Durante a Feira do Empreendedor, que começou quarta-feira (4) e encerra sábado (7) no Centro de Eventos Santa Terezinha em Rondonópolis, haverá troca de experiências do projeto AgriHub sobre inovação tecnológica com a área de agro do Sebrae-MT para estimular o surgimento de novos modelos de negócios para pequenas propriedades rurais.
O AgriHub, projeto desenvolvido pelo Sistema Famato para identificar as necessidades dos produtores e os conectar a startups, mentores, empresas, pesquisadores e investidores, cria oportunidades para que projetos públicos e privados desenvolvam ações. Assim haverá o “Desafio Agro”, iniciativa do Sebrae-MT executado com metodologia do AgriHub para prover soluções para desafios e perfis previamente identificados.
O Desafio Agro ocorrerá na sexta-feira (6) e sábado (7) e tem como público-alvo empreendedores, estudantes universitários e interessados em conhecer melhor metodologias de planejamento ágeis para empresas. O objetivo será encontrar soluções tecnológicas para pequenos produtores.
“A Estação Startup foi pensada pelo Sebrae e pelo AgriHub para que o produtor se sinta à vontade para se conectar, fazer negócios, aprender e discutir inovações tecnológicas e mercado. Além disso, haverá troca de experiências e cessão de aprendizados para a área de agro do Sebrae. O importante é que a tecnologia que resolve problemas do setor esteja acessível a todos na forma que qualquer produtor, independentemente do tamanho, queira e consiga usar”, disse o diretor operacional do AgriHub Heygler de Paula.
Nesta quinta-feira (5) Heygler de Paula fará uma palestra das 20h às 20h30 com o tema “O que é uma boa ideia? Identificando oportunidades de mercado” para empreendedores presentes na feira. Na sequência, será feito um estudo de levantamento de perfil e desafios do agronegócio focado em produtores rurais de pequenas propriedades atendidos e convidados pelo Sebrae-MT. A ideia dessa conversa é identificar o perfil de cada cadeia, suas particularidades específicas e entender quem exatamente é o empreendedor.
As pessoas que visitarem a feira também poderão participar no sábado (07/10), das 18h30 às 19h10, de uma palestra diferente, com foco em tecnologias voltadas para o agronegócio. O responsável pelas parcerias AgriHub, Fábio Silva, abordará temas que explicará como as pessoas podem resolver problemas no agro, como este mercado está cada vez mais aberto para parcerias e também chamar a atenção do público para as tecnologias que podem impactar na rotina dos trabalhos desenvolvidos no campo.
“Essa é uma oportunidade de mostrar para os empreendedores a importância de empreender no setor que representa 50% do PIB de Mato Grosso: o agronegócio. Além disso, é uma ocasião excelente para trocar informações, mostrando aos produtores rurais da região as tecnologias desenvolvidas especificamente para o setor produtivo rural”, disse Fábio.
Será um evento diferenciado com palestras curtas de alto impacto e focadas no incentivo a tecnologias para o agro. É mais uma iniciativa integrada do AgriHub com comunidades empreendedoras locais no Estado de Mato Grosso.
PROGRAMAÇÃO:
05/10 – 16h às 19h – Estande Startups – Painel com produtores de pequenas propriedades rurais para levantamento de perfis. (painel fechado só com pequenos produtores para detecção/qualificação de demanda)
05/10 – 20h às 20h30 – Auditório 04 – Palestra: “O que é uma boa ideia? Identificando oportunidades de mercado” – Heygler de Paula, diretor operacional do AgriHub
06 e 07/10 – 16h às 22h – Estande Startups – Desafio Maratona de Agronegócios (02 dias de duração)
07/10 – 18h30 às 19h10 – Palestra “Como a iniciativa AgriHub tem ajudado os empreendedores de Mato Grosso” – Fábio Silva, responsável pelas parcerias AgriHub
Fonte: Ascom Famato