Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 99678-0323

A mantenedora do AgriHub tem contribuído para cumprir as metas do clima estabelecidas para o território nacional

Em conformidade com seus objetivos climáticos e consolidando seus esforços para uma produção agrícola mais sustentável, a AMAGGI, maior empresa brasileira de grãos e fibras, investe em um projeto de geração de carbono por meio de agricultura regenerativa. A iniciativa, em parceria com a Naturall Carbon, será desenvolvida em uma fazenda em Rondônia, uma área agricultável de 25 mil hectares, e poderá ser expandida no futuro.

De acordo com o projeto, pastagens degradadas e culturas com manejo convencional serão transformadas por meio de práticas regenerativas como plantio direto, rotação de culturas e uso de culturas de cobertura. Essa abordagem permite capturar CO₂ da atmosfera via fotossíntese e armazená-lo no solo, melhorando a fertilidade, a biodiversidade e a matéria orgânica, e aumentando a produtividade das lavouras.

A parceria estratégica no mercado de créditos de carbono será certificada pela Verra, que utilizará a metodologia VM 0042 ALM (Agriculture Land Management), considerada a mais científica e completa para sequestro de carbono no solo agrícola.

Os créditos de carbono gerados serão do tipo Removals (remoção) e baseados na natureza (Nature-Based Solutions), trazendo um impacto positivo para a mitigação dos efeitos climáticos e para a manutenção dos ecossistemas.

O projeto reforça o compromisso da mantenedora do Instituto com a sustentabilidade por meio de ações estratégicas para a descarbonização de suas operações. A empresa é a primeira produtora de soja, milho e algodão no Brasil a ter metas de redução de emissão de gases de efeito estufa de curto e longo prazo, além de FLAG (Floresta, Terra e Agricultura), validadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi) para os escopos 1, 2 e 3.

“A descarbonização do setor é um desafio coletivo e com iniciativas como essa estamos impulsionando um agronegócio mais sustentável e comprometido com o futuro. A AMAGGI experimenta em suas próprias fazendas essas práticas e avança no monitoramento dos seus impactos”, afirma Juliana Lopes, diretora de ESG, Comunicação e Compliance da AMAGGI. A empresa trabalha ainda na certificação de práticas agrícolas regenerativas, por meio do Amaggi Regenera, e na adoção do uso de biodiesel puro (B100) em substituição do diesel convencional em sua frota rodoviária, fluvial e maquinários agrícolas, podendo reduzir em até 99% as emissões de CO₂ nessa operação, segundo o GHG Protocol.

Sobre a AMAGGI

Com quase 50 anos de história, a AMAGGI se faz presente em diversas etapas da cadeia do agronegócio. Produz soja, milho, algodão, fibras e sementes, e investe na originação, processamento e comercialização de grãos e insumos. Fundada em 1977 e com sede em Cuiabá (MT), a empresa está em todas as regiões do Brasil, com fazendas, armazéns, escritórios, fábricas, frota fluvial e rodoviária, terminais portuários e centrais hidroelétricas. No exterior, a empresa possui unidades e escritórios na Argentina, China, Holanda, Noruega, Paraguai, Suíça e Singapura. A AMAGGI possui uma base de relacionamento comercial de aproximadamente 5,6 mil produtores rurais e comercializa aproximadamente 20 milhões de toneladas de grãos e fibras em todo o mundo.

Por Assessoria de Comunicação AMAGGI