Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 99678-0323

Empreendedorismo, inovação, troca de experiência, inspiração e muita informação. Estes foram os ingredientes para o Communities Metting, realizado nesta quinta-feira (07.11), na sede da Federação da Agricultura e pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). Uma parceria entre o AgriHub e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento foi o primeiro realizado pelo programa “Teias da Inovação”, projeto do Ministério que tem intuito de apoiar e fortalecer o desenvolvimento de ecossistemas de inovação fora dos grandes centros.

Foram apresentados a evolução das comunidades e os cases de sucesso de Vitória, Florianópolis, Campinas, Recife e Manaus, além é claro de Mato Grosso, discutindo sobre a evolução e atual estágio de maturidade local.

A conversa foi longa e produtiva, porque o público não economizou nas perguntas e na interação com os palestrantes. O assunto do primeiro painel foi “Longe dos grandes centros: como os sistemas empreendedores têm se desenvolvido”. Já o segundo, teve como tema: “Guiando ecossistemas: os caminhos para um ambiente empreendedor de sucesso”.

O evento também teve uma palestra do Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo César Rezende de Carvalho Alvim. O secretário abordou temas como ganho coletivo, convergência, conhecimento e vários outros que levaram o público a refletir e, consequentemente, a questionar para entender melhor o assunto. O secretário também explicou sobre o programa Teias da Inovação, destacando sua relevância para que o Brasil como um todo evolua em inovação e empreendedorismo.

De acordo com o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Head do AgriHub, Otávio Celidonio, para Mato Grosso, o Communities Meeting, que foi realizado numa parceria do Sistema Famato com o MCTIC e várias outras entidades, é fundamental para ajudar a desenvolver o ecossistema mato-grossense. “Estamos num processo de desenvolvimento, mas ainda falta muita coisa. Precisamos de mais empreendedores, startups e investidores e reunir todos para conversar e se desenvolver cada vez mais. Este evento é um marco para história de Mato Grosso”.

O responsável pelas parcerias do AgriHub, Fabio Silva acrescenta que se não há uma comunidade, não há soluções. “Isso é primordial para o agronegócio. Então fomentar estas discussões e tentar resolver os problemas, sejam do campo ou da cidade, é sempre muito importante”.

Silva acrescenta ainda que é preciso estimular cada vez mais eventos como o Communities Meeting para que os empreendedores vejam a possibilidade de empreender e de resolver, principalmente, o problema do produtor rural. “Que é o que mais queremos enquanto Sistema Famato e Agrihub”.