O Conexão AgriHub Space de Maio abre o debate sobre as soluções tecnológicas de segurança para diminuir perdas de produtores rurais e garantir lucros por meio da tecnologia.
A edição do Conexão de Maio trouxe para o centro de nossa conversa as tendências e inovações em sistemas de segurança para as propriedades rurais e soluções tecnológicas para mitigar danos materiais e financeiros ao empreendimento rural ocasionadas por atividades criminosas. Na oportunidade, Amaggi, Agro Amazônia e Bycon conduziram as discussões sobre o tema Inovação Agrosegura: protegendo o futuro da agricultura com tecnologia.
A segurança no campo é uma dor sentida por muitos produtores e tem sido assunto cada vez mais recorrente nas reuniões estratégicas das empresas agropecuárias. A preocupação vem do crescente e alarmante número de furtos e roubos registrados nas propriedades, o que revelou a predileção dos criminosos em agir nessas localidades mais afastadas pela dificuldade de acesso das forças de segurança para coibir tal atuação. Esse dado é do levantamento feito pelo Governo do Estado em conjunto com as informações dos sistemas internos dos palestrantes convidados.
Rodrigo Dias, gerente corporativo de segurança da Amaggi, abordou esses pontos em sua apresentação e fez o levantamento das principais dificuldades do produtor no dia a dia do campo, além de dar dicas de como identificar e se proteger das ações maliciosas. Para ele, investir em segurança vai além de ter uma propriedade mais segura, pois essa tomada de decisão também impacta diretamente na lucratividade.
“O investimento em ferramentas de segurança traz tranquilidade aos trabalhadores, agrega valor e, quando feito de forma assertiva, traz lucratividade”, afirmou Dias.
Dentre as principais reclamações de atividades ilegais ou fraudulentas estão fraude nas balanças de pesagem, ordem de carregamento falsa, furtos de grãos, roubos de fertilizantes e defensivos agrícolas. As ações são pensadas para se aproveitar de brechas na segurança na rotina de trabalho, geralmente em momentos de muita agitação.
Atentos a isso, a Agro Amazônia fez o dever de casa e buscou traçar seu plano e aumentar o nível de sua segurança. A apresentação do Gerente de Compliance e Controles Internos, Edvandro Martins, pontuou que com planejamento é possível criar um ambiente seguro para que funcionários estejam motivados a contribuir com os ganhos da empresa e os prédios sejam cada vez mais inteligentes no rastreio de atividades não programadas.
“A Agro Amazônia tem um compromisso em defender não somente a empresa, mas as pessoas e o meio ambiente”, diz Edvandro sobre a política de proteção corporativa.
Os resultados positivos da Agro Amazônia nesse cenário reforçam a ideia de que um projeto e o desenvolvimento de estratégias em segurança podem gerar um ambiente com menos riscos de perdas financeiras e de pessoal. A empresa, que buscou auxílio de consultoria, reduziu as suas taxas de crimes ou incidentes a zero dentro de suas filiais com equipe treinada para identificar todos os sinais e as leituras feitas pelos algoritmos implementados nas sedes da rede.
Na mesma esteira, a Bycon, representada pelo CVO e Investidor do Mercado de Segurança, Adalberto Bem Haja, que tem 22 anos de experiência na área, acrescentou suas considerações sobre o futuro e a evolução dessas tecnologias ao longo dos anos. Bem Haja explicou que os sistemas estão se atualizando e disponíveis no mercado para serem usufruídos, ressaltando a importância dos produtores se manterem atualizados quanto a esses serviços.
O palestrante ainda esclareceu que as inovações tecnológicas devem ser usadas conforme necessidade e adquiridas dentro do orçamento de cada cliente. Mas reforça que a tecnologia veio para facilitar a vida e dar mais controle sobre os processos de monitoramento dentro das propriedades.
O alerta que fica é para que os produtores aprimorem os equipamentos de segurança que já utilizam a fim de evitar ações de criminosos, perdas e, por consequência, prejuízos.
“O uso de inteligência artificial facilita a vida, aumenta a segurança e reconhece padrões de ameaça da propriedade. A ideia é que os sistemas sejam programados para aprender e se ajustar às dinâmicas da empresa”, pondera o CVO da Bycon.
O Conexão AgriHub Space é um evento mensal do Instituto que, além de receber os convidados e participantes, também conta com transmissão ao vivo para todo o Brasil. Nosso objetivo é debater tendências que influenciam no setor produtivo e, após o bate papo aberto com perguntas e respostas, os participantes têm um momento de happy hour para gerar e fortalecer conexões.
Para assistir a transmissão do evento, clique aqui.
Por: Guilherme Sampaio, estagiário da Assessoria de Comunicação AgriHub.