Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 3600 0733

Sabemos que a Agricultura de Precisão (AP) tem um papel importante no que tange ao aumento da produtividade no campo e, ao mesmo tempo, na redução dos impactos ambientais. Nesse cenário, um dos elementos mais importantes disponibilizados pela tecnologia é o mapa de produtividade, recurso que permite que o produtor rural conheça as características e necessidades de cada talhão de suas terras.

Conhecer as características de cada talhão se faz importante porque mesmo áreas próximas podem apresentar resultados bem diferentes no que se refere à produtividade.

Nesse contexto, existem espaços bastante desafiadores para o produtor, como áreas próximas a matas (em que geralmente há maior incidência de pragas e doenças), locais de manobras de tratores (em que existem falhas de plantio, possível resistência à aderência de defensivos agrícolas e dificuldade no controle de pragas e doenças) e regiões de relevo acidentado (em que comumente há maior perda nutricional nas plantas).

Apesar disso, não são apenas as áreas mais desafiadoras que podem apresentar um resultado aquém do desejado, afinal, são muitos os fatores que determinam o sucesso ou fracasso de uma lavoura, desde a escolha e distribuição de sementes até o uso de defensivos agrícolas.

Ciente da importância do mapa de produtividade e de outras questões relevantes para que o produtor alcance os melhores resultados possíveis (como informações sobre clima, variabilidade de biomassa e incidência de plantas daninhas), hoje no mercado você conta com plataformas que podem oferecer aos seus clientes – produtores e/ou consultores agrícolas – dados para otimizar a produtividade no campo.

Sistemas como esses são primordiais para um sucesso com a lavoura, pois eles auxiliam na investigação de variabilidades apresentadas nos talhões após a colheita e, assim, permite que o produtor identifique problemas para que possa corrigi-los.

Isso ocorre porque o mapa de produtividade é capaz de identificar não apenas a quantidade de produto colhido em cada área da propriedade, mas também outros fatores que afetam a qualidade da lavoura.

O mapa de produtividade pode ser gerado a partir de dois métodos: o direto e o indireto. O primeiro é feito por meio da medição da massa (geralmente mensurada em quilogramas) e do volume dos produtos colhidos. Esse método, porém, pode apresentar resultados menos precisos, já que trabalha com estimativas.

Já o segundo, utiliza sensores no maquinário (que podem ser gravimétricos ou de impacto) para levantar e analisar os resultados, que são disponibilizados em tempo real aos produtores, em seus computadores e celulares, por meio da geração de imagens.

Embora o método indireto seja mais comum e, muitas vezes, mais eficiente, ambos os métodos de geração do mapa de produtividade devem estar ligados a um receptor GNSS (Sistema de Navegação Global por Satélite) para alcançar resultados realmente precisos.

A importância do Mapa de Produtividade

O mapa de produtividade é uma das mais importantes ferramentas disponibilizadas pela Agricultura de Precisão (AP), pois é responsável por levantar os mais diversos dados sobre cada talhão e, assim, apresentar as características e necessidades de cada área de uma propriedade.

Essa tecnologia é capaz de auxiliar na investigação de variabilidades apresentadas nos talhões e permitir que o produtor identifique problemas para que possa corrigi-los.

Sendo assim, podemos concluir que o mapa de produtividade é mais um exemplo do quanto a Agricultura de Precisão tem se desenvolvido para oferecer ao produtor soluções, como a coleta de dados que auxilia na tomada de decisão, contribui com o aumento da produtividade na lavoura e, ao mesmo tempo, reduzir impactos ambientais.

Saiba mais!

Ficou com dúvidas sobre o Mapa de Precisão? Converse com a gente pelo WhatsApp. Lá você conhece o nosso trabalho, tira as suas dúvidas, envia sugestões e também recebe em primeira mão todas as novidades do universo agro.

Te convidamos também a conhecer a My AgriHub, a plataforma digital do AgriHub. Um espaço interativo e de fácil acesso, para tornar sua rotina no campo cada vez mais produtiva.