Como encontrar as soluções ideais para a sua produção

Conheça as ferramentas que disponibilizamos gratuitamente

Se você empreende, já empreendeu ou pretende empreender, é possível que se depare em algum momento com a pergunta: seria melhor resolver um problema ou melhorar um processo? Não há resposta certa ou errada. Há, porém, diferentes formas de trabalhar que podem mudar os resultados.

Quando o AgriHub iniciou seus trabalhos, em 2016, havia a necessidade e a recomendação de ouvir os clientes e entender as suas necessidades. Guiada por este objetivo, a equipe andou pelos quatro cantos de Mato Grosso, conversou com produtores rurais, aplicou metodologias ágeis e dinâmicas com eles, bem como usou ferramentas de priorização. E o resultado desse processo? Foi possível identificar mais de 100 problemas que aconteciam da porteira para dentro das propriedades.

Percebemos o impacto dessa realidade quando se tenta fazer a resolução de um problema relatado pelo produtor. Por exemplo, no caso de um produtor rural que relata possuir um problema de pragas, doenças e daninhas e, do outro lado, está a agtech que afirma ter uma solução para pragas, doenças e daninhas.

Porém, ambos se esquecem do fato que apresentar o problema e a solução dessa forma ainda é genérica, uma vez que a dor do produtor pode estar relacionada ao controle de pragas, doenças e daninhas e a solução a agtech ser específica para o monitoramento das pragas, doenças e daninhas. A combinação não funciona! As expectativas em relação a resolução dos problemas estão desalinhadas e o negócio não prosperará.

A partir dessa experiência, o hub evoluiu, baseado no entendimento de que o campo é feito por sequências de ações minimamente definidas e programadas que trarão um resultado esperado no final. Ou, em outras palavras: o campo é feito de processos. Assim, se o produtor rural cultivar gergelim, ele terá que realizar processos de pré-plantio, plantio, tratos culturais, colheita e pós-colheita e, vejam só, se o cultivo for de soja, não há diferenças significativas. Portanto, temos aqui um macroprocesso que abrange as culturas vegetais.

Da mesma forma, se analisarmos somente o processo de pré-plantio, encontraremos também subprocessos necessários para que ele seja efetivo. E dentro dos subprocessos, existem ainda as atividades. Aqui é possível ir longe, porém, nas validações feitas pelo hub, pensar em macroprocessos, processos e subprocessos é algo que atende o campo. 

Ao enxergar e entender essas diversas etapas do manejo, se o produtor rural quiser controlar as pragas, doenças e daninhas, seguindo o mesmo exemplo anterior, ele poderá olhar para opções de soluções que façam exatamente isso, desconsiderando aquelas que não atendem a necessidade dele.

Já à agtech que precisa vender a solução, cabe o desafio de comunicar de maneira clara em suas campanhas publicitárias, pitches e propostas comerciais os processos que ela de fato entrega na solução para o campo, tornando sua proposta de mercado mais entendível para aqueles que ela deseja atingir.

Portanto, mais que nunca, buscar uma comunicação eficaz e um alinhamento de expectativas é fundamental para o sucesso de um projeto, produto e/ou serviço que se pretende implementar, sendo a visão de processos um elemento facilitador.

Outro elemento facilitador para o produtor rural é a My AgriHub, nossa plataforma digital, totalmente gratuita, que possui mais de 450 soluções para as produções agropecuárias a um clique de distância. Com ela você encontra as tecnologias que precisa para otimizar as produções vegetais e animais da fazenda, de forma rápida e prática.

Como fazer parte:

  1. Acesse a My AgriHub
  2. Faça seu cadastro, escolhendo o perfil que mais se adeque a sua realidade;
  3. Pronto, você terá acesso a inúmeras soluções inovadoras, blog de artigos, agendas de eventos, cursos e treinamentos, notícias e muito mais.

Temos também, como ferramenta facilitadora para o produtor rural, o AgriHub Map, com todos os processos de pré-plantio, plantio, tratos culturais, colheita e pós-colheita. Um conteúdo completo, desde os macroprocessos até os subprocessos necessários nas produções agropecuárias. 

Desde a nossa fundação, trabalhamos para aprimorar as atividades agropecuárias e contribuir com a produtividade dos produtores rurais. O nosso Hub está sempre aprimorando e atualizando os processos para prestar o suporte necessário.

Saiba mais!

Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Converse com a gente pelo WhatsApp. Lá você conhece o nosso trabalho, tira as suas dúvidas, envia sugestões e também recebe em primeira mão todas as novidades do universo agro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *