Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 99678-0323

O Conexão AgriHub Space de fevereiro debateu formas de lucratividade com o mercado de carbono e CPR Verde, mostrando os benefícios de incorporar essas ações em propriedades rurais e ainda explicou como os termos funcionam na prática para pequenos até grandes produtores 

O Conexão AgriHub Space proporcionou um bate-papo com profissionais do agro que pontuaram as diferenças entre CPR Verde e o Mercado de Carbono, bem como os principais aspectos de cada conceito. Com mais de 170 inscritos, 50 participantes presenciais  e transmissão online para produtores rurais e profissionais do agro, o evento promoveu um espaço de aprendizado, networking e compartilhamento de resultados. 

Sávio Sardinha, head de Agro Carbono na Future Carbon, iniciou a roda de conversa apresentando o significado de mercado de carbono e o conceito da corrida do Net Zero, que traz projetos focados em reduzir emissões de gás até que elas cheguem o mais próximo possível de zero. 

“O crédito de carbono gera um ativo que transita entre as empresas para compensação de emissões. Cada crédito é uma tonelada de carbono por hectare”, explicou Sardinha 

Sávio Sardinha no Conexão AgriHub Space

Para que uma propriedade seja inserida no mercado de créditos de carbono, é necessário que esta seja regulamentada por meio de uma certificadora. A partir da quantidade produzida no momento atual, será escolhida a melhor alternativa para que o carbono lançado na atmosfera seja reduzido. É importante destacar que o Brasil já tem autorização para o comércio de créditos mesmo que ele esteja em processo de regulamentação.

Se por um lado Sávio explicou sobre a redução da produção de gases por hectare, por outro, Renata Sebastiani, co-fundadora da MeuAgro, apresentou o conceito de Cédula do Produtor Rural Verde (CRP Verde). A CPR Verde é uma forma de recompensa para os produtores que auxiliam na preservação ambiental e favorece as formas de financiamento para aqueles que possuem área de vegetação preservada. Ela destacou que o mercado de CPR Verde é uma alternativa acessível, principalmente para pequenos e médios produtores rurais que, apesar de conseguirem, encontram dificuldades em utilizar o mercado de carbono. 

Renata Sebastiani, apresentando os aspectos da CPR Verde

A Cédula Verde é uma forma de compensar os produtores pela área preservada. A co-fundadora da MeuAgro destacou que produtores rurais podem emitir a cédula por meio das atividades relacionadas à conservação e recuperação de florestas nativas e de seus biomas e também até com áreas obrigatórias de preservação.

“Qualquer produtor que tenha área  de vegetação nativa, dentro e fora de Mato Grosso, têm o direito de receber pela proteção da sua área e de seu bioma”, destacou Renata

Tanto a CPR Verde quanto o crédito de carbono chegam no mesmo objetivo de quantidades “salvas” de carbono, ou seja, o quanto do gás foi limpo, reduzido ou impedido de ser lançado na atmosfera. 

O evento foi transmitido ao vivo e está disponível em nosso canal no YouTube. 

O Conexão AgriHub Space é um evento mensal que tem o objetivo de trazer ideias e percepções aos produtores rurais, gerar e fortalecer conexões no ecossistema. Os eventos acontecem sempre na última semana do mês e, após o bate-papo, convidamos todos para o Happy. 


Siga o AgriHub no Instagram e no Linkedin e faça parte da Comunidade no WhatsApp para ficar por dentro dos nossos eventos, conteúdo e novidades em primeira mão!

Por: Aline Costa - Estagiária da Assessoria de Comunicação AgriHub