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Dados fazem parte da vida de todos nós. Mas como identificar, analisar e extrair o que há de melhor nos dados para tomar decisões mais assertivas? É possível integrá-los mesmo diante de uma infinidade de ferramentas e soluções tão diversas disponíveis hoje no mercado?

Para responder esses questionamentos, recebemos aqui no AgriHub Soace, dia 5 de agosto, três profissionais que trouxeram luzes neste assunto tão importante para produtores rurais, estudantes e especialistas do agro.

Nossos convidados foram: José Damico, CEO e fundador SciCrop, Rodrigo Oliveira, cientista de dados da Nuvem, e Manasses Silvino, diretor da MBS Consultoria.

O bate-papo, conduzido pela nossa Líder da Rede de Fazendas Alfa, Eloiza Zuconelli, foi super produtivo e merece aqui alguns destaques.

Se você não conseguiu acompanhar ao vivo com a gente, fique tranquilo (a) que temos a gravação completa em nosso YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=WZRTlfSp2LM.

Enquanto isso, vamos aos insights que surgiram durante a nossa conversa, além das apresentações cedidas pelos especialistas convidados.

PARA PENSAR

Dado sozinho não tem funcionalidade. Ele representa a menor parte que compõe toda uma informação. Sendo assim, cada dado tem uma informação distinta e que precisa ser agrupado. Sem essa junção, usuários (pessoas) não conseguem entender a informação.

Dados de colheitadeira mal interpretados, por exemplo, afetam diretamente o bolso do produtor. Por isso é tão importante criar uma cultura analítica nas fazendas. #ficaadica

NUVEM

A Nuvem é uma empresa mato-grossense de desenvolvimento de soluções tecnológicas. Tem 12 anos de experiência no mercado de softwares. Cria aplicativos web, móveis, gadgets e empresas.

O cientista de dados Rodrigo Oliveira fez uma apresentação didática sobre como funciona a integração dos dados para a resolução de problemas. Dá uma olhada clicando aqui.

“O potencial de tomada de decisão com os dados integrados é muito maior. Assim é possível tomar decisões mais assertivas, trazendo mais eficiência para o processo que você está trabalhando no seu dia a dia”, disse.

SCICROP

A SciCrop é uma empresa de soluções para o agronegócio, especializada em Analytics e Integração de Dados.

O CEO e fundador, José Damico, reconhece que as demandas de análise e inteligência artificial do agro são muito mais complexas, pois dependem de muitas variáveis, entre elas o clima. Apesar da complexidade, ele deu um recado importante:

“Se o produtor investir em dados consegue ter vantagem competitiva no mundo de comuns”.

Segundo ele, toda empresa do agro e cadeias correlatas sabem que a nova fronteira de sucesso depende da análise de dados, ou seja, um cenário para o qual elas não estavam preparadas. A nova fronteira do agro depende da análise de dados.

A SciCrop promove e acelera essa transformação por meio da AgroAPI, uma plataforma de integração, dados e algoritmos do Agro, que possui uma infinidade de módulos de inteligência artificial que aceleram a transformação digital em empresas. É utilizada por mais de 40 grandes empresas nacionais e multinacionais.

Na visão de Damico, os dados gerados nas fazendas estão dispersos entre vários aplicativos. Cada sistema utilizado na propriedade traz um dado operacional que também possui um ciclo que precisa ser respeitado. “Tem que padronizar os dados. Verificar e enriquecê-los também. Qual terceiro dado consigo gerar? Até conseguir exportar para algum tipo de análise”, exemplificou.

Limpeza de dados também precisa ser feita sempre para garantir a qualidade dos mesmos. É importante fazer os seguintes questionamentos: Tenho sempre os dados acessíveis? Tem completude? Qual é a periodicidade? Qual a acuracidade desses dados? Qual a relevância, o custo e clareza?

Embora o desafio seja grande, é necessário ter consistência na coleta das informações. “No agro é mais difícil por conta do ciclo do ano safra. Precisamos de um ciclo completo de 365 dias para ter as informações”, disse. Confira a apresentação clicando aqui.

MBS CONSULTORIA

“Se a informação não for simples, ninguém vai entender. Quanto mais simples a apresentação dos dados, melhor para o produtor decidir”.

O alerta é do Manasses Silvino, diretor da A MBS Consultoria. O objetivo da empresa é prestar serviço e soluções com assessoria específica em assuntos relacionados à gestão de custos (agronômico, produtividade, bens e máquinas, beneficiamento, administrativo, indicadores contábeis, fluxo de caixa, recursos humanos, entre outros).

O sistema utilizado na consultoria consegue identificar a produtividade por variedade e talhão. Compara os dados com os anos anteriores, uso de defensivos, identifica custo de manutenção de bens e máquinas, consegue analisar o consumo por produto ou bem. Além disso analisa o consumo de diesel por propriedade identificando de maneira clara na fazenda o que está sendo feito nas fazendas por meio de gastos.

Conscientizar os profissionais que lidam com os dados na fazenda e reforçar sua participação no processo como um todo é uma estratégia importante a ser adotada. Clique aqui para acessar a apresentação.

O Conexão AgriHub Space faz parte de um projeto do AgriHub em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), que visa trazer temas relevantes para o agro para serem compartilhados e discutidos com produtores rurais, profissionais do agro, empresas e startups com soluções para o agro e estudantes.

Ascom Famato