Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 3600 0733

As estratégias para ter uma colheita bem sucedida

O Brasil é considerado o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. Segundo o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), na safra 2020/21, fomos responsáveis pela produção de 654,5 milhões de toneladas, das quais se originaram 41,2 milhões de toneladas de açúcar e 29,7 bilhões de litros de etanol.

Em Mato Grosso, de acordo com o boletim de safra de cana-de-açúcar,  da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), na safra 2021/22 foram colhidas 15,406,6 mil  toneladas de cana, o que sinalizou um crescimento de 0,8% em relação a safra anterior.

Para superar as expectativas e atingir números expressivos que geram destaque, é preciso traçar um planejamento completo e detalhado. Afinal, esse é o primeiro passo mais crítico no processo de produção, pois é também o que proporciona o equilíbrio dos fatores ambientais, sociais e econômicos. 

A produtividade de uma lavoura está exposta a muitos fatores controláveis e, principalmente, incontroláveis. Dessa forma, é importante conhecer os principais pontos de impacto para  uma produção bem-sucedida e elaborar estratégias que contribuam com esse objetivo.

Comece os preparativos com a manutenção dos maquinários

As máquinas e os implementos agrícolas apresentam desgastes naturais ao longo de suas vidas úteis, decorrentes da execução das operações. Estes desgastes podem ser acentuados se o maquinário não estiver devidamente regulado, podendo até mesmo gerar sobrecarga em seu funcionamento.

O que chamamos de “manutenção preditiva” pode te ajudar a evitar muitas dores de cabeça ao longo da safra. Máquinas pesadas como as colheitadeiras de cana-de-açúcar, são utilizadas em trabalhos intensos e sob condições rigorosas, por períodos longos e por isso podem desgastar com mais facilidade. 

Quando você investe na manutenção preditiva, você automaticamente evita correções nos períodos entressafras, reduz custos e aumenta a disponibilidade da máquina. Normalmente nesses períodos as mecânicas congestionam e isso resulta, ainda, em um atraso nos seus processos. Outra forma de precaver é investir nas inspeções rotineiras e análises de óleo, pois é através destas revisões você observa os serviços necessários para serem feitos. 

Elabore planos para atingir as expectativas

A produção de cana-de-açúcar possui processos específicos que são indispensáveis quando o assunto é obter um bom resultado. Cuidados como: pluviosidade, temperatura, fotoperíodo, topografia do terreno, espaçamento, distribuição, correção do solo, calagem, mudas, profundidade, tratamento, entre outros são cruciais para aumentar o rendimento. 

Procure especialistas de confiança para analisar a produção, identificar possíveis problemas e estimar o potencial de produção. 

Visão clara sobre cada etapa

Você já ouviu falar sobre a importância dos processos nas produções? A verdade é que seguir um passo a passo pode ser muito mais vantajosos e lucrativo. Em nosso AgriHub Map elaboramos um mapeamento completo com todas as etapas essenciais no processo de produção da cana-de-açúcar, onde você tem acesso a uma visão específica de cada fase e em vários níveis de detalhamento, podendo adequá-los a sua realidade. 

Planos de rotatividade das culturas

Uma grande estratégia aplicada pelos canaviais é a rotação das culturas com leguminosas como: amendoim, soja e milho. Após a colheita, o produtor pode escolher renovar o plantio ou seguir com a rotação de culturas. 

Escolher pela rotação, pode oferecer benefícios como a melhora biológica, física e química do solo, economia, absorção de água, combate de pragas, geração de empregos entre uma safra e outra e o aumento da produtividade para o próximo plantio de cana.

Definir a operação com especialistas pode ajudar a transformar sonhos em realidade. Eles contribuem com o aumento da precisão e estão sempre atentos a possíveis problemas.

Saiba mais! 

Nós podemos ajudá-lo a desenvolver um plano de colheita para sua operação. Entre em contato!

Você se interessou pelo artigo e quer conhecer um pouco mais sobre outras inovações? Continue acompanhando as publicações em nosso blog e assine também a newsletter para receber as novidades diretamente em seu e-mail! Até a próxima!