Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 99678-0323

O mapeamento de atributos do solo em larga escala pode otimizar o planejamento do uso do solo. Isso porque os métodos historicamente e ainda muitas vezes aplicados para coleta e mapeamento de atributos do solo são dispendiosos. Além disso, demandam não só dinheiro, como também tempo para serem realizados.

Cabe enfatizar ainda os prejuízos do manejo tradicional de fertilizantes e de calcários. Sem considerar a variabilidade espacial desses insumos, a prática resulta em uma aplicação ineficiente – tanto em excesso como em escassez.

Por esses motivos, foram criadas estratégias e novas tecnologias para tornar a atividade menos onerosa e mais sustentável. O tratamento localizado da cultura, considerando-a como desuniforme, desponta como uma opção interessante em termos de produtividade. Além disso, proporciona uma redução significativa do uso de insumos

Já se sabe que amostras localizadas próximas umas das outras apresentam comportamentos similares – ao contrário das amostras que ficam distantes. A frequência de amostragem deve ser realizada quanto mais intensiva for a utilização do solo.

Em geral, para a confecção de mapas com baixo nível de erros, é importante adotar uma malha com elevada quantidade de pontos. Dessa forma, tem-se uma visão mais próxima da realidade no mapeamento de atributos do solo. 

Deve-se ainda buscar uma aplicação bem-sucedida da taxa variável de insumos. Nesses casos, tecnologias confiáveis ​​são necessárias para analisar a variabilidade espacial dos diferentes atributos de fertilidade do solo.

Existem diversos métodos para analisar a variabilidade espacial de atributos físicos, químicos e físico-químicos dos solos. Essa análise pode ser feita utilizando-se sensores ou levando-se as amostras para o laboratório. Quanto à forma de definição dos pontos de amostragem, podem ser adotadas a amostragem dirigida e a amostragem em malha.

Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre os sensores utilizados no mapeamento de atributos do solo! Confira!

Sensores para o mapeamento de atributos do solo

A adequada caracterização espaço-temporal dos atributos do solo é fundamental. Ela viabiliza o sucesso das estratégias de aplicação de fertilizantes em taxa variável, possibilitando os costumeiros benefícios da agricultura de precisão.

Sabe-se que as tecnologias de sensoriamento executam o mapeamento de atributos do solo com baixo custo. Sem contar que possuem as vantagens de alta resolução amostral e precisão adequada

E que ferramentas podem aumentar a quantidade de informações sobre o solo? Dois exemplos são: 1) os sistemas de sensores compatíveis com medições on-line; e 2) os sistemas de sensores portáteis combinados com procedimentos analíticos simplificados.

Existem diversos sensores utilizados para o mapeamento de atributos do solo. De acordo com Adamchuk et al. (2004), são classificados da seguinte forma

  • Sensores elétricos e eletromagnéticos.
  • Sensores ópticos.
  • Sensores mecânicos.
  • Sensores acústicos.
  • Sensores pneumáticos.
  • Sensores eletroquímicos.

Atualmente, observa-se que aplicações inovadoras vêm sendo propostas no mapeamento de atributos do solo. Entre elas, pode-se citar, inicialmente, o uso de espectroscopia vis-NIR para o manejo localizado. Ou ainda o uso de condutividade elétrica aparente.

Com o desenvolvimento da agricultura de precisão, a condutividade elétrica aparente tem sido utilizada para identificar locais com características similares de solo. Para isso, são empregados eletrodos de antimônio. Ainda cabe destacar o sensor de pH desenvolvido para a caracterização de solo. Um dos princípios desse sensor é que ele trabalha por meio de íons seletivos.

De forma geral, cada sensor apresenta uma perspectiva particular sobre a predição de atributos físicos e químicos do solo. Tudo vai depender de seu conceito de projeto e de seu tipo de operação.

Alguns sensores permitem a aquisição de dados em solos com quase nenhum preparo de amostra. Contudo, outras tecnologias ainda precisam de algumas etapas de preparação para manter um desempenho favorável.

Saiba mais! 

Os avanços tecnológicos para sensores têm permitido que eles se tornem cada vez menores, mais precisos e de baixo custo. É visível que a modernização no setor agrícola potencializa os resultados, o que possibilita o alcance de altos patamares de produtividade. Esse é um caminho sem volta, portanto, não fique de fora dessas novas oportunidades para o seu empreendimento!


Continue acompanhando as publicações no nosso blog e esteja por dentro de outras novidades sobre mapeamento de atributos do solo!