Uma das dificuldades percebidas pelos produtores de grãos em Mato Grosso é o armazenamento, ou seja, há pouco espaço para a grande quantidade produzida durante as safras, gerando prejuízos logísticos. Neste cenário, a Agrosilos União viu a oportunidade de incorporar no estado sua solução voltada para construir condomínios de grãos.
Surgida no Paraná e com 25 anos de existência no setor agro, a Agrosilos traz diferenciais em sua atuação. A empresa oferece a oportunidade de os produtores se tornarem donos de uma das partes do condomínio de grãos, dispensando a necessidade de aluguel ou arrendamento do espaço, que pode ser revendido futuramente.
A perspectiva da empresa é instalar condomínios em cidades estratégicas que têm grande produção e baixo armazenamento. Paulo, o CEO da Agrosilos União explicou que os condomínios próximos à propriedade geram prosperidade local, trazendo agilidade na entrega da colheita até o silo. Isso auxilia na geração de melhores preços de mercado.
Além do armazenamento, os condomínios oferecem tecnologias para proporcionar um acompanhamento de cada produtor. A empresa tem um olhar voltado para municípios estratégicos e bem localizados nas regiões do estado. Com isso, espera-se facilitar o transporte, armazenamento e logística de grãos, evitando gastos e aumentando os lucros.
Dentre os benefícios oferecidos destaca-se a diluição dos custos, na qual o produtor não terá que pagar o valor total de uma construção, pagando apenas pela gestão completa de seu produto. Além disso, a Agrosilos se preocupa com o ESG, um dos selos utilizados como referencial em muitas empresas.
Integrando o quadro de residentes AgriHub desde agosto de 2022, a Agrosilos se identificou com a visão do Instituto de promover soluções voltadas para o agronegócio mato-grossense e que, estando próximo, poderia se aproximar do mercado da região.
Dentre os cases de sucesso, Paulo destacou o projeto de condomínio de grãos que já está disponível e sendo entregue nas mãos dos produtores. Os condomínios não formam sociedade e cada produtor pode utilizá-lo conforme sua necessidade e, inclusive, vender para terceiros. Em Mato Grosso, para o início do projeto, são visadas pelo menos 5 cidades que têm potencial para o desenvolvimento do setor.
Vantagens de ser residente do AgriHub
Além de participar de uma enorme rede de agtechs, os residentes ainda contam com um espaço de coworking para gerar conexões. As startups residentes do AgriHub conseguem ter contato direto com os produtores de Mato Grosso e empresas frequentadoras do Space, além de participação em todos os eventos do AgriHub, divulgação nos canais de comunicação, prioridade em eventos para realização de pitch e, a melhor parte, cafézinho, wi-fi e happy hour.
Entre em contato com a gente via e-mail parcerias@agrihub.org.br ou WhatsApp 65 3600-0733 e faça parte da nossa rede.
Por: Aline Costa - Estagiária da Assessoria de Comunicação AgriHub