O mercado digital vem sendo cada vez mais utilizado e, com isso, surge a necessidade de incorporar novas formas de comercialização no agronegócio. Pensando nisso, a Gado Certo surge com a proposta de facilitar a compra e venda de animais. A partir disso, visitar fazendas em busca de lotes de bovinos se torna opcional, uma vez que, tudo é digitalizado. O projeto surgiu a partir da dor sentida pelos irmãos Eduardo e Imil Farah, hoje CEO e cofundador da empresa, que encontravam dificuldades em expandir os negócios além dos pecuaristas mais próximos.
A configuração da comercialização agropecuária ainda é tradicional e limitada pela distância, fazendo com que as trocas comerciais aconteçam, principalmente, com pessoas próximas e/ou conhecidas. Assim, o pecuarista fica limitado a um pequeno número de parceiros comerciais, enquanto um mercado conectado tem o poder de viabilizar melhores acordos, que vão garantir ao vendedor um preço justo e, ao comprador, animais que mais se aproximem de suas necessidades. A partir da Gado Certo, é possível encontrar lotes de gado com informações de peso, quantidade e a distância em que se encontra.
Como funciona na prática?
Os interessados em comprar ou vender devem entrar em contato com a empresa, cujos especialistas realizarão todo trabalho de visita, filmagem e pesagem média dos animais. Dessa forma, proporcionam auxílio na transação entre o vendedor e comprador e, até mesmo, auxiliam com questões de logística – como entrega e emissão de notas fiscais.
Eduardo explicou que a Gado Certo funciona por meio de uma plataforma na qual é possível visualizar as fazendas do estado, diferenciando as que compram das que vendem. O sistema tem informações como tamanho da propriedade, nome do administrador e principais interesses.
Quando uma venda é realizada, a Gado Certo garante a entrega dos animais, no peso e prazo combinados. Os principais benefícios proporcionados pela empresa são acesso ao mercado; segurança na compra e entrega, sem a necessidade de ir até o local em que os animais se encontram; facilidade de compra, em que a própria Gado Certo será a responsável por realizar as negociações e documentação; análise de crédito, trazendo segurança aos dois lados do acordo.
A plataforma da Gado Certo mapeia os clientes interessados e os lotes disponíveis para a venda, levando em consideração aqueles mais perto e que têm mais características em comum com o desejo do comprador.
Milhares de casos de sucesso
Hoje, a Gado Certo já conta com mais de 3000 pecuaristas cadastrados e alguns destes já comercializam 100% do gado com a empresa.
“Nós temos mais de duas mil pessoas que fizeram negócio com a Gado Certo, então são mais de dois mil casos de sucesso que a gente tem”, afirmou Eduardo.
Até agora, apesar de já ter realizado negócios com outros estados, o foco da empresa está em Mato Grosso. O estado comercializa anualmente, em média, 12 milhões de cabeças de gado, o que indica a grande capacidade de crescimento do setor de vendas na região.
Vantagens de ser residente do AgriHub
A Gado Certo se sentia “isolada” no mercado mato-grossense. Integrar o Hub foi uma forma de se conectar com outras startups e empreendedores de tecnologia, o que trouxe bastante aprendizado. O espaço de coworking foi um dos benefícios apontados por Eduardo, bem como estar presente dentro da Federação Agropecuária de Mato Grosso (Famato).
Sua startup também pode se tornar residente. Além de participar de uma enorme rede de agtechs, os residentes ainda contam com um espaço de coworking para gerar conexões. As startups do AgriHub conseguem ter contato direto com os produtores de Mato Grosso e empresas frequentadoras do Space, participação em todos os eventos do AgriHub, divulgação nos canais de comunicação, prioridade em eventos para realização de pitch e, a melhor parte, cafézinho, wi-fi e happy hour.
Entre em contato com a gente via e-mail parcerias@agrihub.org.br ou WhatsApp 65 3600-0733 e faça parte da nossa rede.
Por: Aline Costa – estagiária da Assessoria de Comunicação