Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 99678-0323

O AgriHub, em parceria com o Senar-MT, está promovendo um projeto exclusivo para o agronegócio em Mato Grosso com o programa AgriHub Conecta. Este programa inédito visa diagnosticar  e priorizar os principais desafios enfrentados pelos produtores rurais, os conectando a empresas de base tecnológica (startups) que possuam soluções inovadoras por meio  de dias de campo. O projeto vem sendo liderado pela Jessica Gimenes, Gerente de Inovação e Agronegócio do AgriHub.

Fase 1 – Levantamento e priorização dos desafios: Entendendo os problemas dos produtores rurais

No final de 2023, a equipe do AgriHub realizou uma extensa jornada por oito municípios de Mato Grosso, mergulhando profundamente na realidade do agronegócio local. 

Durante essa jornada, o time de inovação e agronegócio  do AgriHub estabeleceu conexões valiosas com os Sindicatos Rurais de cada município selecionado, promovendo um painel de interação direto com os produtores rurais. 

Essa abordagem única permitiu uma compreensão geral dos  desafios enfrentados em cada município, construindo uma base sólida para as etapas subsequentes do programa AgriHub Conecta.

A partir das informações coletadas durante esta fase, a equipe AgriHub identificou os desafios enfrentados pelos produtores rurais de Mato Grosso. Mais de 180 problemas únicos foram relatados por 75 produtores rurais, abrangendo desde questões fundamentais de infraestrutura até  a gestão das propriedades rurais. Utilizando metodologia de Matriz GU, foi estabelecido junto aos produtores rurais a gravidade e urgência desses desafios priorizados e posteriormente categorizados.

As categorias dos desafios identificados e selecionados durante o levantamento realizado pelo AgriHub são: Acesso à Informação ou Oportunidades, Pessoas ou Comportamentos, Estrutura da Fazenda (Produtos ou Serviços) e Profissionalização da Gestão. Assim, os principais desafios levantados e priorizados foram:

  1. Crédito rural: questões relacionadas à obtenção e acesso ao crédito para financiamento das atividades agrícolas, incluindo altas taxas de juros, burocracia e a baixa disponibilidade de recursos.
  2. Armazenamento e classificação de grãos: desafios relacionados à infraestrutura e tecnologias para armazenamento adequado de grãos, bem como métodos eficientes de classificação e manuseio pós-colheita.
  3. Gestão da propriedade rural (Pecuária): questões ligadas à gestão operacional, financeira e estratégica das propriedades rurais, especialmente aquelas voltadas para a produção pecuária, abrangendo temas como manejo, alimentação animal e controle sanitário.
  4. Mão de obra: desafios relacionados à disponibilidade, qualificação e retenção de mão de obra qualificada no campo, incluindo questões trabalhistas, sazonalidade e êxodo rural.
  5. Comercialização de animais (Pecuária): questões envolvendo a comercialização de animais de produção abrangendo aspectos como logística, mercado consumidor, qualidade e preço justo.
  6. Previsão climática: desafios relacionados à previsão e adaptação às condições climáticas, incluindo monitoramento meteorológico, prevenção de desastres naturais e planejamento de cultivos sazonais.
  7. Conectividade: questões relacionadas à infraestrutura de telecomunicações e acesso à internet no meio rural, visando melhorar a comunicação, o acesso à informação e a utilização de tecnologias digitais no campo.
  8. Energia: desafios ligados ao fornecimento e qualidade de energia elétrica no meio rural, incluindo aspectos como acesso, estabilidade do fornecimento, custos e sustentabilidade energética, além do uso de fontes alternativas, como a energia solar.

Fase 2 – Mapeamento e avaliação das startups: Soluções inovadoras para os desafios do campo

Em fevereiro de 2024, o AgriHub lançou uma chamada aberta para selecionar startups que ofereçam soluções para os desafios prioritários identificados durante os levantamentos.

Com mais de 153 inscrições recebidas, o processo de seleção visou encontrar as as melhores empresas de base tecnológica (startups) para os problemas enfrentados pelos produtores rurais de Mato Grosso. Durante o processo de avaliação, as startups foram analisadas, não apenas por sua inovação tecnológica, mas também por sua escalabilidade, time, adaptabilidade ao agro, correspondência com os desafios e maturidade.

Fase 3 – Dias de Campo “AgriHub Conecta”

Das inscrições recebidas, 15 startups terão a oportunidade exclusiva de participar dos dias de campo “AgriHub Conecta” nas cidades de Campo Verde, Alta Floresta, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Jaciara, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis e Canarana. Os eventos presenciais tem como objetivo levar diretamente para produtores rurais as novas tecnologias existentes no ecossistema de inovação do agronegócio brasileiro.

“Entre junho e julho, os produtores rurais terão a oportunidade de assistir a apresentação das startups selecionadas nos Sindicatos Rurais dos seus municípios e se conectar com essas novas tecnologias para potencialmente estabelecer  parcerias e negócios que possam resolver seus problemas”, disse Jéssica Gimenes.

Essa interação direta no campo permitirá uma conexão mais profunda entre as empresas e os produtores rurais, alavancando a adoção de novas tecnologias inovadoras no agronegócio mato-grossense.

Fase 4 – Difusão de Conhecimento: Impacto e os próximos passos do AgriHub Conecta

Para os próximos passos, o AgriHub Conecta lançará um relatório completo em agosto de 2024, que documentará todas as etapas do programa, desde o levantamento inicial dos desafios à conexão entre os produtores rurais e as empresas de base tecnológica (startups). 

Como a Central de Informação e Acesso a Tecnologia do produtor rural de Mato Grosso, o relatório publicado pelo Agrihub, será uma fonte de conhecimento e insights para o setor agropecuário de Mato Grosso, oferecendo orientações para o desenvolvimento de futuras iniciativas de inovação para o setor e destacando as principais oportunidades identificadas durante o programa.

Texto produzido pela CHA Social, Agência de marketing no Agronegócio e Jéssica Gimenes, Gerente de Inovação e Agronegócio do AgriHub.


Siga o AgriHub no Instagram e o Linkedin para ficar por dentro das próximas datas e temas e faça parte da Comunidade no WhatsApp para receber notícias e oportunidades em primeira mão!