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Agronegócio brasileiro e o Comércio Exterior – AgriHub

AgriHub

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 99678-0323

Como as tecnologias podem contribuir com a exportação no agro

Com o auxílio da tecnologia, os níveis de produtividade do agronegócio brasileiro têm desempenho igual e, muitas vezes, superior em relação aos principais competidores mundiais no setor.

O sucesso do setor agrícola está significativamente associado com a capacidade de adaptação às incertezas por meio de instrumentos de gerenciamento de riscos e também com a aplicação de tecnologias de ponta no desenvolvimento das lavouras e criações animais. 

Nesse contexto, a chamada “tecnologia de precisão” há muito tempo vem sendo desenvolvida e aplicada no campo com o propósito de elevar a produtividade de maneira a compensar as deficiências estruturais do país que vão além da porteira, portanto, não são gerenciáveis pelo produtor.

A evolução tecnológica acelerou o processo de inovação agrícola e permitiu o desenvolvimento da primeira colheita totalmente operada por máquinas do mundo – uma operação sem a necessidade do ser humano entrar no campo – fato ocorrido em 2017 e que foi um marco na agricultura digital, também conhecida como “agricultura inteligente”, “e-agricultura” ou “agricultura 4.0”.

Exportações do agro brasileiro

Cabe primeiramente mencionar níveis importantes alcançados pelas exportações do agronegócio brasileiro. De acordo com análise da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com base nos dados do Ministério da Economia, as exportações do setor alcançaram US$ 10,5 bilhões em fevereiro deste ano, uma alta de 65,8% em relação ao mesmo mês de 2021.

No acumulado no ano, as vendas externas já somam US$ 19,3 bilhões, incremento de 61,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre os principais produtos exportados, a soja em grãos lidera a lista, com participação de 29,9% no total das vendas externas e receita de US$ 3,1 bilhões, totalizando um crescimento de 203,4% ante o mesmo mês de 2021. 

A carne bovina in natura foi o segundo item mais embarcado (US$ 889,5 milhões), seguido pelo café verde (US$ 828,0 milhões), farelo de soja (US$ 699,6 milhões) e carne de frango in natura (US$ 612,5 milhões). A inserção de tecnologia e inovação nesse setor contribui fortemente para seu crescimento.

A facilidade no intercâmbio de tecnologia e inovação

O empreendedorismo, a tecnologia e a inovação se apoiam conjuntamente. A tecnologia fornece aos empreendedores novas ferramentas para melhorar a eficiência e a produtividade de seus negócios ou, ainda, novas plataformas para realizar seus empreendimentos. 

Por sua vez, os empreendedores alimentam a inovação tecnológica desenvolvendo novos ou melhorando produtos, serviços ou processos existentes e garantindo a comercialização. 

O uso de tecnologias de ponta e a inovação no agronegócio tem contribuído para o crescimento sustentável do setor, bem como a sua contribuição para a economia brasileira como um todo.

O comércio nas plataformas 

As plataformas de comércio são soluções digitais que podem conectar atores em transações comerciais e permitir que eles realizem funções críticas, como preencher documentos, efetuar pagamentos ou rastrear carga. 

Simultaneamente, a negociação internacional de insumos, sementes, produtos e maquinário fica ainda mais fácil com a inovação tecnológica que rompe as barreiras que, anteriormente, dificultavam esse contato e negociação com o exterior. Isso também aumenta a produtividade do campo, fazendo com que quanto mais se produz, mais se exporta. 

Dessa forma, essas ferramentas têm o potencial de reduzir custos, simplificar a logística e facilitar o fluxo contínuo de informações entre as partes interessadas.

Tecnologias digitais avançadas

As tecnologias digitais avançadas desenvolvem-se rapidamente e impactam quase todos os setores, mudando a forma como as empresas operam na economia. Especificamente, essas tecnologias moldam como as empresas integram seus parceiros estratégicos geograficamente dispersos, fornecedores especializados e bases de clientes em estruturas complexas. Além disso, a adoção de tecnologias avançadas está associada a um maior acesso a mercados internacionais e maior reconhecimento internacional de oportunidades.

A utilização de tecnologias avançadas pode reduzir os custos de transação, alterar a extensão geográfica e a densidade das cadeias globais de valor e facilitar a colaboração internacional das empresas.

A análise de big data, impressão tridimensional (3D), sistemas robóticos avançados, computação em nuvem, realidade aumentada e virtual e blockchain são exemplos de tecnologias que estão remodelando lentamente as cadeias de valor globais.

Transferência de informações a velocidades inimagináveis

Hoje em dia, a quantidade de informação transferida por smartphones e Internet é muito grande. As últimas inovações abriram as portas do comércio global para pequenas e médias empresas.

Os celulares se tornaram um canal aberto para comunicação empresarial e relacionamento com o cliente. O acesso ao e-mail e à Internet também aumentou por conta dos dispositivos. O envio de mídia na forma de áudio, vídeo e imagens ajudou a eliminar as barreiras de contato no setor agropecuário.

As invenções em tecnologia ajudam a agroindústria no marketing através de diferentes tipos de mídia onde as restrições de anúncios impressos são mínimas. As estratégias de divulgação no digital agora envolvem a criação de sites e a venda de produtos e serviços online. Por e-mail, é possível obter mais exposição aos produtos e serviços que a empresa oferece. Já o marketing de aplicativos está ganhando popularidade para fins relacionados a negócios.

O uso da tecnologia aproximou negócios e clientes em diversas áreas. A digitalização revolucionou a agricultura brasileira e ofereceu novas oportunidades, inclusive no comércio exterior. Oferecer aos clientes todas as formas possíveis de contatar a sua propriedade ou empresa aumenta as chances de venda. E tudo isso já é possível graças às mais recentes tecnologias e aplicativos mobiles. 

Saiba mais! 

Investir em tecnologia é agregar valor aos produtos e serviços da sua empresa. Você se interessou pelo artigo e quer conhecer um pouco mais sobre as inovações no setor agropecuário? Continue acompanhando as publicações em nosso blog e assine também a newsletter para receber as novidades diretamente em seu e-mail! Até a próxima!