Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 3600 0733

Com a missão de auxiliar o produtor rural mato-grossense a gerenciar melhor as propriedades rurais, por meio de transferência de tecnologias, o Sistema Famato participou de 10 a 12 de agosto de uma missão técnica na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais.

“Foi uma semana rica em troca de informações e experiências, que certamente cumpriu o objetivo de gerar conexões produtivas entre as instituições, produtores e estudantes que participaram da missão”, disse Eloíza Zuconelli, líder da Rede de Fazendas Alfa do Instituto AgriHub.

Entre os principais objetivos da missão estava a realização do workshop Gestão de Processos Aplicados à Produção Agropecuária, com painéis para a validação do potencial do mapeamento de processos para a gestão de propriedades rurais, especificamente da produção de leite.

Os mapeamentos são resultados do convênio assinado entre o AgriHub e a Universidade Federal de Viçosa, com o objetivo de apoiar a difusão de inovação nas principais cadeias de produção agrícola de Mato Grosso. O principal instrumento do processo de mapeamento foi a Business Process Management (BPM). As etapas do BPM são: modelagem, análise, desenho, monitoramento e transformação de processos.    

Na primeira etapa da pareceria entre o AgriHub e a UFV foram mapeados os processos de produção de grãos e pecuária de corte. Na segunda etapa estão sendo mapeadas as cadeias de produção de leite, cana-de-açúcar, algodão, suínos e aves. Os mapeamentos contam ainda com a parceria de especialistas, técnicos, consultores e extensionistas.

O mapeamento da pecuária de corte teve o apoio do analista de pecuário da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e médico veterinário, Marcos de Carvalho, e da equipe da AgroPlus e AgriHub. O resultado desse trabalho serviu de base para subsidiar o mapeamento da pecuária de leite, desenvolvido com o apoio do Programa de Desenvolvimento da Pecuária de Leite da região de Viçosa, o chamado programa PDPL.

A equipe técnica da UFV apresentou programas e experiências na formação de profissionais do agro. Foi mostrado o programa de estágios para que os futuros profissionais estejam aptos a aplicarem a metodologia de BPM. Também foi avaliado como a gestão de processos pode trazer resultados concretos nas propriedades rurais.

Empresas e startups do TecnoParq da Universidade utilizando como referência o mapeamento de processos, apresentaram algumas das suas tecnologias e inovações.

Para o professor da UFV, Azis Galvão da Silva Júnior, foi uma satisfação receber a comitiva de Mato Grosso, com representantes da Famato, AgriHub, Senar-MT e Unemat. “A programação foi bastante intensa. O grupo teve a oportunidade de discutir sobre o mapeamento da pecuária de leite, além de visitar a universidade, conversar com professores e coordenadores dos projetos na área de extensão da pecuária de leite. Criamos várias outras possibilidades de interação entre a universidade e o AgriHub. Esperamos continuar com os projetos e ampliar essa parceria e ainda envolver outros grupos da universidade”, pontuou Azis.

Da delegação do Sistema Famato participaram representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Guto Zanata (diretor de Operações), Armando Urenha (coordenador de AteG), Rafael Flores (analista de Dados Técnicos/AteG), Andrei Isernhagen (analista técnico) e Túlio Marçal (supervisor AteG). Da Famato os analistas Marcos de Carvalho (Pecuária) e Karine Machado (analista de Agricultura) e do Instituto AgriHub, Eloiza Zuconelli (líder da Rede de Fazendas Alfas) e Laurene Ferraz (estagiária da Rede de Fazendas Alfas).

Acompanhando o Sistema Famato fizeram parte da delegação representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – Campus de Tangará da Serra, Adelice Minetto (professora do departamento de Administração) e Mayke Pereira (mestrando do departamento de Administração), e do Grupo Morena, Paula Ciochetta (gerente de Recursos Humanos e Gestão) e Douglas Chiamulera (gestor de Suprimentos).

Fonte: ASCOM Famato