Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 99678-0323

Na última edição do Conexão AgriHub Space de 2024, o combate e a prevenção a incêndios em propriedades rurais foi o assunto do bate-papo. Com o tema “Prevenção e detecção de incêndios”, os palestrantes Jhonathan Borella da NoFlame e Felipe Pilau da Weather Service debateram os impactos, causas e de que maneira os produtores rurais podem gerir essas emergências para mitigar os impactos das queimadas em propriedades rurais.

Felipe Pilau, professor da ESALQ/USP, iniciou o bate-papo apresentando dados da série histórica de incêndios no Brasil, destacando que, embora o cenário de 2023 tenha sido severo, o país ainda não vive o pior cenário das estatísticas. No entanto, ele alertou para o crescente risco em regiões como o estado de Mato Grosso, que concentra uma grande parte dos focos de incêndio no Brasil, especialmente durante o período de seca, de maio a setembro. O professor explicou que o aumento dos incêndios está diretamente ligado ao comportamento da radiação solar, que aquece a atmosfera e favorece o processo biofísico que gera as chamas.

Em 2023, Mato Grosso registrou mais de 2.000 focos de incêndio em setembro, um aumento significativo em relação ao ano anterior, com grande concentração de ocorrências nas regiões da Amazônia Legal e Cerrado. Esses incêndios não só geram danos ambientais, mas também afetam diretamente a produção agrícola e a qualidade do solo, representando um enorme desafio para os produtores rurais.

Jhonathan Borella, da NoFlame, deu sequência à discussão abordando os impactos financeiros e legais das queimadas nas grandes fazendas. Ele ressaltou que muitas vezes os produtores são responsabilizados por incêndios ilegais, especialmente por falta de mecanismos eficientes de monitoramento e identificação precoce dos focos. Borella destacou ainda que sua empresa atua no monitoramento remoto, utilizando tecnologia de ponta para detectar, prevenir e combater incêndios, ajudando os produtores a reagir rapidamente e evitar prejuízos.

A Weather Service, representada por Pilau, também contribuiu com soluções para os produtores, utilizando análises meteorológicas e previsões climáticas para identificar os períodos de maior risco de incêndios. Essas informações permitem que os produtores planejem suas atividades agrícolas de maneira mais segura e estratégica, minimizando danos e custos inesperados.

O último Conexão de 2024 reforçou a importância de uma gestão preventiva e de tecnologias adequadas para combater o avanço das chamas, além de destacar a necessidade de maior integração entre os produtores e as soluções tecnológicas para lidar com este desafio crescente.

A cada evento o AgriHub propõe uma questão atual e em alta no mundo do agronegócio, visando esclarecer e colaborar com as discussões para o produtor rural, empresas, startups, profissionais do agro e instituições de ensino e pesquisa. A ideia é tornar mais acessível a temática para quem acompanha as palestras e trazer o que é novidade na área de inovação.

Por Guilherme Sampaio, estagiário da Assessoria de Comunicação AgriHub