Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 99678-0323

O programa é focado em contribuir para o conhecimento do produtor rural quando o assunto são soluções tecnológicas para o campo.

Com o objetivo de conectar os produtores de Mato Grosso às soluções tecnológicas, o AgriHub idealizou o programa Circuito da Inovação, que tem como objetivo geral a organização de Pitch Days das startups residentes do AgriHub em feiras e eventos agropecuários do estado. Em março e abril deste ano, durante a Show Safra (Lucas do Rio Verde) e a Parecis Superagro (Campo Novo do Parecis), no estande da Amaggi, agricultores e pecuaristas puderam conhecer novas formas de enfrentar os problemas da porteira para dentro. As startups selecionadas para participar do programa foram: Agro1, Picsel, Gado Certo e Namaskar.

A ideia é dar oportunidade para as empresas residentes do AgriHub apresentarem suas soluções em um ambiente com contato direto com o produtor rural. Segundo os idealizadores, o estande também abriu espaço para as startups fazerem conexões e construir uma base sólida de relacionamentos com outras empresas. 

“O circuito de inovação traz para nossos residentes o benefício de exposição da tecnologia que eles têm e a conexão direta com o produtor rural. Nessas feiras, nos estandes dos nossos parceiros, os produtores são convidados ativamente e as empresas residentes têm a possibilidade de apresentar suas tecnologias e fazer a conexão direta tanto com o produtor rural, quanto com as empresas parceiras”, explica Laís Oliveira, gerente de Inteligência e Novos Negócios e líder do projeto.

Paulo Ozaki, superintendente do AgriHub, foi um dos palestrantes do Circuito com o tema: “Inovação: um caminho sem volta para o produtor rural”. Durante o painel, ele explicou sobre como o futuro do campo depende das novas tecnologias voltadas ao agronegócio. As empresas residentes contribuíram com suas expertises dentro das suas respectivas áreas. Nathan Salvi da Agro1, Eduardo Farah da Gado Certo, Cidmar Stoffel da Picsel e Ticiana Oliveira da Namaskar, receberam a oportunidade de apresentar um pouco do que suas soluções podem trazer para o agronegócio mato-grossense com suas habilidades em gestão, comercialização de animais  seguro agrícola e ESG.

“A experiência de participar foi muito produtiva tanto do ponto de vista de conhecer as outras startups que participaram do painel, quanto o networking com os produtores rurais e outros colaboradores de outras empresas, como o pessoal da Amaggi. Então, foram muitas vantagens: apresentar nosso produto para os produtores e nos relacionar com outras startups”, avalia Eduardo, CEO da Gado Certo.

A ideia com essa programação é que, durante as edições do Circuito da Inovação, diferentes startups residentes possam ter seu espaço para compartilhar suas soluções, o que é uma das propostas de valor oferecida para aqueles que compõem o ecossistema de inovação do AgriHub.

“Entendemos que a agricultura moderna enfrenta desafios complexos e o AgriHub, com o foco em conectar as startups e levar soluções aos produtores rurais, promove e incentiva o uso de tecnologias inovadoras no agronegócio. E, ao trazer o painel de Inovação Tecnológica em parceria com o AgriHub durante as feiras, não apenas capacitamos o produtor, como também fortalecemos nossa capacidade de enfrentar desafios do futuro com conhecimento”, avalia Daniel Escobar, Gerente de Comunicação e Marketing da Amaggi. 

O Circuito da Inovação tem o intuito de apresentar novas formas de tecnologia que podem ser utilizadas pelos produtores rurais.  Os participantes tiveram a chance de realizar perguntas sobre inovação e soluções apresentadas, propiciando um ambiente de interação e cultivo de conhecimento.

“Para nós, enquanto AgriHub, é importantíssimo realizar projetos como o Circuito da Inovação, porque a gente gera valor tanto para as nossas startups residentes que estão conectando diretamente com o produtor rural e com empresas parceiras, quanto para a empresa parceira que consegue ter uma programação no seu estande. Ele fomenta a inovação em Mato Grosso e para o produtor rural, conectando-o às tecnologias dos nossos residentes que solucionam os desafios enfrentados por eles”, Lais Oliveira.


Vantagens de ser residente do AgriHub

Responsável por uma enorme rede agtechs, o ecossistema da Casa do Produtor Rural de Mato Grosso conta com um espaço de coworking que possibilita aos residentes gerar conexões e expandir suas relações. Uma das entidades do Sistema Famato, o AgriHub é a ponte entre a dor sentida no campo pelo produtor mato-grossense e a solução oferecida pelas startups residentes e empresas parceiras do Hub.

O AgriHub está sempre aberto a novas parcerias, sendo um espaço destinado à inovação e comprometido com o presente e futuro dos produtores rurais. Todos os que fazem parte de nosso ecossistema podem contar com a participação em todos os nossos eventos, divulgação em nossos canais de comunicação, prioridade em eventos para realização de pitch, além do cafezinho para acompanhar as trocas entre os internos do AgriHub.

Por: Guilherme Sampaio, estagiário de Comunicação do AgriHub.