mais competitivas ao mercado.

Monitoramos startups com soluções para o Agro

Através do nosso instituto, lançamos em maio de 2022 mais uma chamada convocando startups para participarem do programa de inovação aberta. Na proposta, as agtechs que possuíam soluções tecnológicas para a cadeia agrícola de Mato Grosso puderam realizar suas inscrições para concorrerem a uma das vagas para o próximo programa.

Além das inovações para a cadeia de sementes, que foi o principal foco da chamada de 2021, no programa deste ano, estamos em busca de soluções voltadas para gerenciamento da fertilidade do solo, aplicação de tecnologias aliadas com aspectos de sustentabilidade, rastreabilidade, automação industrial, mensuração de carbono, entre outros.
Através desse monitoramento, conseguimos fornecer oportunidades e sugestões para produtores, consultores e investigadores que buscam melhorar o trabalho em conjunto e tornar o setor agrícola mais rentável, sustentável e produtivo.

Você por dentro das tendências, tecnologias e startups agrícolas

Todos os envolvidos em sistemas de conhecimento agrícola precisam se concentrar nos problemas reais que os produtores enfrentam e, dessa forma, fornecer soluções viáveis. O objetivo não é apenas supor sobre quais são as lacunas tecnológicas para a agroindústria, mas, sim, usar uma rede global para ajudar a fornecer resolutivas.

É muito importante engajarmos toda a cadeia de suprimentos sobre os desafios que eles enfrentam no dia a dia a fim de encontrarmos as soluções certas, seja para um problema tão geral quanto a escassez de trabalhadores ou algo mais específico para um determinado setor.

Os avanços tecnológicos no setor agropecuário atendem à crescente demanda por automação, digitalização e sustentabilidade. As tendências emergentes marcam uma mudança para a agricultura inteligente e a utilização eficiente de tempo, recursos e redução perdas nas colheitas.

A agricultura inteligente também é um conceito futuro que implementa tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), visão computacional e Inteligência Artificial (IA) para a agricultura. Com o auxílio de robôs e drones é possível acelerar a automação agrícola, substituindo as operações manuais da fazenda. As imagens de drones e satélites fornecem uma visão de alta resolução e localização específica da área.

Além disso, os dispositivos IoT, alimentados por tecnologia de sensores, coletam dados de campo em tempo real que permitem que os produtores tomem decisões baseadas em dados.
O foco não é apenas melhorar a qualidade e a quantidade geral de colheitas e animais, mas também alcançar o objetivo final de um futuro mais sustentável.

Saiba mais!

O nosso universo de soluções para o campo não termina por aqui! Estamos sempre fomentando e acompanhando de perto os lançamentos tecnológicos do mercado e implementando soluções para o seu dia a dia no campo.

Você quer estar por dentro de tudo que rola aqui no AgriHub? Continue acompanhando as publicações do nosso blog e assine a nossa newsletter para receber novidades diretamente em seu e-mail! Até a próxima!