O Sistema Famato lançou, nesta quarta-feira (4/12), o primeiro Hub de inovação de Mato Grosso, o “AgriHub Space”. O Hub irá estimular negócios na cadeia produtiva, além de conectar empresas, produtores rurais, startups e o ecossistema agrícola. A iniciativa é inédita no estado, tem como parceiros as empresas Agro Amazônia/Sumitomo Corporation, Amaggi, Bayer, Tropical Melhoramento e Genética Ltda (TMG) e a Rede de Fazendas Alfa. O Sistema Famato e LM Ventures serão responsáveis pela parte operacional do espaço.
O AgriHub Space, é uma iniciativa prática, voltada exclusivamente para o agronegócio. É o que as startups do Hub irão desempenhar em um moderno e amplo espaço de 400 m², situado no Edifico Famato, em Cuiabá. A rede de inovação vai oferecer suporte às startups e às empresas que desenvolvem e buscam projetos capazes de transformar os seus setores.
O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, falou da satisfação de participar da concepção e criação do AgriHub Space, o espaço físico que vai abrigar o AgriHub. “Não fiz parte do nascimento do projeto, o AgriHub surgiu na gestão do ex-presidente, Rui Prado. Participar da concepção do espaço que vai abrigar o AgriHub é uma alegria. Queremos fazer desse espaço físico a casa do AgriHub, a casa das ideias e das inovações que serão desenvolvidas especialmente para o setor produtivo rural. Porque aqui? Por que aqui é a casa do produtor rural”, discursou Normando Corral.
O AgriHub apresenta mais que um espaço de inovação. É um novo marco nas relações comerciais e institucionais do agronegócio mato-grossense e, também, um diferencial competitivo no mercado agropecuário. De um lado, grandes empresas se beneficiam da criatividade e inovação trazidos pelas startups, que, por sua vez, conseguem ter acesso aos principais players do setor e atuar de maneira efetiva na solução de desafios reais do agronegócio.
Sobre o conceito, o head (coordenador) do AgriHub e superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Otávio Celidonio lembrou do apoio e da força de vontade do ex-presidente do Sistema Famato, Rui Prado, e do atual presidente, Normando Corral, ao comprarem a ideia e darem liberdade para que todos os envolvidos pudessem trabalhar. “Junto conosco, eles pensaram nos desafios dos produtores e nas oportunidades do mundo das tecnologias. Foi aí que vimos um exército de pessoas, empreendedores e parceiros, querendo trabalhar e criar inovações para solucionar problemas reais dos produtores rurais de Mato Grosso”.
Representantes das empresas parceiras, Agro Amazônia/Sumitomo Corporation, Amaggi, Baye e Tropical Melhoramento e Genética Ltda (TMG) falaram sobre o que os levaram a acreditar no AgriHub Space como o primeiro Hub de inovação de Mato Grosso. Eles acreditam que o AgriHub Space é o vetor do desenvolvimento da agricultura digital.
Para o sócio proprietário da LM Ventures, Magnus Arantes, o AgriHub Space provavelmente será o maior hub de inovação em Agro do Brasil, já que está no maior estado produtor de grãos do país e por ser uma iniciativa do Sistema Famato, entidade que representa os produtores rurais.
Também participaram do evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda e o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro. Também estavam presentes autoridades, presidentes e diretores dos sindicatos rurais, produtores rurais, estudantes, pesquisadores e empreendedores.
No período da tarde aconteceram painéis com temas: “Inovação dentro das empresas parceiras” e “Existe solução para previsão climática?”. Além disso, também foram realizados pitches das startups Braz Soft, Terra Magna, TBDC, Cropman, Agricef e Trace Pack. Cada uma teve 10 minutos para apresentar o objetivo, ideia de inovação e possíveis soluções para situações identificadas nas empresas parceiras.
AgriHub –É uma rede de inovação em agricultura e pecuária, nasceu em 2016, em uma inciativa pioneira em Mato Grosso, e tem o objetivo de identificar os problemas dos produtores rurais e os conectam a startups, mentores, empresas de tecnologia, pesquisadores e investidores para desenvolver soluções e promover o melhor ajuste de tecnologias no campo. É uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Chamada de startups – As inscrições para as startups interessadas foram prorrogadas até o dia 18 de dezembro de 2019. Poderão participar startups que já tenham produtos desenvolvidos e que possam ser aplicados na prática e que tenham conexão com os problemas diagnosticados nas empresas parceiras ou na Rede de Fazendas Alfa. Devem ser selecionadas de 8 a 15 startups para este primeiro ciclo de nove meses.
Fonte: Ascom Famato