O Dia Nacional da Inovação é comemorado em outubro. Em um dos setores de destaque na economia do Estado, o AgriHub trabalha na busca por implementar inovação e tecnologia
Desde 2010, no dia 19 de outubro, é comemorado no Brasil o ‘Dia Nacional da Inovação’. Seu surgimento foi devido a necessidade do incentivo à inovação tecnológica no país em diferentes setores. O estado de Mato Grosso é o maior produtor brasileiro de grãos e de proteína animal e, neste contexto, o Instituto AgriHub se tornou o primeiro Hub de inovação e tecnologia para auxiliar o setor produtivo do estado.
A inovação está em todos os setores, incluindo no agronegócio, que acompanha constantemente a evolução tecnológica. A criação do Instituto foi uma das formas que o Sistema Famato encontrou para orientar os produtores rurais mato-grossenses que precisam de novas alternativas e ideias.
O superintendente do AgriHub, Paulo Ozaki explicou a importância de existir um Hub de Inovação dedicado exclusivamente à diferentes maneiras de acompanhar a tecnologia dentro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). “Se não tiver ninguém pensando na linguagem da inovação, fica complicado para os produtores entenderem com mais profundidade. O universo da tecnologia tem muitas terminologias e especificidades que às vezes para o produtor é mais complexo.” destacou.
Uma das traduções para a palavra “Hub” é eixo. O significado reflete exatamente no que o AgriHub é: um eixo que liga o produtor rural à empresas e agtechs que tenham soluções para os problemas encontrados dentro e fora da porteira. Ao mesmo tempo ajuda as empresas a chegarem aos produtores rurais, por meio de eventos, projetos e outras ações que facilitam a interação.
“O objetivo de termos esse espaço dentro da Famato é justamente para conseguirmos entender o que está acontecendo, o que existe de tecnologia no mercado, pra gente traduzir isso para a linguagem do produtor.”
Paulo Ozaki
Quando começou a iniciativa, primeiro foram mapeadas quais eram as principais dificuldades encontradas por produtores e, a partir disso, concentrar as buscas por projetos que pudessem ajudar a diminuí-las. Após esse mapeamento, foi percebido que em muitos lugares do estado já existiam soluções para demandas do campo, mas que a implementação não era eficiente. Dessa forma, o AgriHub surge como uma ferramenta de facilitação.
A inauguração do AgriHub Space foi em dezembro de 2019 e sua consolidação como Instituto ocorreu em 2020, mas sua sua história começou um pouco antes, em 2016, como uma iniciativa da Famato, juntamente com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Hoje, mesmo com um espaço físico, o Instituto não se limita a ele. No espaço são realizados eventos, como o Conexão AgriHub Space, que visa promover networking e o compartilhamento de conteúdo relevante para o agronegócio. O Instituto busca também difundir as tecnologias por todos os principais pólos do agronegócio no estado, principalmente no interior, onde se concentra a produção.
Hoje, o Hub busca se manter sempre atualizado, desde o contato com outros Hubs de inovação até o mapeamento de novas startups e empresas com soluções voltadas para o setor produtivo. Até o último relatório de mapeamento, realizado em setembro deste ano, já foram mapeadas mais de 500 startups e empresas, disponíveis na plataforma My AgriHub, um dos maiores projetos realizados pelo instituto.
“Nosso objetivo é estar sempre entendendo o que existe de novas ideias, de novas empresas, novas startups, e tentar trazer pra perto, cadastrar. Sabendo o que elas fazem, a gente consegue entender como posicionar cada uma delas dentro do mercado de Mato Grosso”
Paulo Ozaki
AgriHub é Top 1 em Ranking de Inovação Aberta
O AgriHub venceu em primeiro lugar na categoria de ecossistemas regionais (MT), premiação top 100 Open Corps, o maior ranking de inovação aberta da América Latina. A noite de premiação foi no dia 18 de outubro, um dia antes do Dia Nacional da Inovação, reconhecendo o trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos.
Siga o AgriHub no Instagram e o Linkedin para ficar por dentro das próximas datas e temas e faça parte da Comunidade no WhatsApp para receber notícias e oportunidades em primeira mão!
Aline Costa - Estagiária da Assessoria de Comunicação AgriHub