Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 99678-0323

Esta é a terceira vez que a Caravana Soja Brasil, projeto realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, (SENAR-MT), Canal Rural, Aprosoja Brasil e diversos outros parceiros estaciona em Ipiranga do Norte. O presidente do Sindicato de Produtores Rurais, Valcir Batista enfatiza que tecnologia é uma necessidade para o produtor. “Temos muitas dificuldades e toda ajuda é bem-vinda”.

 

Outra reclamação do presidente é a falta da mão de obra qualificada para trabalhar nesta área. “Temos máquinas modernas, mas não temos profissionais qualificados e capacitados para operar estes equipamentos e extrair 100% do que eles têm para oferecer”. Na opinião de Batista, o SENAR-MT é o principal parceiro para ajudar na solução deste problema.

 

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Otávio Celidonio fala sobre o papel da entidade na capacitação e qualificação da mão de obra para o setor do agronegócio. Segundo ele, a educação é um desafio, mas o SENAR-MT está buscando diversificar o formato das ações educativas. “Estamos inovando na forma de apresentar nosso conteúdo. Oferecemos Educação a Distância e estamos trabalhando em novos projetos como as trilhas de educação, soluções integradas e diversas outros”.

 

Celidonio explica ainda que esse formato do Soja Brasil que inclui palestras, oficinas e outros tipos de ações educativas acontece somente em Mato Grosso em função da parceria com o SENAR-MT. “Este ano, a palestra principal da Caravana Soja Brasil tem como tema “O futuro já chegou! O que a tecnologia tem a oferecer à agricultura”.

 

Outro assunto em pauta nesta primeira etapa do Soja Brasil, em Mato Grosso, é AgriHub, um programa de inovação e que tem o objetivo de integrar os produtores rurais e empresas de inovações tecnológicas. É uma rede de inovação com o objetivo de conectar produtores rurais às tecnologias desenvolvidas para o agronegócio.

 

O responsável pela área de parcerias do AgriHub, Fábio Silva, ao longo de sua palestra, que é bastante interativa, faz várias perguntas sobre conectividade, problemas enfrentados pelos produtores e, ainda aborda diversos outros assuntos. Todos esses dados estão sendo tabulados e serão apresentados para a sociedade em um evento realizado em abril, em Cuiabá.

 

CONEXÃO AGRIHUB – Todas as manhãs, dentro da programação do Soja Brasil acontece o Conexão AgriHub que é um evento do projeto AgriHub desenvolvido pela Famato, SENAR e Imea e tem o objetivo de apresentar aos produtores rurais novas tecnologias. Nesta rodada estão sendo apresentadas três tecnologias.

Em Ipiranga do Norte, cerca de 15 produtores fizeram parte do evento. A tecnologia que mais chamou a atenção do produtor rural Alexandre Gazieiro foi a +Gestão, um software estruturado de acordo com as necessidades da propriedade (flexível) e, que tem como objetivo gerar um banco de dados. “Estamos tendo um pouco de dificuldade para gerir nossa propriedade. Quem cuidava disso era meu pai e, faz mais ou menos um ano que ele faleceu. E nós, os filhos, estamos passando por uma fase de adaptação”.

Pedro Cossul acrescenta que a gestão da propriedade é difícil para todos. Mas tanto ele, quanto Carlos Luz ficaram bastante interessados no medidor de vazão que é um sistema que verifica a qualidade dos bicos dos pulverizadores utilizando a câmera do celular. “Contamos com a tecnologia para minimizar os custos e melhorar nossa rentabilidade”, destaca o produtor.

TECNOLOGIAS APRESENTADAS NO CONEXÃO AGRIHUB

Farmbox é uma delas. É a caixa de soluções completa para a gestão e a operação da fazenda. A ideia é ajudar a equipe a controlar as atividades, do planejamento até a colheita. Para saber mais acesse o site www.farmbox.com.br

+Gestão é outra tecnologia apresentada durante o Conexão AgriHub. Mais que um software, esta tecnologia possui um modelo de gestão estruturado de acordo com as necessidades da propriedade (flexível). O objetivo é gerar um banco de dados. Saiba mais acessando o site http://connectere.agr.br/

Já o medidor de vazão é um sistema que verifica a qualidade dos bicos dos pulverizadores utilizando a câmera do celular. Para saber mais acesse – http://www.dropscope.com.br/sprayflow/