A 3ª edição da Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM) será realizada entre os dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias em Rondonópolis. Neste ano, a participação do AgriHub na feira será marcada pela divulgação dos resultados do projeto Sementes da Inovação: Edição Soja 2024.
Os dados e levantamentos colhidos ao longo das três etapas do projeto (Diagnosticar e priorizar os desafios levantados; Mapear, avaliar e selecionar startups; Apresentação dos resultados) serão apresentados na feira, no estande do AgriHub. O material apresenta informações que identificam as tendências e oportunidades futuras para a difusão da inovação na cadeia de sementes de Mato Grosso.
O projeto, liderado por Laís Oliveira, Gerente de Inteligência e Novos Negócios, deu origem à chamada aberta que teve o objetivo de mapear e priorizar os principais desafios apontados pelas sementeiras em Mato Grosso. A meta é conectar startups que solucionem os desafios apontados nas pesquisas.
A feira é considerada a maior na cadeia produtiva de sementes do país. Durante o evento, serão realizadas palestras com especialistas, informações sobre as inovações do setor e oportunidades de conectar o público com o segmento. Produtores rurais, sindicatos, empresas e especialistas são esperados para os dois dias de evento.
“Com resultados em mãos, as agtechs selecionadas para serem parceiras nas soluções dos desafios encontrados pela equipe do AgriHub foram a Implanta, Seed4Seed e Sydy. A ideia final, após a conclusão da atuação da equipe de inteligência, é fornecer apoio ao produtor rural e incentivar a produção no campo sem maiores dores de cabeça”, reforça Laís.
O município em que o evento será realizado é referência na produção, comercialização e melhoramento de sementes. O tradicional reduto das sementeiras, como Rondonópolis é conhecida, é palco ideal para debater sobre desafios frente ao crescente desenvolvimento da área para o cenário regional e brasileiro.
A programação conta com exposições e estandes falando sobre segurança genética, perspectiva de mercado quanto ao crédito de carbono, qualidade das sementes desenvolvidas e o foco dado para a soja e o milho no cenário nacional e internacional. Além disso, o parlamento brasileiro mostrará como tem interagido com o mercado das sementes na esfera legislativa. O evento oferecerá almoço e coffee break para os participantes, além de momentos de visitas a outros expositores presentes no espaço.
Para compor o time de especialistas da terceira edição da FEBRASEM, a organização do evento convidou parceiros e colaboradores para bater um papo sobre a temática. Na oportunidade, o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, irá ministrar a palestra: “Atualização de Mercado de Mato Grosso”. O instituto compõe o Sistema Famato ao lado do Senar-MT, Sindicatos Rurais e AgriHub.
Vantagens de fazer parte do ecossistema do AgriHub
Uma das entidades do Sistema Famato, o AgriHub é a ponte entre a dor sentida no campo pelo produtor mato-grossense e a solução oferecida pelas startups residentes e empresas parceiras do Hub. O AgriHub é Casa da Inovação do Produtor Rural de Mato Grosso e está sempre aberto a novas parcerias, sendo um espaço destinado à inovação e comprometido com o presente e futuro dos produtores rurais.
Siga nossas redes sociais no Instagram, LinkedIn, Facebook e Youtube ou entre em contato pelo WhatsApp.
Por: Guilherme Sampaio, estagiário de comunicação no AgriHub