Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 3600 0733

As ações de dessecação para potencializar a produtividade e o rendimento da lavoura dependem da escolha do herbicida. A pulverização em soja, por exemplo, é feita com o objetivo de eliminar plantas daninhas e/ou indesejadas presentes na área. Inclusive, realiza-se antes da semeadura de determinada cultura. Nesse sentido, a Agricultura Digital tem servido como meio para incorporar ferramentas tecnológicas nessa etapa de produção agrícola!

A dessecação no pré-plantio mitiga o desenvolvimento das plantas daninhas e os restos de culturas antecessoras na lavoura. Isto é, evita que plantas indesejadas sejam hospedeiras de pragas que podem prejudicar o crescimento da cultura implantada.

Assim, resumidamente, a prática visa a manter a área limpa para o momento do plantio. O manejo de dessecação vai impedir a competição por água, luz e nutrientes do solo entre a cultura e as plantas daninhas. 

Em essência, a dessecação acelera o envelhecimento da planta. Cabe ressaltar que os dessecantes que aceleram o envelhecimento são usados sobre a soja no final do ciclo produtivo. Neste momento, são utilizados herbicidas não seletivos e/ou mais específicos para algumas plantas resistentes ou indesejadas. Atualmente, existem exemplos de dessecação aplicada a diversos tipos de cultura.

Continue a leitura para entender um pouco mais sobre a prática da dessecação e a Agricultura Digital! Confira!

O herbicida certo para a dessecação

É muito importante utilizar a tecnologia adequada de aplicação no processo de dessecação. Ou seja, é possível usar herbicidas sobre o solo ou sobre as folhas das plantas. Outro ponto relevante é que, ao escolher o produto a ser aplicado, deve-se atentar ao mecanismo de ação do herbicida. Este pode ser de ação sistêmica ou de contato (confira as orientações da Embrapa).

Práticas de pulverização 

Primeiramente, é preciso conhecer as plantas daninhas presentes e definir o tipo de herbicida a ser aplicado. Dessa forma, será possível realizar o controle adequado dessas plantas, além de cortar os custos desnecessários.

Para melhorar o desempenho do pulverizador, verifique alguns fatores relacionados ao equipamento. Por exemplo: 

  • calibração;
  • regulagem e limpeza;
  • investimento na capacitação de mão de obra para o processo.

Para executar a pulverização, o equipamento precisa ser adequadamente regulado. Ou seja, prepare-o para produzir gotas de determinado tamanho e para alcançar uma determinada taxa de aplicação (l/ha).

Em relação à velocidade de aplicação, esta pode variar de acordo com a declividade do terreno. Em área declivosa, a velocidade deve ser reduzida para que o equipamento consiga se deslocar e manter as barras estáveis.

Limpeza do pulverizador

Limpe seu equipamento completamente após cada uso ou quando for necessário trocar os produtos químicos. Resíduos de herbicidas podem corroer metal, obstruir mangueiras ou danificar bombas e válvulas, a menos que sejam removidos imediatamente.

Às vezes, esses resíduos reagem com os herbicidas usados ​​posteriormente, reduzindo a eficácia destes ou causando danos no manejo. Alguns rótulos de herbicida fornecem informações específicas sobre a limpeza de equipamentos de pulverização.

Dessecação para acelerar o processo de colheita

A dessecação também pode ser utilizada como estratégia para acelerar o processo de colheita. Essa prática seca a planta, deixando-a pronta para ser colhida mais cedo. Isso é relevante principalmente conforme as condições de cultivo, em especial para safras ainda úmidas demais para serem colhidas. Além disso, quanto mais cedo você obtiver sua safra, mais cedo poderá começar a planejar a próxima.

A dessecação de uma safra elimina o excesso de material vegetal verde. Assim, evita que o equipamento de colheita tenha que fazer trabalho extra e reduz o desgaste do maquinário. Isso se dá tanto melhorando a eficiência do equipamento quanto mitigando o crescimento desigual da safra. 

A dessecação da safra, em associação à Agricultura Digital, oferece muitos benefícios. Essa prática pode ser extremamente útil para os produtores conforme a colheita se aproxima!

Agricultura Digital: saiba mais! 

Viu como a Agricultura Digital é essencial para o futuro do agronegócio? A utilização da tecnologia agrícola digital pode agregar valor aos produtos por meio da captura e da avaliação de dados. Desse modo, aprimora o desempenho da cultura e promove uma visão estratégica de mudança sustentável!


Continue acompanhando as publicações no nosso blog e fique por dentro de outras novidades no setor do agronegócio brasileiro!