Em um estado que bate recordes de queimadas e sofre com as intensas ondas de calor, a NoFlame apresenta soluções para o combate de incêndios e gerenciamento florestal. Com sua tecnologia de monitoramento por satélites e inteligência artificial, a empresa já protege mais de 500 mil hectares em diversas regiões do Brasil, ajudando produtores rurais a combater incêndios de forma eficaz e imediata.
Fundada em 2023, a Noflame surgiu a partir de uma necessidade identificada pela Savana, uma empresa dedicada à gestão ambiental e projetos florestais. A empresa que tem Jhonathan Borella como sócio e diretor executivo, foi criada para enfrentar o grande desafio de um cliente que possuía uma vasta área rural no norte de Paranatinga, constantemente ameaçada por incêndios de grandes proporções.
A área, que somava mais de 45 mil hectares vulneráveis, fez com que a equipe da Savana desenvolvesse uma solução tecnológica para monitorar focos de calor em tempo real, oferecendo uma linha de defesa contra incêndios em regiões com poucos recursos digitais para monitorar essas extensões de terra. A partir dessa ideia surgiu o Sistema NoFlame.
O sistema foi criado baseado em constelações de satélites que monitoram variações de temperatura e luminosidade no solo – sinais que podem indicar a presença de um incêndio de modo que, detectado o foco de calor, o sistema envia um alerta imediato com a localização exata do problema, diretamente para o WhatsApp do responsável pela propriedade rural. Essa tecnologia agiliza a resposta ao incêndio e oferece dados que permitem o planejamento de ações preventivas.
A NoFlame preenche a lacuna de sistemas de monitoramento integrado de alerta de incêndio e diminui a dependência da identificação humana das chamas. Todos os dados históricos ficam acessíveis ao usuário, que pode consultar datas e horários dos focos detectados. Essa “memória” permite fazer análises das áreas mais afetadas e facilitar o planejamento para futuras ações de combate.
Em 2024, com intenção de atender mais propriedades rurais, a residente expandiu sua atuação monitorando mais de 500 mil hectares em diferentes setores da agricultura, pecuária, silvicultura e agroindústria. A empresa se destaca atualmente pelo seu impacto direto na preservação de áreas verdes, protegendo solos, recursos naturais e o trabalho árduo de quem investe na terra.
Vantagens de ser residente do AgriHub
Responsável por uma enorme rede agtechs, o ecossistema da Casa da Inovação do Produtor Rural de Mato Grosso conta com um espaço de coworking que oportuniza aos residentes gerar conexões e expandir suas relações. Uma das entidades do Sistema Famato, o AgriHub é a ponte entre a dor sentida no campo pelo produtor mato-grossense e a solução oferecida pelas startups residentes e empresas parceiras do Hub.
O AgriHub está sempre aberto a novas parcerias, sendo um espaço destinado à inovação e comprometido com o presente e futuro dos produtores rurais. Todos os que fazem parte de nosso ecossistema podem contar com a participação em todos os nossos eventos, divulgação em nossos canais de comunicação, prioridade em eventos para realização de pitch, além do cafézinho para acompanhar as trocas entre os internos do AgriHub.
Por Guilherme Sampaio, estagiário da Assessoria de Comunicação AgriHub